VANTAGENS, BENEFÍCIOS E RISCOS DO AMBIENTE DIGITAL PARA A EDUCAÇÃO.
Breve discussão sobre as vantagens, benefícios e riscos do ambiente digital utilizado na educação.
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VANTAGENS, BENEFÍCIOS E RISCOS DO AMBIENTE DIGITAL PARA A EDUCAÇÃO
RESUMO
O âmbito digital realmente revoluciona o processo educacional por ampliar o acesso às oportunidades e recursos, este conteúdo será realizado através de pesquisa bibliográficas com com algumas citações diretas e indiretas, a fim de identificar a evolução didática e de aprendizagem, onde através de algumas ferramentas como a personalização educacional concede o destaque nas ações educacionais, que se ajustam às necessidades individuais e aos conteúdos trabalhados, respeitando o ritmo de cada aluno, Segundo Pereira (2021), respeitar o ritmo do individual para o aprendizado dos alunos se torna necessário para garantir que cada um venha avançar de acordo com as suas capacidades, estimulando uma educação mais eficaz e personalizada. A ponte a ser utilizada para isso são infinitas, contendo recursos variados, enquadramento de ferramentas interativas como (vídeos, simulações), que visam facilitar a compreensão de conceitos ainda que sejam bem complexo, onde através de fóruns, projetos coletivos e salas virtuais, a fim de conectar os alunos de culturas diferentes, trazendo consigo saberes diversos além do proposto inicialmente. A redução de custos é bem relevante também, visto que existem muitos materiais digitais gratuitos que democratizam o saber. Apesar desses avanços destacados, é possível identificar alguns desafios significativos, onde a segurança e privacidade sintetizam grandes preocupações, ações como riscos de violação de informações pessoais e a coleta excessiva de dados trazem um grande temor.
Palavras-chave: Evolução didática. Processo educacional. Ferramentas interativas.
ABSTRACT
The digital sphere really revolutionizes the educational process by expanding access to opportunities and resources, this content will be carried out through bibliographical research with some direct and indirect citations, in order to identify the didactic and learning evolution, where through some tools such as educational personalization highlights educational actions, which adjust to individual needs and the content worked, respecting the rhythm of each student, According to Pereira (2021), respecting the individual rhythm for student learning becomes necessary to ensure that each come and advance according to your capabilities, stimulating a more effective and personalized education. The bridges to be used for this are infinite, containing varied resources, framing interactive tools such as (videos, simulations), which aim to facilitate the understanding of concepts even if they are quite complex, where through forums, collective projects and virtual rooms, in order to connect students from different cultures, bringing with them diverse knowledge beyond that initially proposed. Cost reduction is also very relevant, since there are many free digital materials that democratize knowledge. Despite these outstanding advances, it is possible to identify some significant challenges, where security and privacy are major concerns, actions such as risks of breach of personal information and excessive data collection bring great fear.
Keywords: Didactic evolution. Educational process. Interactive tools.
Introdução
Esse objeto de estudo irá realizar uma pesquisa bibliográfica com citações diretas e indiretas, com objetivo de compreender essa transformação que está acontecendo no âmbito educacional, onde serão distribuídos em três ações: Apresentação do tema, análise e conclusão, levando em consideração as citações dos autores que serão inseridos nesse artigo. A educação do século XXI está inserida em uma revolução sem precedentes, motivada por uma integração de ambientes digitais, onde a tecnologia, que antes era vista como apenas um complemento, se tornou um eixo central na formação do saber, rompendo fronteiras temporais e geográficas. Sobre a educação a distância podemos afirmar que:
"A educação a distância tem sua origem na necessidade de ampliar o acesso ao ensino em lugares distantes. Com o passar dos anos, ela se consolidou como uma alternativa viável de ensino superior e profissionalizante. As tecnologias digitais foram fundamentais para esse processo, especialmente a internet, que viabilizou o ensino de qualidade a uma população cada vez mais diversificada" (SOUZA, 2016, p. 234).
Com as plataformas de ensino online, os recursos principalmente interativos e as ferramentas colaborativas, fazem com que se tenha uma redefinição no papel do professor e do aluno, realizando oportunidades para um aprendizado mais dinâmico e personalizado. Uma das possibilidades existente é a personalização do ensino, por exemplo, que permite com que sistemas adaptativos se ajuste aos conteúdos de acordo com o perfil cognitivo de cada aluno, independente da complexidade a gama de possibilidades está bem aberta, seja com recursos da realidade aumentada e a simulação virtual ambas irão facilitam a compreensão de conceitos ainda que sejam abstratos, fortalecendo os experimentos científicos ou fenômenos históricos. Agregando também a democratização no tocante acesso ao conhecimento, que é um marco, sendo efetuado em bibliotecas digitais que eliminam barreiras econômicas e geográficas, permitindo às pessoas de qualquer lugar do mundo possam adquirir o conhecimento. A conectividade com projetos interdisciplinares que visam integrar estudantes de diferentes culturas, promovendo intercâmbio de ideias e desenvolvimento de habilidades sociais, faz com que infinitas possibilidades venham se consolidar, situações antes jamais pensadas, ganham êxito se fortalecendo no saber e apontando para novas pesquisas.
