Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

Atividade Livre e Atividade Dirigida

Clique e descubra quais são os conceitos de atividade livre e atividade dirigida e confira exemplos.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Uma atividade livre em sala de aula é algo que proporcione diversão para as crianças e que não tenha intervenção de ideias e nem de regras pelo professor, é o brincar livre de acordo com o que cada um quiser, onde professor obsersa as atividades feita pelas crianças e a partir disso desenvolve uma atividade dirigida. 

Uma atividade dirigida é uma atividade com regras, supervisionada e guiada pelo professor, onde depois de especular os alunos brincarem em suas brincadeiras livres, o professor  prepara uma atividade que proporcione aprendizagem para seus alunos.

Atividade Livre
Com Sucata 
Para crianças de 7 anos

Materiais:
Garrafa Pet;
Caixa de ovo;
Bolas  e pratos de isopor;
Caixa de fósforo (sem fósforo);
Sacola plástica;
Caixas de sapato;
Rolos de papel;
Latas de molho de tomate com tampinhas;
Potinhos de requeijão (com tampinhas).

Desenvolvimento da Atividade:
Levar os alunos até uma sala vazia somente com os materiais citados.
Deixá-los livres para brincarem do que quiserem, sem necessariamente ser com os materiais.
Durante suas brincadeiras não interver em nenhuma situação a menos que fuja do normal.
Observar do que, de que forma e com o que estão brincando.

Durante a Atividade:
Perceber se os alunos mexeram ou não nos materiais 
Perceber se inventaram novas formas para os objetos 
Ex: As latas de molho de tomate, potinhos de requeijão e tampinhas na imaginação infantil pode virar copinhos, pratinhos, suporte para colocar algo ( dentro ou fora);  Os rolos de papel podem virar lunetas;  As caixa de fósforo pode virar celular, ou gaveta para casinha de boneca imaginária, etc..
Perceber se nas brincadeiras que os alunos fazem eles misturam os materiais.

Aprendizagem de Acordo com a atividade:
Durante a atividade livre, ocorre a interação das crianças ao dividirem vários materiais diferentes, ou também durante as brincadeiras que elas fazem sozinhas sem uso de material.
A criança desenvolve a sua criatividade dando outro tipo de uso para materiais que nem sempre são usados em sala de aula.
Durante a brincadeira desenvolve a coordenação motora  e mental. Motora pelo seu esforço físico ao desenvolver as brincadeiras, e mental ao ser estimulada a brincar do que quiser, assim pensado em brincadeiras e o que pode ou não usar para isso.

ATIVIDADE DIRIGIDA

Reaproveitamento de sucata

Atividade para crianças com 7 anos.

Materiais:

Garrafa Pet; 
Caixa de ovo;
Bolas  e pratos de isopor;
Caixa de fósforo (sem fósforo);
Sacola plástica;
Caixas de sapato;
Rolos de papel;
Latas de molho de tomate (com tampinhas);
Potinhos de requeijão (com tampinhas).

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
Propor para as crianças que inventem alguma utilidade para os Objetos.
Depois de “úteis” cada um irá explicar o que o seu objeto virou (sem alterar em nada a estrutura do objeto, somente na imaginação).
Explicar que os objetos, parecem ser  descartáveis, porém podem virar outras coisas e não só na imaginação .
Explicar que esse processo se chama reutilização, e explicar o quanto a reutilização pode ser boa para a gente.
Propor aos alunos, que façam juntos com a professora novos objetos.
Ensinar a encapar caixas, a fazer pintura em potes, latas, papelão, ensinar  como se deve cortar e colar certos materiais 
Estimula-los a gostarem da atividade fazendo coisas do uso deles, como por exemplo:

- Corda para pular feita de sacola plástica;
-  Gavetinhas para roupa de boneca com caixa de fósforo decorada;
-  Microfone com bolas de isopor e palitos de sorvete;
-  Caixa personalizada  para guardas seus objetos escolares ou brinquedos;

APRENDIZAGEM DE ACORDO COM A ATIVIDADE:
Durante a atividade, a criança desenvolve coordenação motora e habilidade para mexer com vários tipos de materiais, texturas, etc...
Desenvolve a criatividade, ao imaginar no que pode virar um certo objeto.
Aprende a diferenciar o que é lixo, e o que pode ser reutilizado.
Adquiri um conhecimento, básico porém útil do que é reciclagem e para que serve.
Tudo isso  além de promover  interação entre os alunos e diversão enquanto se aprende.


Publicado por: Lidiane Luna

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.