Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

Escolha bem seu gestor público

Um bom gestor público cuida, com zelo, do transporte público, da saúde, da educação, do saneamento básico e da construção de casas populares.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

As eleições municipais se aproximam. Os eleitores vão escolher os novos prefeitos, das mais de 5 mil cidades brasileiras, pelos próximos quatro anos. Votar exige seriedade. É lembrar que a escolha de um prefeito e vereador afeta, mais diretamente, a vida do cidadão comum no dia a dia.

Não devemos votar em que mente e promete muito. O que não falta na política é mentiroso. Ele costuma prometer o seguinte: vai cumprir o mandato até o fim e vai valorizar a saúde e a educação. O mentiroso não é de cumprir suas promessas.  No fim, as coisas pioram, o eleitor é enganado e ainda sobra a conta para pagar.

É preciso cuidado com o candidato profissional. O carreirista é o pior deles. Vive da política, ou melhor, dos cofres públicos. É um eterno concorrente. Devemos ter cuidado com ele. Como reconhecê-lo? Gosta de mandar e se beneficiar das vantagens que o cargo oferece. Eleitor! Pare, pense a respeito!

Cuidado com quem se apresenta como o salvador da pátria. Somente ele tem solução para os problemas de sua cidade. Alguns deles gostam de fazer viagens ao exterior e ver projetos que deram certo em outras cidades. Sem analisar, concretamente, as diferentes realidades, ele quer, mesmo assim, implantar o projeto em sua cidade. Normalmente, são obras e projetos faraônicos que beneficiam mais quem está no poder e seus pares. Ou melhor, não traz benefícios para o povo.

Incomoda muito saber que o candidato não tem visão de longo prazo. Prestes Maia, foi eleito prefeito, de São Paulo, em 1961, aliás, foi um gestor público, notável, preocupado com a cidade e seus desafios. Na sua gestão, fez obras fundamentais para o desenvolvimento e crescimento da cidade. Entre elas: escolas, prontos-socorros, bibliotecas, pontes e melhorias urbanísticas. Melhorou a qualidade do serviço público. Portanto, o bom administrador, está ao lado da população e faz obras onde precisa, por exemplo, na periferia da cidade.

Um bom gestor público cuida, com zelo, do transporte público, da saúde, da educação, do saneamento básico e da construção de casas populares. Tudo é feito com transparência. Além disso, sabe ouvir a população e aceita críticas desfavoráveis. Realiza concurso público, quando necessário. Não usa o cargo para beneficiar a si e familiares. Outra coisa: sabe dialogar com a sociedade e responde às demandas da população.

Enfim, a vida é feita de mudança. Procure não votar nos mesmos de sempre. Se restar alguma dúvida, verifique o plano de governo dele, que, geralmente, está disponível na internet, busque mais informações e use o bom-senso para sua escolha. Uma analogia: o voto é semelhante ao controle remoto de tevê. Desligue, ou mude de canal, se o programa não lhe agrada. Faça o mesmo com candidato ruim, isto é, não vote nele. Por outro lado, bom cidadão é aquele que se interessa pela sua cidade, pelos seus problemas e cumpre com suas obrigações. (Ricardo Santos é prof. de História)


Publicado por: RICARDO SANTOS

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.