Encontramos M.A.R.I.O [Conjugação do verbo INCENDIAR]
Particularidades do grupo verbal M.A.R.I.O.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Depois de muito vagar, eis que encontrei M.A.R.I.O. Do grupo verbal (Mediar, Ansiar, Remediar, Incendiar e Odiar), apenas Incendiar estava meio abatido, aborrecido por ter sido tratado da maneira como foi pela editoria do Lancenet.
- Não que não possa ocorrer um equívoco na conjugação de algum verbo. Isso acontece. Acontece, sobretudo, quando o verbo é irregular, como eu e os meus amigos (Mediar, Ansiar, Remediar, Incendiar e Odiar), por exemplo. - Disse o verbo Incendiar ao editor-geral do Terra Brasilis Educacional.
Perguntei-lhe o que significava verbo irregular e ele, ainda meio borocoxô, descreveu:
- Verbo irregular é aquele que não segue o paradigma, o modelo de conjugação do grande grupo de verbos regulares. É como se tívessemos uma alteração em nosso DNA, entendeu?
Eu fiz que sim com a cabeça, mas pedi-lhe que explicasse melhor a situação do grupo do qual ele fazia parte para que outras pessoas pudessem também entender. Ele assentiu e pôs-se a discorrer sobre a sua situação e a de seus companheiros no universo dos verbos em português:
- Todos os verbos terminados em -IAR (como Anunciar, Copiar, Denunciar, Renunciar etc.) são regulares e se conjugam sem alteração: eu anuncio, copio, denuncio, renuncio; tu anuncias, copias, denuncias, renuncias; ele(a) anuncia, copia, denuncia, renuncia; eles(as) anunciam, copiam, denunciam, renunciam. Já nós, do grupo M.A.R.I.O, sofremos alteração, pois recebemos um "-e-": eu medeio, anseio, remedeio, incendeio, odeio; tu medeias, anseias, remedeias, incendeias, odeias; ele(a) medeia, anseia, remedeia, incendeia, odeia; eles(as) medeiam, anseiam, remedeiam, incendeiam, odeiam. - Finalizou o verbo Incendiar já um pouquinho mais alegre, eufórico.
Por Diógenes Afonso
Graduado em Letras
Especialista em Linguagens da OjE [Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação]
Publicado por: Diógenes Afonso de Oliveira
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.