Whatsapp

Encontramos M.A.R.I.O [Conjugação do verbo INCENDIAR]

Português

Particularidades do grupo verbal M.A.R.I.O.

Depois de muito vagar, eis que encontrei M.A.R.I.O. Do grupo verbal (Mediar, Ansiar, Remediar, Incendiar e Odiar), apenas Incendiar estava meio abatido, aborrecido por ter sido tratado da maneira como foi pela editoria do Lancenet. 

- Não que não possa ocorrer um equívoco na conjugação de algum verbo. Isso acontece. Acontece, sobretudo, quando o verbo é irregular, como eu e os meus amigos (Mediar, Ansiar, Remediar, Incendiar e Odiar), por exemplo. - Disse o verbo Incendiar ao editor-geral do Terra Brasilis Educacional

Perguntei-lhe o que significava verbo irregular e ele, ainda meio borocoxô, descreveu:

- Verbo irregular é aquele que não segue o paradigma, o modelo de conjugação do grande grupo de verbos regulares. É como se tívessemos uma alteração em nosso DNA, entendeu?

Eu fiz que sim com a cabeça, mas pedi-lhe que explicasse melhor a situação do grupo do qual ele fazia parte para que outras pessoas pudessem também entender. Ele assentiu e pôs-se a discorrer sobre a sua situação e a de seus companheiros no universo dos verbos em português:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Todos os verbos terminados em -IAR (como Anunciar, Copiar, Denunciar, Renunciar etc.) são regulares e se conjugam sem alteração: eu anuncio, copio, denuncio, renuncio; tu anuncias, copias, denuncias, renuncias; ele(a) anuncia, copia, denuncia, renuncia; eles(as) anunciam, copiam, denunciam, renunciam. Já nós, do grupo M.A.R.I.O, sofremos alteração, pois recebemos um "-e-": eu medeio, anseio, remedeio, incendeio, odeio; tu medeias, anseias, remedeias, incendeias, odeias; ele(a) medeia, anseia, remedeia, incendeia, odeia; eles(as) medeiam, anseiam, remedeiam, incendeiam, odeiam. - Finalizou o verbo Incendiar já um pouquinho mais alegre, eufórico.

Por Diógenes Afonso

Graduado em Letras

Especialista em Linguagens da OjE [Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação]


Publicado por: Diógenes Afonso de Oliveira

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.