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CONCEITO DE ÉTICA E SOCIEDADE MODERNA DENTRO DA VISÃO ARISTOTÉLICA

Filosofia

Conceitos de Ética, Sociedade e Estado e como elas mudam com o tempo e o lugar.

RESUMO:

Este artigo de caráter dissertativo objetiva um estudo sobre a ética na sociedade moderna e como esta se entrelaça com a filosofia de Aristóteles. A Ética, nasce da necessidade humana de criar valores e hábitos para que assim possamos viver pacificamente em comunidade. Toda cultura humana se preocupou com a preservação de seus valores e tradições, uma vez que vivemos em sociedade; e para que assim continuemos, precisamos aprender a conviver em grupos. Sendo assim, o presente estudo procurou compreender como os conceitos de Ética, Sociedade e Estado e como elas mudam com o tempo e o lugar.  Elas nascem, algumas desaparecem e morrem, outras retornam e reaparecem. Esse fato torna-se necessário uma vez que possamos usá-lo para questionar nossos atos no presente.

Palavra-chave: Ética. Sociedade Moderna. Filosofia. Cultura.

CONCEITO DE ÉTICA E SOCIEDADE:

É fato conhecido de que todos nós em algum momento dissemos saber o significado de ética. Porém, quanto mais pensamos no assunto, verificamos o quanto torna-se algo difícil tentar explicá-la, principalmente quando somos questionados.

A ética é conjunto de costumes e valores que diversas culturas construíram ao longo tempo e espaço nas sociedades humanas.

Conforme Cabrera (2014, p. 91) menciona: “ A ética se ocupa com critérios de correção ou incorreção de ações humanas no que se refere especialmente as relações com outros humanos. ”

Aristóteles (2007, p. 95), diz: “Em todas as ciências e em todas as artes o alvo é o bem; e o maior dos bens acha-se principalmente naquela dentre todas as ciências que é a mais elevada: ora, essa ciência é a Política, é a justiça, isto é a utilidade geral”.

Dentro de aspecto de abrangência: A Ética, ela nasce da necessidade humana de criar valores e hábitos para que assim possamos viver pacificamente em comunidade.

A política para Aristóteles seria o regulador/mediador dessas normativas que irá definir o certo ou errado, o justo e o injusto, o moral do imoral. Dentro da premissa Aristotélica a éthos (ética), ou seja, os costumes e hábitos de um povo, são reguladas através das leis e mediada pela política.

Aristóteles (2007, p. 58), argumenta: “A lei só tem força para se fazer obedecer no hábito, e o hábito só se forma com o tempo, com os anos. Assim, mudar com facilidade as leis existentes por outras novas é enfraquecer a sua própria força”.

O filósofo ainda menciona o papel do homem na sociedade diferindo do animal em estado de natureza. Também manifesta conceito de “igualdade entre os homens”, contudo, esta visão não enquadrava, estrangeiros, mulheres, “bárbaros”, escravos sejam eles, “naturais”, pois, “nasceram neste estado” dos cativos por guerras ou dívidas.

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Logo, a visão Aristotélica de Igualdade e Democracia estavam limitadas ao Grego de nascimento, ricos e geralmente pertencente a uma classe social privilegiada (eupátridas).

 Conforme PAVIANI E SANGALLLI (2014), corrobora:

Se de um lado esses conceitos consagrados pela Antiguidade estão em partes superados, de outro lado esses mesmos conceitos reatualizados são indispensáveis para entender e complementar as inúmeras teorias éticas contemporâneas (p. 225).

Desta perspectiva nascem novas questões e dúvidas pertinentes a nossa sociedade como: o meio ambiente, biodiversidade, multiculturalismo, bioética nos avanços científicos, o uso das novas tecnologias, e a inter-relação entre tecnologia e política. Esses conceitos estão entrelaçados com valores como bem, virtude e caráter.

O autor ainda menciona:

O marxismo, o existencialismo, a fenomenologia, a hermenêutica, o pragmatismo, a filosofia analítica e até as ciências sociais e humanas, de um modo ou de outro, retornam a Platão, Aristóteles, Epícuro, Zenão, Agostinho para falar do bem, da virtude e da felicidade. E, apesar dos conflitos entre visões antigas e atuais, há a possibilidade de se perceberem, nos contextos sociais e históricos, diferentes maneiras de entender a virtude e a moral (PAVIANI E SANGALLLI, 2014, p. 225).

Deste modo, sempre retornaremos a Aristóteles, por sermos seres, que revisita sua história e questiona seus avanços e retrocessos. Porém, conceitos Aristotélicos de Igualdade “apenas para homens gregos ricos” e de Democracia “para poucos” foram aos poucos deixado de lado.

CONCLUSÃO:

Toda cultura humana se preocupou com a preservação de seus valores e dos cuidados que devem a elas. Uma vez que nós vivemos em sociedade e para que assim continuemos precisamos aprender a conviver em comunidade

Neste sentido não existe o termo “ética” no singular, afinal, todas sociedades procuraram definir suas normas (Leis), para mediar o correto e incorreto dentro da comunidade.

Mas “éticas” no plural. Significando que todas as culturas ao longo dos séculos e em diferentes lugares construíram diferentes alicerces para nortear as noções de certo ou errado; bem ou mal, justiça e injustiça dentro de uma sociedade.

REFERÊNCIAS

CHAVES. Nestor Silveira. Aristóteles - A política. Rio de Janeiro: Escala, 2007.

TORRES, João Carlos Brum. Manual de ética: questões de ética teórica e aplicada (org.). Petrópolis: Editora Vozes, 2014.


Por Edson Evangelista Carvalho


Publicado por: Edson E Carvallho

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.