Projetos Geométricos em Rodovias
Análise sobre projetos geométricos em rodovias.
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Introdução
Ao se trafegar por uma via o ideal é que o condutor exerça direção defensiva com objetivo de prevenção de acidente, como manter a distância do veículo que está a sua frente, reduzir a velocidade ao adentrar em áreas sinuosas, manter-se dentro da velocidade máxima estipulada para o local, deter-se sobre as condições do veículo e climáticas, entre outras medidas. E a partir do momento que o condutor de atem a essas condicionantes há a possibilidade de ampliar a capacidade de ler as situações adversas e tomar a decisão que melhor convém à situação.
Já observando pelo lado projetista, ao se elaborar um projeto geométrico o profissional deve realizar levantamentos quanto a topografia, clima, volume médio diário – VMD que trafegam na região entre outros estudos que são condicionantes com finalidade de garantir um traçado bem elaborado e que atenda imposições da segurança viária.
Com foco em alguns fatores referentes a segurança viária, na elaboração de um projeto o profissional faz o levantamento topográfico, VMD e as características da pista (se é uma via expressa, pista simples...) e a partir de um comparativo entre as informações registradas do local e as condições estipuladas pela Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e expostas no Manual de Implantação Básica de Rodovia, pode-se determinar a velocidade de projeto.
Na velocidade de projeto há diversas condições que devem ser respeitadas, uma delas é a distância de visibilidade de frenagem, onde é considerado a o tempo de reação do condutor (mediante as adversidades), as condições do pavimento e do veículo. E assim é estipulado o tempo em que o condutor leva para enxergar o obstáculo e a distância necessária para que o veículo pare em sua totalidade. A elaboração do projeto geométrico é realizado em duas etapas, iniciando com a face básica em sequência a fase executiva.
Projeto básico
O projeto básico e desenvolvido com base em estudos topográficos quanto as características do terreno e essa etapa deverá estar de acordo com o Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais DNER – 1999. Além de obedecer as recomendações concernentes a elaboração dos estudos geotécnicos e geológicos, para que os resultados sejam os mais completos possíveis.
Conforme as objeções descritas no Diretrizes Básicas para Elaboração de Estudos e Projetos Rodoviários DNTI – 2016, o projeto básico deverá ser executado e apresentado nas seguintes ordens:
a Quadro de características técnicas e operacionais;
b) Projeto em planta, na escala de 1:2000;
– Composição das curvas horizontais
– Elementos cadastrais
– Interseções
– Pontes e viadutos
– Bueiros
c) Projeto em perfil, nas escalas de 1:2.000 (H) e 1:200 (V)
– Composição das curvas verticais
– Rampas
– Pontes e viadutos
– Bueiros
d) Seções transversais típicas da plataforma.
Projeto executivo
O projeto executivo será ter os estudo topográficos de acordo com o IS-205:
Estudos Topográficos para Projetos Executivo de Engenharia (Construção ou
Melhoramentos). Nessa fase o desenvolvimento do projeto geométrico deverá abordar todos os assuntos necessários para a execução da obra, ou seja é a fase final do projeto.
Métodos
O método para elaboração deste estudo baseou-se na análise de manuais DNIT e conteúdos literários com foco no assunto.
Conclusão
Podemos concluir que é de fundamental importância o engenheiro ter conhecimento dos manuais DNIT, além de se manter em constante evolução de seus conhecimentos para que seus projetos sejam o mais seguro possível, oferecendo conforto ao usuário, tudo com custo baixo com total qualidade do serviço.
Referências
Manual de Medidas de Segurança Viária. Fundação MAPFRE - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, p. 1065, setembro 2015. Disponivel em: < https://www.arteris.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Manual-de-Medidas-de- Seguranc%C2%B8a-Via%C2%B4ria-Fundacio%C2%B4n-MAPFRE.pdf>. Acesso em: 30 Julho 2021.
Avaliação das condicões de Segurança Viária. DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Rio Grande do Sul, p. 282, março de 2009. Disponivel em: < https://www.labtrans.ufsc.br/wp-content/uploads/2020/12/Avalia%C3%A7%C3%A3o-das- Condi%C3%A7%C3%B5es-de-Seguran%C3%A7a-Vi%C3%A1ria-BR-116RS- %E2%80%93-km-79-a-81-%E2%80%93-Campestre-da-Serra.-DNIT-2009.pdf>. Acesso em: 30 Julho 2021
Diretrizes Básicas para Elaboração de Estudos e Projetos Rodoviários. DNER - Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, Rio de Janeiro, p. 282, dezembro 1999. Disponivel em: < http://www1.dnit.gov.br/download/DiretrizesBasicas.pdf>. Acesso em: 12 Julho 2021 PIMENTA, C. R. Projeto Geométrico de Rodovias. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, v. Único, 2017.
Publicado por: Dayani Larissa Gomes dos Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.