Whatsapp

A língua portuguesa surgiu na Galícia (Espanha)

Português

Breve resumo sobre origem da língua portuguesa.

Em todos os aspectos, fonética, morfologia, léxico e sintaxe, a língua portuguesa é essencialmente o resultado de uma evolução orgânica do latim vulgar trazido por colonos romanos no Século III a.C., com influências menores de outros idiomas e com um marcado substrato céltico.

O Latim é oriundo da região do Lácio, em Roma, e deu origem às chamadas línguas românicas. O latim foi durante mil anos a língua franca, ou seja, a língua usada por pessoas de diferentes regiões e nacionalidades do mundo para se comunicar algo como o inglês é hoje. É considerado o ancestral de uma série de línguas modernas, como o italiano, o francês, o espanhol e até mesmo o português.

Em 218 a. C., os romanos dominam a região da Península Ibérica local que abrange Portugal, Espanha, um pedaço da França e outras áreas. A partir daí, o latim entra em contato com as línguas desses lugares e começa a se modificar.

Séculos mais tarde, a partir de 409 d.C., povos germânicos também chegam na Península e causam novas modificações no idioma. Isso demora, mais ou menos, 300 anos até que invadem a região os povos árabes e mais mudanças aparecem.

Com a expulsão dos árabes, o galego-português, falado no Condado da Galiza, fica consolidado como a língua falada no Condado Portucalense, território onde se iniciou Portugal.

Galícia, Comunidade autônoma da Espanha; situada no noroeste do país; tendo como cidade mais importante e capital Santiago de Compostela. A Galícia também é conhecida como Galízia. Situada no noroeste da Península Ibérica, ocupa uma parte do território histórico da antiga Galécia e do Reino da Galiza (409–1833).

A língua portuguesa é originária do latim vulgar. O português é resultado da transformação do latim vulgar (uma das variantes da língua romana) e do galego (falado na província da Galícia - hoje em território espanhol). Sua origem está altamente conectada a outra língua (o galego).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a expansão marítima portuguesa, o português é levado a todas as colônias portuguesas, chegando, assim, ao Brasil em 1500. Os jesuítas foram os responsáveis por difundir a língua portuguesa no Brasil, mas em 1759 eles foram expulsos e o português se tornou a língua oficial do Brasil.

Fases do português: Português arcaico: do século XIII ao final do século XIV. Neste período está incluída a realidade galego-portuguesa. Português arcaico médio: da 1.ª metade do século XV à 1.ª metade do século XVI. Português moderno: da 2.ª metade do século XVI ao final do século XVII. Português contemporâneo: do início do século XVIII aos dias atuais.

O português é, atualmente, a língua oficial de nove países: Brasil; Portugal; Angola; Moçambique; Cabo Verde; Timor-Leste; Guiné-Bissau; Guiné Equatorial; São Tomé e Príncipe.

Estes países formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que visa à promoção e difusão da língua, bem como à cooperação entre os países falantes de português.

A língua portuguesa somam mais de 260 milhões de pessoas em nove países que têm o idioma como oficial. Trata-se do quinto mais usado no mundo, o terceiro no Ocidente e o primeiro no Hemisfério Sul.

Referências bibliográficas

BUENO, Joaquim Silveira. Dicionário da língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2000.

CÂMARA JR., Joaquim Matoso. História e estrutura da língua portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Padrão, 1979.

ILARI, Rodolfo. Linguística românica. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1997.

TERSARIOL, Alpheu. Biblioteca da língua portuguesa. 7ª ed. São Paulo: Lisa, 1968.


Publicado por: Benigno Núñez Novo

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola