VIDA E OBRA DE ISABEL ALLENDE: UMA BREVE EXPOSIÇÃO
Análise sobre a vida e obra de Isabel Allende.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A escritora, ativista, filantropa e feminista Isabel Allende Llona nasceu em 2 de agosto de 1942, no Peru. Seu pai, Tomás Allende, era um diplomata chileno, e sua mãe se chamava Francisca Llona.
A autora estudou Jornalismo, trabalhando como colunista e redatora, também escrevendo obras infantis e teatrais. No ano de 1962, casou-se com Miguel Frias, pai de seus dois filhos, Paula e Nicolás. Logo após o golpe militar que “derrubou” o presidente de esquerda Salvador Allende, seu tio, do poder, Isabel e sua família se mudaram para a cidade de Caracas, capital da Venezuela. É lá que se dá o pontapé de sua produção literária (FRAZÃO, ano desconhecido).
Lubrano (2015) explana que sua primeira (e mais famosa) obra publicada é “A Casa dos Espíritos”, em 1982. Conta a história da família Trueba, composta por mulheres incríveis e um patriarca terrível; dando destaque a história de Esteban Trueba, um pobre homem que conseguiu se tornar um dos fazendeiros mais importantes do país não nomeado (muitos consideram que Allende teria se inspirado no próprio Chile), e que, por detalhe, era extremamente detestável, violento, machista; Esteban tem uma esposa chamada Clara, uma filha chamada Blanca e uma neta chamada Alba (nomes com o significado em comum, “branco”) – todas as três mulheres eram clarividentes; ocorre num período de cerca de 70 anos. Em 1993, a obra virou filme, com um elenco composto por nomes como Meryl Streep, Glen Close, Antonio Banderas e Winona Ryder.
Em 1984, Isabel lança “De Amor e de Sombra”, um romance que expõe a época da ditadura de Pinochet – para Andrés (2017), a ditadura é a protagonista. De acordo com informações da Porto Editora (ano desconhecido), Irene Beltrán é uma jornalista de família burguesa que se apaixona por Francisco Leal, um fotógrafo filho de um anarquista. A obra foi levada ao cinema dez anos depois, com um elenco composto por nomes como Jennifer Connelly e Antonio Banderas.
Com esperança de que Paula – sua filha em coma por causa de uma doença – acordasse logo, Allende escreve centenas de cartas, que, no fim, são compiladas e transformadas num livro, publicado em 1994 (TENA, 2019). Isabel trata de esperança e família de forma íntima e expositiva em sua obra, e ao mesmo tempo conta fatos e detalhes a respeito de si.
De acordo com Frazão (ano desconhecido), Isabel foi convidada por uma amiga para fazer uma viagem até a Índia, na tentativa de superar o luto pela filha Paula. Diz-se que Isabel, com o carro quebrado no meio da estrada, viu mulheres com crianças, sob uma acácia; ela se comunicou com aquelas pessoas por sinais, já que não falavam a mesma língua. Allende presenteou uma das mulheres com um bracelete de prata, que retribuiu lhe entregando uma menina recém-nascida – “[...] o nascimento de meninas não era bem aceito”. Passada a experiência, a autora abriu a Fundação Isabel Allende.
Em 2019, Allende publica “Longa Pétala de Mar”. Ambientada no século XX, se inicia na Guerra Civil Espanhola e vai até a ascensão e queda de Pinochet. Conta a respeito de refugiados que partem da Espanha para exílio no Chile, por um navio fretado pelo poeta Pablo Neruda e de como vivem dali em diante. De forma sensível, explana questões como as de imigração de refugiados e ditadura (GRUPO EDITORIAL RECORD, ano desconhecido; LUBRANO, 2020).
Dois fatos interessantes sobre Isabel: ela sempre começa a escrever no dia 08 de fevereiro de cada ano; e é a autora mais lida em Língua Espanhola.
Segundo informações extraídas de seu site oficial (2020), Allende recebeu 15 títulos honoríficos (incluindo um de Harvard). Além disso, em 2014, o presidente Barack Obama concedeu-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade.
Ele não voltou ao Chile até hoje (BBC, 2018), aos 78 anos, e mora na Califórnia.
REFERÊNCIAS
ANDRÉS, Emir. RESEÑA: De amor y de sombra - Isabel Allende (sin spoilers). YouTube. (03:41). 08 de junho de 2017. Disponível em: . Acessado em 27 de outubro de 2020.
BBC. Isabel Allende: 'Meu avô se horrorizava com o fato de alguém de seu sangue escrever sobre aborto, infidelidade, drogas'. 02 de dezembro de 2018. Disponível em: . Acessado em de novembro de 2020.
ISABEL ALLENDE. Isabel Allende: Biography. In: about – biography. Disponível em: . Acessado em 20 de outubro de 2020.
FRAZÃO, Dilva. Isabel Allende: Escritora chilena. eBiografias. Disponível em: . Acessado em 20 de outubro de 2020.
GRUPO EDITORIAL RECORD. Longa pétala de mar. Ano desconhecido. Disponível em: . Acessado em 27 de outubro de 2020.
LUBRANO, Isabella (Ler Antes de Morrer). A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende (#11). YouTube. (08:09). 2015. Disponível em: . Acessado em 23 de outubro de 2020.
LUBRANO, Isabella (Ler Antes de Morrer). Longa Pétala de Mar, de Isabel Allende (#260). YouTube. (12:23). 14 de fevereiro de 2020. Disponível em: . Acessado em 25 de outubro de 2020.
PORTO EDITORA. De Amor e de Sombra - Isabel Allende. Ano desconhecido. Disponível em: . Acessado em 27 de outubro de 2020.
TENA. Reseña del libro Paula, el duelo de Isabel Allende. 09 de outubro de 2019. Disponível em: . Acessado em 27 de outubro de 2020.
Publicado por: Luana Mirelly de Souza Silva
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.