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Os conceitos de Piaget e o Papel do Professor

Clique e confira os conceitos de Piaget e o Papel do Professor na escola.

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Jean Piaget nasceu em Neuchâtel no dia 9 de Agosto de 1896 e faleceu em Genebra, em 16 de Setembro de 1980. Estudou Biologia, na Suíça, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e ficou conhecido principalmente por organizar o desenvolvimento cognitivo em uma série de estágios.

Piaget pesquisou o que acabou sendo uma das grandes descobertas do século XX, a de que a criança tem uma forma própria de desenvolver o conhecimento (sujeito epistêmico ou cognoscente), que vai se desenvolvendo não apenas com a maturação neurológica, mas também com a ação direta da criança sobre o mundo a sua volta.

Uma das principais consequências deste conhecimento é um questionamento da escola tradicional, voltada para a transmissão de conhecimentos e pelo papel passivo do aluno como receptor de conteúdos. Essa crítica foi sistematizada pela corrente pedagógica conhecida como Construtivismo, que é uma concepção teórica que parte do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. A ideia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio. Ao contrário, responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada. Ou seja, esta concepção propõe novas formas de organizar a escola a partir dos conhecimentos desenvolvidos por Piaget sobre a criança.

Uma das principais consequências deste conhecimento é um questionamento da escola tradicional, voltada para a transmissão de conhecimentos e pelo papel passivo do aluno como receptor de conteúdos. Entretanto, observamos que no Construtivismo o aluno é ativo e o professor é um orientador, um mediador. A função do professor deve ser a de criar situações favorecedoras de aprendizagem, a construção do conhecimento pelos alunos é fruto de sua ação, o que faz com que eles se tornem cada vez mais autônomos intelectualmente.

Partindo desse conhecimento e das implicações da teoria de Piaget para o trabalho na escola citarei três ações pedagógicas que devem ser levadas em consideração no trabalho com as crianças. Entre uma série de atitudes de um educador construtivista busca em relação ao trabalho com crianças, destacarei: trabalhar com as relações afetivas e emocionais; possibilitar a participação de todas as crianças nas diferentes atividades, mesmo que os níveis de competência, conhecimento e interesses forem diferenciados (no construtivismo a busca pelas questões levantadas pelos alunos é altamente valorizada) encorajam os estudantes a dialogar com o professor e entre si.


* Maria Madalena Cardoso Macedo Gomes - Graduada em Jornalismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso, especialista em Gestão Pública Municipal pela UAB/UNEMAT. E graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso.


Publicado por: Maria Madalena Cardoso Macedo Gomes

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