Teorema do número primo: a relação de e^x com os números primos
Breve apresentação do teorema do número primo e a relação de e^x com os números primos.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Teorema do número primo
Este estudo busca mostrar a relação aparentemente implícita de ex para a distribuição dos números primos. Foi formulada pelo autor Nickson Grimes durante uma análise da fórmula proposta por Carl Friedrich Gauss a respeito da distribuição dos números primos.
Teorema do número primo
O teorema do número primo \(\frac {n} {ln(n)} = p\) mostra a relação da distribuição de primos através da natureza do logaritmo natural que é capaz de prever a quantidade de números primos dado uma quantidade de números que se insere na equação. Conforme a quantia aumente, mais precisa se torna a aproximação.
Partindo do teorema:
Se \(\frac {n} {ln(n)} = p\) , onde N é uma quantidade de números de interesse, e P é a quantidade de números primos existentes até esse valor, onde \(\frac {p} {n} = \%\) ou densidade de números primos, então podemos fazer o seguinte:
Vamos usar uma densidade de 1%, logo:
Substituindo em \(\frac {n} {ln(n)} = p\), logo:
Note que essa é apenas a quantidade de números para uma densidade 1%. Se fizermos \(p = n \times \%\), teremos a quantidade de primos:
Isso pode ser provado pelo próprio teorema do número primo:
E note que:
Bibliografia
Khan academy (canal) YouTube: https://youtu.be/AQTIa02NNZ0?si=tQ0rGDa1tHnlCGye
Toda a matemática (canal) YouTube: https://youtu.be/wIbufxcWpPI?si=iy-Swhi9aMC7bfqr
Toda a matemática (canal) YouTube: https://youtu.be/calR7_x-BGE?si=bzzwdSpK3qBxrTYk
Publicado por: Nickson Grimes
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.