Por outro lado, a formação de competências digitais emerge como uma necessidade única, onde se faz necessário dominar as ferramentas tecnológicas, analisar os dados e conseguir uma produção de um conteúdo crítico, para se ter uma funcionalidade no mercado de estudos científicos e também no trabalho contemporâneo. Esses elementos evidenciam que o ambiente digital não é apenas uma ferramenta, mas se tornou de certo modo um ecossistema educacional, que redefine como ensinamos, aprendemos e como iremos aplicar esse conhecimento adquirido, exigindo assim uma adaptação constante das instituições, dos educandos e dos educadores.
Adoção acelerada de ambientes digitais na educação também traz consigo alguns desafios, onde nos deparamos com a situação da desigualdade digital, se opondo e persistindo como um obstáculo significativo, visto que enquanto alguns têm acesso a infraestrutura de ponta, outros enfrentam limitações de equipamentos em geral como, hardware, conectividade ou alfabetização tecnológica, perpetuando assim as brechas sociais, sustentando além disso, a saúde física e mental dos estudantes que também é afetada, motivada pelo sedentarismo, a dependência de telas e o estresse por excesso de estímulos digitais, que podem trazer um comprometimento ao bem-estar. Outro desafio ocasionado por essa modalidade de ensino é a distração e superficialidade no aprendizado, com situações de multitarefa e o uso de redes sociais durante as aulas, faz com que se tenha uma redução na concentração e na profundidade da formação. Por fim, questões éticas como plágio, uso inadequado de conteúdos protegidos e a necessidade de orientação crítica sobre fontes de informação, exigem que a educação digital seja encarada com grande responsabilidade pelo aluno.
Praticidade do ensino a distância.
Sobre a flexibilidade temporal e espacial é um dos pilares da praticidade do ensino a distância podemos afirmar que:
"Os ambientes digitais não só possibilitam o acesso a uma vasta quantidade de materiais, mas também propiciam novas formas de interatividade, permitindo que o aprendizado aconteça de maneira mais fluida, onde o educando se torna protagonista do seu processo educativo, com maior autonomia e participação."(SILVA, 2020, p. 45).
Ao permitir que os alunos gerenciam os horários de estudo conforme suas necessidades, faz com que este modelo venha eliminar as barreiras dos deslocamentos físicos ou conflitos com compromissos profissionais, os encontros das plataformas digitais como, Moodle e Zoom por exemplo facilitam o acesso nos conteúdos e nas interações com professores e colegas de turma transformando se realmente em uma sala de aula. "O ambiente digital favorece a personalização do ensino, permitindo que o aluno aprenda no seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades" (ALMEIDA, 2019, p. 112). Essa ação simultânea é muito valiosa para todos os envolvidos, seja os profissionais em atuação, mães/pais de educandos e principalmente alunos que possuam algum tipo de deficiência. Além disso, o aprendizado assíncrono, onde o bloco de conteúdos é disponibilizado e oportunizam revisões personalizadas, auxiliando na apropriação do conteúdo.
A tecnologia como mediadora é outro aspecto fundamental na central da praticidade do EAD, com todas as suas ferramentas interativas, como simulações virtuais e recursos multimídia, que transformam os conceitos teóricos em experiências imersivas, mesmo à distância, tem o papel fundamental para manter o estudante interessado no conteúdo, plataformas como Microsoft Teams que permitem aulas ao vivo com interação em tempo real, e os grupos de WhatsApp facilitam a troca de experiências entre os participantes, acessibilidade a bibliotecas digitais e bases de dados acadêmicos amplia o repertório de qualquer direcionamento de pesquisa, enquanto sistemas de avaliação automatizados como quizzes agilizam o processo de correção. Como podemos identificar e afirmar sobre a educação:
"A educação é um direito humano fundamental e deve ser acessível a todos, independentemente de sua origem ou condição social. O acesso à educação transforma vidas e abre portas para um futuro mais promissor. Além disso, a educação é um dos principais fatores para a redução das desigualdades e para o fortalecimento da democracia" (FREIRE, 2019, p. 112).
Sendo assim, os registros de aulas em vídeo devem oferecer uma revisão ilimitada dos conteúdos, permitindo que estudantes revisitem as matérias conforme suas necessidades. No entanto, se necessita ter uma infraestrutura tecnológica (como internet estável e dispositivos adequados), ou caso contrário poderá limitar a experiência de alguns alunos, por isso é muito importante que as instituições invistam em soluções acessíveis e orientem estudantes sobre o uso eficiente das ferramentas.
