Whatsapp

Divisões da Gramática

Português

Clique e conheça a divisão da gramática normativa.

Quando estudamos gramática normativa, aprendemos que ela tem a seguinte divisão;

1-Fonética: estuda os elementos sonoros constitutivos da palavra.

Na frase AQUELAS GAROTAS SÃO BELAS, podemos tomar a palavra GAROTAS e analisarmos cada um dos fonemas representados pelas letras.

2-Morfologia: estuda as palavras como elementos significativos, agrupando-as em classes e estudando as variações que elas assumem para indicar, por exemplo, número - singular e plural - e gênero - masculino e feminino.

Tomando a palavra GAROTAS da oração citada, vemos o seguinte:tratando-se de seres, nós classificamos como SUBSTANTIVO. Pela sua terminação, -as, verificamos que se trata do gênero feminino e que está no plural.

3-Sintaxe: estuda a palavra quanto à sua função na frase. Trata de rua relação com as outras palavras.
Ainda com o exemplo de GAROTAS, podemos dizer que ela é o sujeito da oração - porque é a ela que o verbo SÃO e o adjetivo BELAS se refere.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4-Semântica: estuda o significado da palavra. Nela, podemos encontrar muita riqueza vocabular e a prova da dinâmica da língua. Quando você diz: O RAPAZ COMPRA UMA JOIA PRA A NOIVA,  está se referindo a joia como se encontra no dicionário.  No entanto, quando percebe que algo está medida certa, por exemplo, pode se  expressar da seguinte forma: FICOU JOIA.

Outro aspecto da semântica marca as diferenças no modo de falar. A rigor, RAPAZ tem como feminino RAPARIGA. Assim é que os portugueses utilizam essa palavra. Entretanto, no Brasil a palavra RAPARIGA traz a significação de mulher de vida fácil.

NOTA: Em análise sintática nos referimos a termos da oração. Perceba que na oração AQUELAS GAROTAS SÃO BELAS, o sujeito é "aquelas garotas", mas o núcleo, onde a informação tem mais força é GAROTAS.


Publicado por: Helenilson Pereira da SIlva

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.