Whatsapp

A Linguagem matemática

Matemática

Clique e saiba como entender a linguagem matemática.

Objetivo

Esse trabalho foi realizado com a finalidade de mostrar da forma mais simples possível como devemos analisar um problema no nosso dialeto para em seguida transferilo para a linguagem universal matemática da álgebra. Para esse feito, será necessário utilizarmos um processo e nesse processo teremos que seguir alguns passos.

O Procedimento

  1. Obviamente que tudo deve começar pela leitura e compreensão da situação a que se deseja encontrar a solução, este sendo o primeiro e principal passo, também é necessário em grande parte das situações a repetição da leitura na busca pela compreensão exata do que se deseja. Os outros passos são:
  2. Selecionar todos os dados e informações que o problema sugere;
  3. Montar a equação sugerida com os dados obtidos;
  4. Prestar bastante atenção com relação à mudança da leitura para a linguagem matemática, já que nas situações onde se pronúncia o fator desconhecido deve-se colocar o que chamamos de incógnita (valor desconhecido), veja que quando falamos:

- Dois terços daquele valor (2x/3)

- o triplo desse valor acrescentado de dez (3y + 10)

 - A soma de dois números consecutivos (z+(z+1)).

Essas, porém são algumas frases e suas traduções algébricas, sabendo que existem muito mais e que essas foram mostradas apenas como exemplo de situações que podem ocorrer de acordo com o problema ou situação a que você possa enfrentar. Observe o próximo problema e sua resolução.

O Problema

O Triplo do salário de Damásio acrescentado a terça parte do salário de Pedro daria para comprar uma TV Led que custa R$ 1.400,00 á vista. Sabendo que o salário de Damásio e o de Pedro são iguais qual é o valor do salário de Damásio?

Análise do Problema

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

-Vamos identificar o salário desconhecido pela incógnita (y);

- O Salário dos dois é igual logo posso usar a mesma incógnita      para as situações que fala nos dois salários;

- O triplo do salário de Damásio, fica assim: (3y);

- A Terça parte do salário de Pedro, fica assim: (y/3)

- Por fim vamos montar a equação que diz: O triplo do salário acrescentado a terça parte do de Pedro que é igual ao valor da TV, fica assim: 3y + y/3 = 1.400.

A Resposta

A partir de agora basta apenas colocar a equação devidamente montada em um espaço desejado e resolvê-la.

3y + y/3 = 1400

   9y + y = 4200

       10y = 4200

           Y = 4200:10

           Y = 420

Portanto o salário de Damásio é de R$ 420,00

Para titulo de prova veja:

3. (420) + (420)/3 = 1400

          1260 + 140 = 1400

                    1400 = 1400

Com isso provamos a veracidade de nossa solução.

Conclusão

Fica aqui o nosso alerta no sentido de que se tratando de problemas matemáticos ou de qualquer natureza, devemos antes de qualquer coisa manter a calma analisar mais de uma vez todos os dados que o problema ou a situação traz, e refletir de forma lógica a situação em que se encontra o problema e os seus dados, para que você possa fazer a tradução para a linguagem algébrica de forma correta proporcionando assim uma resolução confiável. Esperamos que esse simples, mas importante esclarecimento tenha ajudado você a nortear um bom raciocínio diante de situações como essa.

Professor Jorge Lucena Especialista em educação Matemática Básica


Publicado por: JORGE LUCENA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.