Whatsapp

Linha de comando do linux

Linha de comando do linux, Uma das características marcantes do Linux, recursos de software e hardware, comandos de ajuda, comando help, comandos básicos.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Linha de Comandos do Linux

Uma das características marcantes do Linux é utilização da linha de comando, que permite que sejam executados processos com maior velocidade e com mais baixo nível de utilização do sistema. Isso permite que o usuário tenha maior controle sobre os processos do sistema aumentando seu poder de utilização dos recursos de software e hardware.

A utilização da linha de comando do Linux é mais intensa que em outros ambientes. Um dos motivos é a quantidade de programas disponíveis dessa forma. Mas o motivo mais importante é a quantidade de documentação existente. Qualquer comando que o usuário tenha dúvida pode ser estudado no próprio terminal visualizando sua documentação.

O terminal é o local onde são digitados os comandos e visualizados os resultados.
É importante conhecer primeiramente os comandos de ajuda para visualização da documentação, pois conhecendo-se esses pode-se obter informações sobre todos os outros. O primeiro é o manual que pode ser executado com o comando man (sintaxe: man [comando] ).

Outra forma de obter ajuda é utilizando-se o comando help (sintaxe: help [comando] ou [comando] --help).

Um programa para visualizar conteúdo de arquivos de texto é o vi (sintaxe: vi x). Expliquei agora esse comando pra mostrar como sair de editores como manuais ou o vi e voltar à linha de comando: pressione esc depois digite :Q! então pressione enter e volte à linha de comandos.

Às vezes precisamos parar um programa que esteja sendo executado na linha de comando para isso pressione Ctrl + c.

O Linux tem uma profunda separação e diferenciação entre usuários com permissões de administrador e usuários com permissões limitadas. O root é o usuário principal do sistema e tem permissão pra executar qualquer processo. Isso torna o sistema mais seguro. Alguns comandos só podem ser executados por contas com privilégios de administrador.

É importante lembrar que um comando pode ser utilizado de várias formas e até para propósitos diferentes para isso é necessário conhecer bem a sintaxe e os parâmetros que se deve utilizar em cada ocasião. Os manuais descrevem separadamente todos os parâmetros que podem ser utilizados para um comando.

Com o que foi discutido até agora você já pode começar a praticar. Abaixo são listados alguns comandos básicos. No entanto não se iluda. Não se aprende da noite para o dia, e é necessário bastante esforço e estudo se quiser dominar o Linux. Uma prova disso é que não se vêem muitas pessoas que o dominem. O certo é que quanto mais cedo começar, mais cedo entenderá. Portanto mãos à obra:

cd - Entrar em diretórios
mkdir - Criar diretórios
rmdir - Remover diretórios
rm - Remover arquivos
cp - Copiar arquivos ou diretórios
mv - Mover ou renomear arquivos ou diretórios
pwd - Mostrar o nome e caminho do diretório corrente
clear - Limpar a tela
ls - Listar o conteúdo de um diretório
ps - Mostrar os processos em execução
kill - Finalizar um processo
cat - Mostrar o conteúdo de um arquivo binário ou de texto
reboot - Reiniciar o computador
shutdown - Desligar ou reiniciar o computador
adduser - Adicionar usuários
addgroup - Adicionar grupo de usuários
passwd - Mudar senha de um usuário ou grupo
userdel - Excluir usuário
groupdel - Excluir grupo de usuários
chmod - Definir permissões de acesso de arquivos ou diretórios.
chown - Mudar o dono de um arquivo ou diretório.
su - Logar como outro usuário.
sudo - Executar comandos com permissões de outro usuário.

Marcos Antônio Almeida de Oliveira
Estudante do curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual de Goiás
Técnico em Informática


Publicado por: Marcos Antonio Almeida de Oliveira

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.