Whatsapp

Pra Que Serve Isso?

Matemática

Como o professor deve agir quando houver alguma indagação em sala de aula? Clique e veja!

No dia a dia dos professores em sala de aula, principalmente das disciplinas exatas, esse tipo de questionamento costuma a aparecer por parte de alguns alunos. O que exige de forma atualizada do professor, uma resposta coerente com a realidade do aluno, esse tipo de resposta deve ser apresentado após uma avaliação rápida da intenção do aluno que a fez. Quando falo avaliar a intenção do aluno, estou me referindo a que propósito foi feita esta indagação, ou seja, apenas para desnortear o sentido principal da aula, ou se realmente por interesse.

Caso seja pelo primeiro propósito anteriormente citado, indicamos que o professor automaticamente cite dois ou três eventos que contenham números, e consequentemente matemática no nosso dia a dia, ou seja, que podemos encontrar matemática, por exemplo, nas feiras livres; no orçamento de casa; nas passagens de ônibus. E lançar um desafio para esse aluno ou qualquer outro em sala, a mostrar que tipos de assuntos matemáticos podem associar alguns desses eventos, já que o mesmo possui alguma forma de mensuração ou contagem, e sendo assim com certeza deve-se aplicar algum conteúdo matemático, mesmo que esse assunto ainda não tenha sido estudado. Após a exposição desse desafio, mostrar a aplicação de pelo menos um conteúdo já estudado em alguma prática diária.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já para o aluno relacionado com o segundo propósito, devemos explanar situações diárias vivenciadas pelo aluno, que contenha algum assunto matemático já estudado em sala de aula, ou que seja de conhecimento do mesmo, mesmo que já tenha sido estudado em série anterior.

A nossa indicação principal é que após o surgimento dessa indagação, procurar orientar os alunos, no sentido de que a matemática não foi inventada, e sim descoberta pelos estudiosos por vários séculos, inclusive continua sendo descoberta até os dias de hoje. A matemática sempre esteve presente na natureza, e que o nosso papel é descobri-la, através dos teoremas e técnicas abordadas pelos especialistas, para utiliza-la em benefício da humanidade, melhorando e facilitando a vida de todos.

Esse texto foi elaborado no sentido de mostrar aos colegas iniciantes, no mundo da educação, que a experiência e a vivencia em sala de aula, além de nos dotar de um vasto conhecimento de mundo, aplicado aos conteúdos que lecionamos também nos é muito útil, na procura de respostas para melhor  esclarecer os conteúdos estudados.


Publicado por: JORGE LUCENA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.