Apesar de suas vantagens, a praticidade do EAD enfrenta desafios operacionais que exigem adaptações contínuas. "O uso excessivo de tecnologias digitais na educação pode levar ao distanciamento social e à perda de habilidades interpessoais essenciais para o desenvolvimento dos estudantes" (FERREIRA, 2021, p. 89). Com a falta de interação presencial, pode gerar desconexão emocional por parte dos participantes desse modelo de aprendizagem, o que demonstra uma vulnerabilidade especialmente em disciplinas que exigem alguma experimentação prática como curso de artes, por exemplo. Segundo Costa (2022), a utilização excessiva de ferramentas digitais no ambiente educacional pode trazer consigo uma diminuição da habilidade do aluno principalmente em resolver problemas de forma crítica e reflexiva, visto que a interação com a tecnologia em sua maioria de vezes substitui o pensamento crítico e analítico com foco na resolução de questões, para uma maneira mais autônoma dada como respostas prévias pelo sistema digital. Para modificar isso, algumas instituições têm incorporado atividades colaborativas, como projetos em grupo ou individual, com mentorias virtuais, visando estimular a resolução de problemas com raciocínio coletivo e individualizado a partir de soluções pensadas, e solucionadas com apenas o conhecimento permitindo assim um maior engajamento de seus colaboradores e se distanciando de soluções prévias oportunizadas pela internet.
Obstáculo já citado sobre os riscos dessa modalidade que deve ser trabalhado de maneira constante para evitar uma procrastinação e até mesmo o desinteresse do aluno, já que a ausência de uma estrutura de organização diária como é o fornecido em cursos presenciais pode ser crucial para o seu futuro nesse ambiente. Para ser combatido tais ações se tem uma necessidade constante de autodisciplina pelo estudante, que deve ser muito exercitado e praticado ao longo do curso realizado. O ambiente previamente preparado, o material adequado, podem ser fatores determinantes para o sucesso do estudante ao longo do curso. De acordo com Oliveira (2021), o ambiente digital pode acentuar a desigualdade existente no tocante educacional, sendo que nem todos os alunos possuem acesso devido e adequado com uma boa ferramenta tecnológica e conexão veloz à internet, o que pode interferir prejudicando o aprendizado, limitando assim as suas oportunidades educacionais. Estratégias como cronogramas detalhados, metas semanais e uma análise prévia sobre onde e como será realizado a busca ao conhecimento, serão fatores determinantes para o sucesso e apropriação melhor do saber, pois essas ações irão ajudar a manter o foco no objetivo almejado.
Por fim, o conhecimento ofertado nas plataformas EAD trazem consigo possibilidades infinitas de acesso ao saber, mas existe uma série de ações determinantes para o êxito do processo educacional nessa modalidade, que depende desde a formação docente, onde professores precisam dominar metodologias digitais e criar conteúdos adaptados ao formato remoto, passando pelo implemento, chegando ao aluno que deve se permitir ser organizado e disponível para novos desafios, para entender que o ensino a distância venha se revela não apenas prático, mas também transformador, permitindo que o estudante construa o seu conhecimento de forma contextualizada e autônoma.
Considerações Finais
Ambiente digital na educação é uma oportunidade transformadora, mas deve se ter o equilíbrio entre responsabilidade e inovação, os seus benefícios incluem o acesso democratizado a recursos, personalização do ensino e desenvolvimento de habilidades digitais, com suas ferramentas interativas e colaborativas se tem uma ampliação as experiências educacionais, fazendo ainda que as plataformas online oportunizem a redução de custos e barreiras geográficas. Se contrapondo a isso temos os riscos desse sistema, como a desigualdade digital, exposição a dados sensíveis e também impactos na saúde física/mental caracterizado pelo sedentarismo e ansiedade.
Para elevar os benefícios, é essencial investir em infraestrutura e uma educação digital crítica, apresentando aos alunos ações básicas como, navegar com segurança e discernimento ao utilizar os recursos ofertados. As instituições precisam formar docentes com propriedade em metodologias híbridas e suporte técnico. As instituições devem adotar políticas de segurança de dados e orientar a fim de proteger os estudantes de eventuais transtornos relacionados aos roubos de informações. Sendo assim entendo que o ambiente digital só será efetivo, se integrado e combinando com tecnologia e os valores humanos, fazendo que se amplie o acesso às oportunidades educacionais sem sacrificar a qualidade ou a essência de formação integral do campo do saber, agregando e pesando nas ações que são necessárias para o desenvolvimento de todos os envolvidos no processo educacional.
Referências Bibliográficas
ALMEIDA, Maria. Tecnologias digitais na educação: novas perspectivas de ensino e aprendizagem. Rio de Janeiro: Editora Acadêmica, 2019.
COSTA, Fernando. O impacto das tecnologias no ensino: desafios e limitações no ambiente digital. Belo Horizonte: Editora Acadêmica, 2022.
FERREIRA, Carlos. Desafios da educação digital: impactos e limitações do ambiente virtual no ensino. Curitiba: Editora Educacional, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
OLIVEIRA, Tatiane. A educação digital e seus desafios: acessibilidade e desigualdade no ensino remoto. Porto Alegre: Editora Educação e Tecnologia, 2021.
PEREIRA, Carlos. A aprendizagem no ritmo certo. São Paulo: Editora Educação, 2021.
SILVA, João. A educação no ambiente digital: novas possibilidades para o aprendizado. São Paulo: Editora Educacional, 2020.
SOUZA, Maria. A história da educação a distância e seu impacto no Brasil. Curitiba: Editora Educação, 2016.
Publicado por: Fernando Wersdy Flor Roque

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