Whatsapp

Explorando à luz das ideias de Nietzsche: As consequências da abordagem governamental de Bolsonaro

Análise crítica sobre a postura do governo Bolsonaro em relação à religião, ciência, educação e políticas sociais à luz dos conceitos presentes na obra de Friedrich Nietzsche.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Resumo: 

Este texto apresenta uma análise crítica sobre a postura do governo Bolsonaro em relação à religião, ciência, educação e políticas sociais à luz dos conceitos presentes na obra de Friedrich Nietzsche. São apontadas as graves consequências dessas ações para a sociedade brasileira, evidenciando a urgência de se repensar essas posturas.

Palavras-chave: Nietzsche, governo Bolsonaro, religião, ciência, educação, políticas sociais, crítica, liberdade individual, LGBTQIA+, movimentos negros, fundamentalismo, cristianismo conservador, anti-intelectualismo, anti-ciência, pandemia.

Summary:

This text presents a critical analysis of the Bolsonaro government's position in relation to religion, science, education and social policies in the light of concepts present in the work of Friedrich Nietzsche. They are pointed out as serious consequences of these actions for Brazilian society, highlighting the urgency of compensating for these postures.

Keywords: Nietzsche, Bolsonaro government, religion, science, education, social policies, criticism, individual freedom, LGBTQIA+, black movements, fundamentalism, conservative Christianity, anti-intellectualism, anti-science, pandemic.

1.Introdução:

Friedrich Nietzsche é um filósofo que apresenta uma visão crítica sobre a moralidade, religião e política, apontando para a importância da ciência e da educação no desenvolvimento da sociedade. Infelizmente, a visão de Nietzsche sobre essas questões parece ter se tornado ainda mais relevante nos dias atuais, especialmente no Brasil sob o governo de Jair Bolsonaro. O governo Bolsonaro tem promovido uma retórica que se baseia em ideias religiosas, que têm sido usadas para inflamar a população contra a luta racial e LGBTQIA+, além de negligenciar a ciência e sucatear a educação no país.

2. Desenvolvimento:

A postura do governo Bolsonaro em relação à religião, ciência, educação e políticas sociais é um tema que tem sido amplamente discutido no Brasil e no mundo. Neste texto, farei uma análise crítica dessas posturas à luz dos conceitos presentes na obra de Friedrich Nietzsche.

Nietzsche acreditava que a moralidade tradicional era uma forma de controle imposto pela sociedade sobre o indivíduo, impedindo-o de alcançar sua verdadeira natureza. Ele defendia a liberdade individual como essencial para o desenvolvimento da sociedade e acreditava que a moralidade deveria ser definida por cada indivíduo e não imposta por uma cultura ou tradição.

No entanto, o governo Bolsonaro parece estar em desacordo com essa visão, promovendo uma retórica que se baseia em ideias religiosas e que tem sido usada para dividir a população. Bolsonaro e seus apoiadores têm atacado os movimentos LGBTQIA+ e negros, alegando que suas lutas são uma ameaça à família e aos valores cristãos. Essa retórica tem sido usada para justificar ações antidemocráticas e autoritárias, que têm sido condenadas tanto no Brasil quanto no exterior.

A visão de Nietzsche sobre a religião é crítica, uma vez que ele a via como uma forma de controle sobre os indivíduos, impondo dogmas e crenças que limitam a liberdade individual e criativa. Bolsonaro e seus apoiadores parecem estar em linha com essa visão, promovendo uma visão fundamentalista e conservadora do cristianismo, que é usada para justificar políticas públicas que prejudicam minorias e grupos marginalizados.

A ciência e a educação são essenciais para o desenvolvimento da sociedade, segundo Nietzsche. Ele acreditava que a busca pelo conhecimento era uma das mais nobres atividades humanas. No entanto, o governo Bolsonaro tem atacado as instituições de ensino e pesquisa, cortando verbas e promovendo uma retórica anti-intelectual e anticientífica.

As consequências dessas posturas do governo Bolsonaro são graves para a sociedade brasileira. O desmonte da educação e da ciência pode resultar em uma geração de jovens com pouco interesse e compreensão dessas áreas, tornando o Brasil menos competitivo no mercado global. Além disso, a falta de políticas públicas efetivas para a promoção da igualdade de oportunidades na educação pode agravar a exclusão social no país.

A retórica do governo Bolsonaro em relação à religião, ciência, educação e políticas sociais é preocupante, uma vez que ela pode ter graves consequências para a sociedade brasileira. A visão de Nietzsche sobre essas questões é uma forma de crítica e reflexão sobre esses temas, que pode nos ajudar a repensar essas posturas e buscar soluções mais justas e democráticas para o país.

