Whatsapp

Projeto Preservar e Reciclar Calculando

Matemática

Clique aqui e conheça o projeto Preservar e Reciclar Calculando.

O projeto Preservar e Reciclar Calculando, é mais uma vertente do projeto “aprender matemática na feira livre”, tendo como ponto de partida a mesma metodologia empregada no projeto anteriormente citado. Esse novo projeto pode ser trabalhado interdisciplinarmente com os professores de matemática e ciência, onde os alunos além de terem contato direto na prática, com os conteúdos das duas disciplinas, podem exercer também atributos comerciais e de entendimento dos conteúdos trabalhados pelos professores.

O que seria necessário para começar o projeto? Em primeiro lugar é necessário que a turma envolvida no projeto consiga um terreno ou área equivalente, para depositar os produtos recicláveis que serão adquiridos, os professores de ciência envolvidos no projeto deverão elaborar conteúdos visando à conscientização da reciclagem, que tipos de produtos podem ser reciclados, e o que é reciclagem? Quais os benefícios proporcionados pela comunidade consciente que participa da reciclagem? Dentre outros, visando à conscientização de todos. Divulgar na comunidade o projeto juntamente com os alunos, através de painéis explicativos e de cartilhas produzidas pelos próprios alunos por exemplo. Os professores de matemática envolvidos deverão trabalhar a prática dos cálculos necessários para se comercializar a compra e venda de produtos recicláveis, utilizando para isso equipamentos tecnológicos a disposição como: calculadoras, celulares ou tablets. Os cálculos a serem trabalhados com os alunos, deverão ser relacionados com as transformações de medidas de massa como de Kg (quilograma) para g(grama) e vice-versa. Habilitando-os assim a fazerem os cálculos necessários na compra e venda dos produtos recicláveis que irão comercializar. Será também necessária a aquisição de uma balança, para que os professores possam orientar os alunos na forma como eles devem proceder na aquisição e venda. O material reciclável a ser comercializado deve ser anteriormente escolhido pelos professores, buscando a melhor e mais prática possível forma de comercio. Antes é necessário que seja feita uma pesquisa na região, no sentido de identificar onde e quais produtos recicláveis são comercializados, procurando dessa forma facilitar a comercialização dos produtos adquiridos. Os recursos adquiridos com a compra e vendas desse projeto deverão ser divididos em partes proporcionais ao empenho de cada aluno, sendo necessária para isso a construção de uma tabela, onde serão classificados esses valores de acordo com a produção de cada aluno.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A forma de investimento dos recursos adquiridos também poderá ser na própria escola, na compra de sementes ou de produtos equivalentes, para montar uma horta ou algo de igual semelhança. Esse é, portanto um projeto que envolve várias situações, dentre elas podemos destacar a interdisciplinaridade, a utilização de novas tecnologias, o trabalho em equipe e a inserção do jovem na consciência comercial e de preservação do meio ambiente. Como os cálculos serão trabalhados com calculadoras ou equivalentes, nada impede que mesmo que os professores de matemática não tenha explicitado determinado assunto, que os alunos não possam participar, já que os procedimentos necessários serão mostrados pelo professor aos alunos participantes, de forma fácil e simples.


Publicado por: JORGE LUCENA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.