Whatsapp

A POLÍTICA DE INTERIOR: UM INTRINCADO JOGO DE INTERESSES EM "PEQUENOPOLYS"

Política de interior: os desafios enfrentados pelos gestores locais, importância da habilidade política na condução eficaz dos interesses municipais.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Resumo:

O presente artigo aborda a complexidade da política de interior, focando no município fictício de "Pequenopolys". A dinâmica política se desenha como um intricado jogo de interesses, onde o Executivo, Legislativo e Judiciário se entrelaçam em disputas constantes. A falta de entendimento entre esses poderes, somada a promessas não cumpridas, alianças instáveis e interferências externas, gera um ambiente desafiador para a gestão municipal. O texto explora os desafios enfrentados pelos gestores locais, destacando a importância da habilidade política na condução eficaz dos interesses municipais.

Introdução:

A política de interior, muitas vezes subestimada, revela-se como um jogo de xadrez complexo, onde cada peça representa um interesse em constante movimento. No cenário fictício de "Pequenopolys", os embates entre o Executivo, Legislativo e Judiciário se intensificam, resultando em desdobramentos que desafiam a estabilidade governamental. Este artigo explora os eventos que permeiam a gestão municipal, analisando como as promessas não cumpridas e as alianças voláteis impactam a condução política local.

Desenvolvimento:

Promessas Descumpridas: A quebra de promessas por parte do Líder do Executivo para com o Legislativo evidencia a fragilidade das relações políticas em "Pequenopolys". Tal comportamento compromete a confiança entre os poderes e mina a capacidade de cooperação para o benefício da comunidade.

Oposição e Ministério Público: A oposição, aliada à Defensoria Pública, adota uma postura assertiva para prejudicar a gestão municipal. Esse embate deliberado torna a administração um terreno instável, dificultando a implementação de políticas eficazes.

Gestão e Habilidade Política: A gestão municipal nos municípios do interior requer habilidade política para lidar com as complexidades. O gestor precisa ser como um hábil jogador de xadrez, antecipando movimentos adversos, alinhando estratégias e evitando que adversários ocupem posições estratégicas na administração, o movimento político, está pautado no tripe do “eu Prometo, eu Cumpro e eu Cobro”, nunca exija de seus cargos de confiança, portarias, secretários e demais órgãos algo que você não faz, o secretário que não entende isso, o coordenador que não entende isso, não deve estar em posição de chefia.  Se prometeu 3, cumpriu o que foi prometido, cobre com parcimônia, prometeu 3, deu 1, você não pode cobrar, pois não houve cumprimento do acordado, mesmo tendo dado 1 e faltando 2, não cobre, pois terá um inimigo em potencial. Nunca entenda que ao prometer 3, entregar 2, tenho o direito de cobrar, por que não foi cumprido o acordo, estando o beneficiado desobrigado a cumprir o acordo, não espere em politica que o beneficiado com um acordo não cumprido sinta-se agradecido, feliz por que tal situação não se aplica a política. Ao contrario se você promete 3, entrega 3,01, cobre veementemente, por você deu além do acordado, isso por si só, obriga o beneficiado a seguir e cumprir o acordado sem questionar, pois o peso do devedor passa a estar sobre seus ombros uma vez que ele recebeu além do que fora acordado.

Riscos da Inabilidade Política: Permitir que adversários se instalem na gestão é um erro que pode levar à desestabilização interna, comparável aos eventos que levaram à queda do Império Romano. A inabilidade política compromete a integridade do governo, abrindo espaço para a desmotivação e insubordinação interna, fazendo com que a discórdia se instale internamente e que informações privilegiadas cheguem as mãos e ouvidos de opositores e oportunistas.

Conveniências Políticas: Decisões políticas baseadas em conveniências momentâneas, que comprometem empregos e cargos de confiança, enfraquecem a moral da gestão. Isso cria um ambiente propício para a oposição recrutar apoiadores, explorando a sensação de desesperança e desconfiança interna.

Desafios na Preservação da Esperança: A perda de esperança entre os envolvidos na gestão abre portas para a oposição, que capitaliza o sentimento de derrota e oferece alternativas atrativas. Nesse contexto, aliados se afastam, criando um vácuo de poder que a oposição está pronta para preencher.

Dinâmica do Poder: A máxima de que "o poder não deixa vácuo" é evidente na dinâmica política de "Pequenopolys". Aqueles que compreendem a natureza do poder estão prontos para ocupar espaços vazios, consolidando seu domínio e influência.

Círculo Vicioso: A falta de estabilidade política gera um círculo vicioso, onde a desconfiança, desmotivação e insatisfação interna alimentam a oposição. Este ciclo negativo dificulta a implementação de políticas consistentes e prejudica o desenvolvimento do município.

Alianças Voláteis: A instabilidade política também é exacerbada por alianças voláteis, onde interesses pessoais frequentemente superam o compromisso com o bem comum. Essas alianças efêmeras contribuem para um ambiente político imprevisível e caótico.

Necessidade de Reformulação: O panorama político em "Pequenopolys" sugere a urgência de uma reformulação na abordagem governamental. A busca por soluções estáveis requer uma liderança comprometida, capaz de superar disputas partidárias e focar no interesse coletivo.

Conclusão:

Em suma, a política de interior em "Pequenopolys" representa um desafio constante, onde a falta de entendimento entre os poderes e as escolhas políticas questionáveis ameaçam a estabilidade governamental. A habilidade política torna-se essencial para navegar nesse terreno minado, evitando a desintegração interna que pode abrir caminho para a oposição. A busca por uma abordagem mais estável e comprometida com o bem comum emerge como imperativa para o desenvolvimento sustentável do município fictício.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALBUQUERQUE JR, de. A invenção do Nordeste e outras artes. Rio de Janeiro: Ed. Cortez, 2009.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História (3ª edição). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

CORTEZ, Antonia Otonite de Oliveira. A construção da “cidade da cultura”: Crato (1889- 1960). Rio de Janeiro, 2000. UFRJ. Dissertação de Mestrado.

DIAS, Carlos Rafael. Da flor da terra aos guerreiros cariris: representações e identidades do Cariri Cearense (1885-1980). Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em História- UFCG), Campina Grande, 2014.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. O fato e a fábula: o Ceará na escrita da História. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012.

SEMEÃO, Jane; GOMES, Assis Daniel. . Folclore: patrimônio e memória identitária caririense (1953-1980). In: XIII Encontro Estadual de História do Ceará. Sobral/CE. Anais do XIII Encontro Estadual de História do Ceará, 2012. v. 1. p. 1-12.

VIANA, José Ítalo Bezerra. O Instituto Cultural do Cariri e o centenário do Crato: memória, escrita da história e representações da cidade. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em História – UFC), Fortaleza/CE, 2011.


Publicado por: João Paulo dos Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.