Todavia, a postura do governo Bolsonaro em relação à ciência e à educação vai além da falta de investimento e valorização dessas áreas. O governo também promove uma retórica anti-intelectual e anticientífica, que ataca a credibilidade das instituições científicas e desacredita informações e dados científicos em favor de ideologias políticas e religiosas. Isso tem se refletido em questões como o combate à pandemia de COVID-19, em que o governo desdenhou as medidas preventivas e a eficácia das vacinas, promovendo medicamentos sem comprovação científica e contribuindo para a propagação do vírus no país. A atitude negacionista do governo Bolsonaro tem consequências desastrosas para a sociedade brasileira, incluindo o aumento do número de mortes causadas pela pandemia e o impacto negativo na economia do país. Além disso, essa postura pode ter um legado terrível, prejudicando a credibilidade das instituições científicas e educacionais no Brasil, comprometendo o desenvolvimento futuro do país e atraindo menos investimentos e oportunidades internacionais. A obra de Nietzsche pode ser um ponto de partida para essa reflexão crítica e construtiva sobre as posturas do governo e seus efeitos na sociedade brasileira.

Essa postura anticientífica e anti-intelectual também tem impactos graves na construção de políticas públicas efetivas e baseadas em evidências. A falta de compromisso com a ciência e a educação leva a decisões políticas baseadas em opiniões pessoais e ideologias, sem considerar as implicações reais dessas medidas para a sociedade. Isso pode resultar em políticas ineficazes, incoerentes e prejudiciais para a população, como é o caso das políticas sociais e de educação implementadas pelo governo Bolsonaro.

Além disso, a postura do governo Bolsonaro em relação à religião é preocupante e se afasta dos ideais de liberdade individual e criativa defendidos por Nietzsche. O governo tem promovido uma visão fundamentalista e conservadora do cristianismo, que é usada para justificar políticas públicas que prejudicam minorias e grupos marginalizados. Isso contraria a visão de Nietzsche de que a religião é uma forma de controle sobre os indivíduos, impondo dogmas e crenças que limitam a liberdade individual e criativa.

A retórica religiosa promovida pelo governo Bolsonaro também tem sido usada para atacar a luta por direitos e liberdades individuais, como os direitos LGBTQIA+ e a luta contra o racismo. Esses grupos têm sido alvos de ataques e deslegitimação por parte do governo, que os considera uma ameaça à família e aos valores cristãos. Isso contraria a visão de Nietzsche de que a liberdade individual é essencial para o desenvolvimento da sociedade e que a moralidade deve ser definida por cada indivíduo, e não imposta por uma cultura ou tradição.

Portanto, a postura do governo Bolsonaro em relação à religião, ciência, educação e políticas sociais vai contra os ideais defendidos por Nietzsche e tem graves consequências para a sociedade brasileira. É urgente que se repense essas posturas e se adote uma visão mais crítica e responsável em relação ao desenvolvimento e progresso do país.

3.Conclusão:

A análise crítica apresentada neste texto revela as graves consequências da postura do governo Bolsonaro em relação à religião, ciência, educação e políticas sociais. As ideias presentes na obra de Nietzsche destacam a importância da liberdade individual, da busca pelo conhecimento e da construção de uma moralidade não imposta, o que está em contraposição com as atitudes adotadas pelo atual governo. É fundamental que a sociedade brasileira repense essas posturas e busque soluções mais justas e democráticas para o país, valorizando a educação e a ciência como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e a promoção da igualdade de oportunidades. Além disso, é necessário combater a retórica anti-científica e anti-intelectual promovida pelo governo, para que as políticas públicas sejam baseadas em evidências e dados científicos, em vez de ideologias políticas e religiosas.

4.Referências Bibliográficas:

  • NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

  • NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

  • NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

  • BOLSONARO, Jair. Jair Bolsonaro: Mito ou Verdade. São Paulo: MBL, 2018.

  • SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um Humanismo. Petrópolis: Vozes, 2006.

  • DABAT, Christine. "Bolsonaro's Brazil: Understanding the New Right." Dissent Magazine, Fall 2019.

  • FELDMAN, Jaime. "Bolsonaro, the Right and the Extreme Right in Brazil." Bulletin of Latin American Research, vol. 39, no. 1, 2020, pp. 90-104. 

  • "Nietzsche, Politics and Modernity" de Tracy B. Strong, publicado em 2021 pela Cambridge University Press.

  • "Brazil Under Bolsonaro: Sociopolitical Undercurrents, Economic Realities, and Political Prospects" de Vinicius Wu, publicado em 2020 pela Routledge.

  • "Anti-Intellectualism and the "Post-Truth" Era: Challenges and Opportunities for Education" de Lynn E. Peltonen, publicado em 2021 pela Palgrave Macmillan.

Diego Patrício Flores 

FLORES, D. P.

Goiânia: 02 de dezembro de 2022


Publicado por: diego patricio flores

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.