Aprender a pensar: um breve ensaio filosófico
A possibilidade de aprender a pensar, do pensar espontâneo ao pensar reflexivo, provocador do processo, experiência na base da pergunta,...O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
É possível alguém aprender a pensar? Ninguém nasce sabendo pensar. O pensar é uma aprendizagem que o ser humano carrega para a vida toda. É uma realidade absolutamente nova em relação a tudo que existe no mundo. Nos primórdios o ser humano tinha a rudeza que apenas o separava do animal bruto. O ser humano trilhou uma longa caminhada.
Vamos pensar o pensar?
1. Do pensar espontâneo ao pensar reflexo.
Todo ser humano pensa. Mas nem sempre o faz de maneira reflexa. O pensar espontâneo fixa-se no objeto pensado. Termina praticamente aí seu processo de conhecimento. Interessa-nos aqui “aprender a pensar”. Isso significa passar de um nível espontâneo, primeiro e imediato a um nível reflexo, segundo, mediado.
2. Provocador do processo.
Como aprender a entrar nesse processo e não permanecer unicamente no simples pensamento direto, imediato, espontâneo? O segredo está em saber levantar perguntas, aprender a aprender. O segredo do pensar: alguém prenderá a pensar à medida que souber fazer-se perguntas sobre seu pensamento. A capacidade de avançar na reflexão depende de ir se fazendo perguntas, respondendo-as e, em seguida, levantando novas perguntas a estas respostas até esgotar toda a facúndia interrogativa.
3. Experiência na base da pergunta.
Há, porém, perguntas fundamentais. A elas nos referimos. Estão em jogo a vida, o ser, os valores transcendentes. Percebemos como é importante não viver totalmente envolvidos num círculo fechado de afins culturais, religiosos, humanos,que nos trancam na identidade repetitiva de nós mesmos e não permitem que nos venham a emergir perguntas fundamentais. Trata-se da experiência do diferente, da alteridade, da ruptura da “mesmidade”.
TRÊS ATITUDES PARA SABER PENSAR:
O pensar supõe um tríplice movimento a que correspondem três perguntas:
I. O que diz a realidade? Distância: momento objetivo. A arte de pensar inicia com uma pergunta sobre a realidade. É um momento de humildade, de escuta, de honestidade objetiva. A arte de pensar começa com a educação da leitura, despojando-se, enquanto possível, dos preconceitos ideológicos, religiosos, dogmáticos.
II. O que me diz a realidade? Proximidade: momento subjetivo. Quando perguntamos a nós mesmos pela realidade, pelo texto lido, a resposta será o que assimilamos, aprendemos. Aqui mora nossa originalidade.
III. O que a realidade me faz dizer? Comunicação: momento intersubjetivo. Não aprendemos só para nós. Existe para fazer a comunidade crescer. Cumpre uma função social e moral. Pensar termina num serviço qualificado à comunidade.
PENSAR AS PARTES NO TODO E O TODO NAS PARTES
Aprender a pensar encontra-se numa encruzilhada: a superespecialização, que fragmenta os conhecimentos de tal forma que se perde a noção do conjunto. Saber pensar é precisamente situar os problemas, as realidades em seus contextos. Um pensar multidimensional, que se opõe ao fragmentar, ao compartimentar e ao pulverizar os saberes.
A cultura do estudo e da leitura.
Cultura do estudo significa hábitos comuns, comportamentos normais, referências consensuais de que estudar, ler, não é loucura, mas deveria ser o normal de alguém que vive no mundo de hoje. Ler e estudar fora de aula e por gosto deveria ser um hábito cultivado desde os jovens anos de vida.
DINÂMICA: Exercício de distinção.
I. O ser humano é racional e irracional.
II. O ser humano é bom e é mal.
III. Lutero diz que “somos ao mesmo tempo justos e pecadores”.
IV. O Brasil é um país rico e pobre.
Aprender a pensar: um breve ensaio filosófico - Síntese do cap. 2 de INTRODUÇÃO À VIDA INTELECTUAL – JOÃO BATISTA LIBANIO, Loyola.
Publicado por: João Everton da Cruz
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