Whatsapp

Ensino de matemática: a resolução de problemas como método de ensino

Matemática

É errôneo pensar que resolução de problemas é uma questão exclusiva da Matemática.

Diariamente, o ser humano mantém contato com a resolução de problemas, dos mais simples aos mais complexos. É errôneo pensar que resolução de problemas é uma questão exclusiva da Matemática.

A resolução de problemas matemáticos é de preponderante importância para a educação, pois oferece suporte à curiosidade dos estudantes, ao mesmo tempo em que traz situações reais para a sala de aula e propicia a possibilidade da descoberta do novo.

O presente artigo busca analisar a importância da Resolução de Problemas como método de Ensino e suas contribuições quando usado no Ensino de Matemática.

Com isso, pretende-se ressaltar a importância da busca de novas alternativas de transmissão de conhecimentos, investigando a resolução de problemas no ensino da Matemática e analisando sua colaboração na motivação e aprendizagem dos estudantes, afim de que se possa obter a satisfação deles em aprender Matemática.

A necessidade de proporcionar o Ensino da Matemática através da Resolução de Problemas busca o desenvolvimento do raciocínio interpretativo do aluno, visando o auxílio na convivência com esse mundo de interpretações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As dificuldades encontradas no ensino da Matemática bem como o desinteresse dos alunos em aprender esta ciência merecem uma atenção significativa. Questões como interpretação e desenvolvimento do raciocínio lógico e cognitivo, nos motivaram a expor idéias sobre a Resolução de Problemas como Método de Ensino em Matemática.

No decorrer dos anos tem-se desenvolvido várias pesquisas com a finalidade de encontrar novos métodos de ensino que facilitem a aprendizagem e promova o desenvolvimento lógico e criativo dos alunos. Entre esses métodos merece destaque a resolução de problemas como um método eficaz para desenvolver o raciocínio e para motivar os alunos para o estudo da Matemática.

Na aprendizagem de Matemática a resolução de problemas como método de ensino é fundamental, pois coloca o aluno diante de questionamentos possibilitando o exercício do raciocínio, pensar por si próprio e não apenas reproduzir conhecimentos repassados, transformando a empatia que várias pessoas têm à disciplina em algo prazeroso, proveitoso e produtivo.


Publicado por: Suellen Hipolito Vieira

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.