Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

Aprender e Ensinar Matemática

Existe entre as ciências conhecidas e praticadas pelo homem nos dias atuais, uma que além de fazer parte de todas as outras.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Existe entre as ciências conhecidas e praticadas pelo homem nos dias atuais, uma que além de fazer parte de todas as outras, seja de uma forma mensurável ou analítica é também considerada como linguagem universal entre todas as nações mundiais, ela esta presente na Física, Química, Biologia, artes, Música, Comércio, na organização para se estudar uma determinada língua como a Portuguesa, dentre outras. Poderíamos ficar por várias horas, tentando enumerar a quantidade de situações em que ela faz parte, principalmente quando tratamos dos dias atuais, ela exige bastante da capacidade de raciocínio de quem a utiliza, e por ela ser tão necessária principalmente nesse mundo tecnológico que vivemos, podemos ter uma idéia da sua importância. Já que ela é uma ciência muito antiga e necessária, claro que nós deveríamos domina La facilitando assim a nossa vida em qualquer situação diária, mas infelizmente isso não é o que acontece, dentro de nossas escolas foi implantada uma “cultura” de que ela é um “bicho papão”, ou seja, dentre as disciplinas estudas ela é considerada como, “Difícil” de se aprender, aliada a essa situação implantada pelo tradicionalismo, encontramos Professores que ao se deparar com esse tipo de dificuldade, e outras ocasionadas pelos problemas sociais que enfrentamos nas escolas nos dias atuais, sentem se impotentes para buscar novas situações e métodos, com o objetivo de facilitar a transmissão do conhecimento.

Sabemos que a escola pública hoje infelizmente, enfrenta vários problemas que interferem de forma direta na transmissão dos conteúdos, mas dentre todos considero a falta de interesse do aluno como a principal, será que o único culpado é o aluno? Acho que não, vejo o aluno como o resultado de um somatório de dificuldades e problemas, que resulta na sua falta de interesse e desprestigio em sala de aula pela nossa disciplina. No entanto podemos encontrar o foco principal em outro lugar, na sua própria casa, onde na maioria das vezes, os pais são pessoas humildes de pouca cultura e de baixo conhecimento, e por não conhecerem e não possuírem conhecimento da importância da nossa disciplina, não incentiva os filhos visando o interesse pelos assuntos estudados, existem outras situações que também é necessária a ajuda familiar, como por exemplo, um aluno assiste a uma aula de nossa disciplina, e de acordo com os procedimentos utilizados pelo professor, ele sente-se estimulado a tentar responder questões em casa, mas ao tentar as primeiras questões, depara se com as primeiras dificuldades, e como o mesmo não encontra em casa estímulo nem orientação, começa a fase de desestímulo, que se torna crescente, pois na sua cabeça tudo relacionado com aquilo torna se sem sentido, ou seja, muito esforço para um objetivo indeterminado. Lamentavelmente, nós professores ficamos impossibilitados, diante de vários tipos de dificuldades de se motivar, não por nossa culpa especificamente, mas por conta de um sistema de ensino que não avança de forma progressiva com o apoio dos pais ou responsáveis de contrapartida, o que torna o trabalho do Professor ainda mais difícil mesmo que o Professor procure se qualificar com reuniões chamadas “Pedagógicas” ou similares, não consegue obter um resultado positivo.

Já que o problema maior é a falta de interesse do aluno, e a esse estão ligados pais, professores, direção e supervisão, acredito que as reuniões pedagógicas deveriam contar com a participação de todos sem exceção, na busca de um mesmo objetivo na melhoria da qualidade das aulas, com uma participação efetiva e atuante por parte dos alunos e professores. Somente dessa forma, esclarecendo os problemas e objetivando soluções, daríamos um grande passo contrário a essa cultura negativa de disciplina “Difícil” e ruim de assimilar.

O Passo seguinte, diz respeito ao Professor, que deve procurar situações e métodos diferentes de explorar e demonstrar os conteúdos em sala de aula, um mesmo conteúdo, deve ter pelo menos dois métodos diferentes de transmissão para o aluno, deve-se explorar além dos recursos tecnológicos que se tiver a disposição, situações cotidianas vividas pelos alunos em sua comunidade, ou seja, procurar dentro do assunto estudado mostrar exemplos que façam parte da realidade dos alunos. Todo esse procedimento será facilitado para qualquer professor, que puder contar com o interesse e apoio dos alunos, as aulas com certeza ficaram mais participativas por parte dos alunos, e estimulantes por parte do Professor.

Enfim, todas as disciplinas estudas na escola, possuem sua importância na nossa sociedade, mas a nossa alem de servir de base e estrutura para as mais belas criações da engenharia, possui uma extrema importância na vida comercial seja qual for o comercio formal ou informal, na industria nos jogos da era da informática e em inúmeras outras que podemos classificar, claro que estou falando da nossa querida MATEMÁTICA, pois é assim que devemos trata La principalmente os professores, devemos desmistificar toda e qualquer situação que possa tornar a matemática chata ou desestimulante para o aluno, esse procedimento torna se fácil quando o professor pode contar com a colaboração do aluno, mostrando que essa disciplina movimenta e dar rumo em praticamente todos os setores de nossa sociedade, a nossa maravilhosa  Matemática. 

Analisando todas as situações anteriores, chegamos à conclusão de que, a melhoria crescente na educação, esta realmente ligada diretamente a Família dos alunos, a sociedade e aos Professores, ficando os alunos como o produto final resultante de uma sociedade desorganizada, no tocante ao objetivo final que é o aprendizado matemático, se nós analisarmos a educação Brasileira de décadas atrás, junto com o tradicionalismo todo esse procedimento era praticado, e os resultados eram evidentes na qualidade dos profissionais formados pelas faculdades, e nos cursos profissionalizantes, o que infelizmente não acontece nos dias atuais, quando os governantes começarem a dar prioridade à qualidade, deixando um pouco de lado a quantidade, ou quem sabe trabalhando de forma igualitária as duas situações, a nossa sociedade poderá ter uma nova consciência educacional, sei que isso não será fácil já que a nossa sociedade hoje enfrenta vários inimigos, entre eles destacamos um que destrói a cada dia os pilares Familiares, as Drogas, mas acredito no Futuro de nosso País, e na garra e força de nossa sociedade, que a pequeno ou longo prazo, alcançara a vitória frente a todas essas dificuldades e malefícios.

“A Disciplina na Aprendizagem é a senha para a evolução intelectual”


Publicado por: JORGE LUCENA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.