A Matemática e o Ferreomodelismo
Trabalhando o cálculo de velocidade utilizando o ferreomodelismo.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
OBJETIVO
A matemática nos dias atuais é tão necessária quanto o ar que respiramos, dentro de nossa sociedade consumista e principalmente capitalista onde se mensura praticamente tudo ao nosso redor. Obviamente aos olhos de pessoas que estão acostumadas a trabalhar, e a conviver com essa importante arte, fica fácil observar que são várias situações do cotidiano que podemos utilizar para explorar determinados conteúdos matemáticos. E um dos conteúdos matemáticos que pode ser trabalhado, de forma caseira ou de forma organizada e previamente trabalhada em um laboratório de matemática, é o sistema de medidas dentre outros como cálculo de velocidade utilizando o ferreomodelismo.
O FERREOMODELISMO
O ferreomodelismo é um hobby que atrai pessoas de todas as idades, dificilmente encontraremos uma pessoa que não fique ou tenha ficado fascinada por trens elétricos ao ter o primeiro contato, o fato de ele chamar a atenção torna-se um importante atrativo para ser utilizado da forma didática que desejamos, claro que não se trata de um hobby acessível para algumas pessoas pelo seu valor financeiro, mas com certeza é mais um instrumento que pela sua atratividade pode ser útil na transmissão de conteúdos matemáticos. Esse tipo de hobby pode ser adquirido comprando partes, ou uma caixa básica contendo as partes necessárias para se montar uns circuitos ovais, existem vários fabricantes internacionais, mas recomendamos o fabricante Nacional, pois o mesmo possui características em escala 1:87(ho) idênticas aos reais o que os torna mais atrativo.
A MATEMÁTICA
A forma que podemos utilizar para transmitir de forma prática alguns conceitos matemáticos começa na montagem da malha ferroviária, junto com a pessoa que se deseja passar os conhecimentos e utilizando o fascínio que a comove no momento, mostrar a mesma que os trilhos podem ser medidos e para isso devemos utilizar a escala mais apropriada para o tamanho daquele objeto, ou seja, centímetros ou milímetros de posse de uma régua ou fita métrica comentar a respeito dos múltiplos e submúltiplos do metro, conscientizando assim a pessoa da escala apropriada do tipo de escala a ser utilizada. O próximo passo é desafiar essa pessoa a medir toda a malha ferroviária, de posse dessas informações e dos conhecimentos adquiridos podemos incitar essa pessoa a medir cada um dos vagões, ou seja, largura, comprimento e se possível o volume, após montado todo o circuito vamos colocar a locomotiva e as composições para funcionar e daí surge mais uma duvida, a necessidade de medir a velocidade segura da locomotiva, como já teremos a medida referente ao comprimento da malha ferroviária já que a mesma tinha sido feita anteriormente, precisaremos de um cronômetro para marcar em quanto tempo a locomotiva fará uma volta completa, com essas informações basta dividir o comprimento da malha ferroviária pelo tempo gasto para a locomotiva dar uma volta completa, e teremos como resultado a velocidade que pode ser em milímetros por segundos (mm/s) ou centímetros por segundos (cm/s). Claro que essas são algumas situações que podemos explorar, lógico que você pode encontrar várias outras situações que podem ser exploradas não só matematicamente, mas fisicamente, bastando para isso uma observação da situação com olhos científicos, pois além de conhecimento cientifico com certeza a diversão estará garantida.
Conclusão
Esse, portanto, é o resultado de uma experiência bem sucedida e prática que mostra que é possível trabalhar conteúdos de matemática de forma concreta, organizando a situação a ser trabalhada e o objetivo a ser alcançado, procurando inserir dentro de situações que sejam atrativas o conteúdo a ser trabalhado. O motivo pelo qual foi escolhido o ferreomodelismo foi pela sua atratividade, mas que dependendo do assunto a ser trabalhado podemos utilizar qualquer outro hobby ou situação, desde que seja atrativa ao público alvo que desejamos transmitir o conteúdo.
Publicado por: JORGE LUCENA
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.