A contribuição do software livre na inclusão digital.
Revolução tecnológica, novo paradigma, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), inserção do cidadão.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A revolução tecnológica, vivenciada no contexto atual, vem mudando conceitos, relações e formas de agir e estar em sociedade. Um novo paradigma surge no horizonte da civilização moderna em decorrência do desenvolvimento e disseminação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Para incorporar as mudanças, surge a urgência de desenvolver programas capazes de promover a necessária inserção e participação ativa do cidadão nesse novo paradigma que, aos poucos, se descortina e traz possibilidade de múltiplas conexões.
A grande expansão dos recursos tecnológicos e sua crescente acessibilidade fizeram com que os computadores rapidamente chegassem a todos os setores da sociedade e notadamente às instituições públicas. A realidade brasileira, quanto ao acesso as TICs, apresenta grande necessidade de empreendimentos feitos tanto pelo setores governamentais, como pela sociedade em geral, a fim de caminhar na busca da eliminação ou redução da exclusão digital no país, visto que a exclusão digital segue um padrão de desenvolvimento dos Estados, ou seja, quanto mais pobres, maior a exclusão digital.
Nesse sentido, a utilização do software livre, torna-se um aspecto relevante para a inclusão digital. Para atender a esta questão, o governo federal, por meio do Portal Software Livre e da Sociedade da Informação, tem incentivado, de forma contundente, o uso do software livre nas instituições públicas, visto que ele, não só permite a viabilização e ampliação de políticas públicas, ao reduzir os custos de acesso à tecnologia; mas possibilitam aos organismos governamentais atenderem uma base maior de cidadãos excluídos digitalmente, como também o acesso amplo ao conhecimento tecnológico, produzido mundialmente.
A democratização da utilização da informática deve possibilitar que toda a população tenha acesso às novas tecnologias, utilizando-as em todo o seu potencial, incluindo aí o acesso à rede mundial. Este é um dos desafios da inclusão digital, inserir o indivíduo no mundo da tecnologia da informação e da comunicação. Portanto, a questão do software livre, deve ser explorada a fim de apresentar não somente a questão técnica, mas também a questão social, onde cada um aprende a contribuir para o coletivo, mediante suas descobertas, seu aprendizado, seus erros, seus acertos.
Publicado por: Keyth Martins
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.