Projetos Geométricos em Rodovias
Análise sobre projetos geométricos em rodovias.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Introdução
Ao se trafegar por uma via o ideal é que o condutor exerça direção defensiva com objetivo de prevenção de acidente, como manter a distância do veículo que está a sua frente, reduzir a velocidade ao adentrar em áreas sinuosas, manter-se dentro da velocidade máxima estipulada para o local, deter-se sobre as condições do veículo e climáticas, entre outras medidas. E a partir do momento que o condutor de atem a essas condicionantes há a possibilidade de ampliar a capacidade de ler as situações adversas e tomar a decisão que melhor convém à situação.
Já observando pelo lado projetista, ao se elaborar um projeto geométrico o profissional deve realizar levantamentos quanto a topografia, clima, volume médio diário – VMD que trafegam na região entre outros estudos que são condicionantes com finalidade de garantir um traçado bem elaborado e que atenda imposições da segurança viária.
Com foco em alguns fatores referentes a segurança viária, na elaboração de um projeto o profissional faz o levantamento topográfico, VMD e as características da pista (se é uma via expressa, pista simples...) e a partir de um comparativo entre as informações registradas do local e as condições estipuladas pela Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e expostas no Manual de Implantação Básica de Rodovia, pode-se determinar a velocidade de projeto.
Na velocidade de projeto há diversas condições que devem ser respeitadas, uma delas é a distância de visibilidade de frenagem, onde é considerado a o tempo de reação do condutor (mediante as adversidades), as condições do pavimento e do veículo. E assim é estipulado o tempo em que o condutor leva para enxergar o obstáculo e a distância necessária para que o veículo pare em sua totalidade. A elaboração do projeto geométrico é realizado em duas etapas, iniciando com a face básica em sequência a fase executiva.
Projeto básico
O projeto básico e desenvolvido com base em estudos topográficos quanto as características do terreno e essa etapa deverá estar de acordo com o Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais DNER – 1999. Além de obedecer as recomendações concernentes a elaboração dos estudos geotécnicos e geológicos, para que os resultados sejam os mais completos possíveis.
Conforme as objeções descritas no Diretrizes Básicas para Elaboração de Estudos e Projetos Rodoviários DNTI – 2016, o projeto básico deverá ser executado e apresentado nas seguintes ordens:
a Quadro de características técnicas e operacionais;
b) Projeto em planta, na escala de 1:2000;
– Composição das curvas horizontais
– Elementos cadastrais
– Interseções
– Pontes e viadutos
– Bueiros
c) Projeto em perfil, nas escalas de 1:2.000 (H) e 1:200 (V)
– Composição das curvas verticais
– Rampas
– Pontes e viadutos
– Bueiros
d) Seções transversais típicas da plataforma.
Projeto executivo
O projeto executivo será ter os estudo topográficos de acordo com o IS-205:
Estudos Topográficos para Projetos Executivo de Engenharia (Construção ou
Melhoramentos). Nessa fase o desenvolvimento do projeto geométrico deverá abordar todos os assuntos necessários para a execução da obra, ou seja é a fase final do projeto.
Métodos
O método para elaboração deste estudo baseou-se na análise de manuais DNIT e conteúdos literários com foco no assunto.
Conclusão
Podemos concluir que é de fundamental importância o engenheiro ter conhecimento dos manuais DNIT, além de se manter em constante evolução de seus conhecimentos para que seus projetos sejam o mais seguro possível, oferecendo conforto ao usuário, tudo com custo baixo com total qualidade do serviço.
Referências
Manual de Medidas de Segurança Viária. Fundação MAPFRE - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, p. 1065, setembro 2015. Disponivel em: < https://www.arteris.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Manual-de-Medidas-de- Seguranc%C2%B8a-Via%C2%B4ria-Fundacio%C2%B4n-MAPFRE.pdf>. Acesso em: 30 Julho 2021.
Avaliação das condicões de Segurança Viária. DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Rio Grande do Sul, p. 282, março de 2009. Disponivel em: < https://www.labtrans.ufsc.br/wp-content/uploads/2020/12/Avalia%C3%A7%C3%A3o-das- Condi%C3%A7%C3%B5es-de-Seguran%C3%A7a-Vi%C3%A1ria-BR-116RS- %E2%80%93-km-79-a-81-%E2%80%93-Campestre-da-Serra.-DNIT-2009.pdf>. Acesso em: 30 Julho 2021
Diretrizes Básicas para Elaboração de Estudos e Projetos Rodoviários. DNER - Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, Rio de Janeiro, p. 282, dezembro 1999. Disponivel em: < http://www1.dnit.gov.br/download/DiretrizesBasicas.pdf>. Acesso em: 12 Julho 2021 PIMENTA, C. R. Projeto Geométrico de Rodovias. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, v. Único, 2017.
Publicado por: Dayani Larissa Gomes dos Santos
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.