Uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula
Entenda mais acerca do uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A lei apenas ratificou o que já existia nas escolas, pois durante as aulas o uso de aparelhos eletrônicos desvia a atenção dos alunos (sendo que muitos deles já tem dificuldade em se concentrar), impossibilitando uma aprendizagem eficaz.
O projeto de lei que originou a norma diz que o uso do telefone pode desviar a atenção dos alunos, possibilitar fraudes durante as avaliações e provocar conflitos entre professores e alunos, e alunos entre si, influenciando o rendimento escolar. (GIL, 2013, s/p)
O professor tem a responsabilidade de contextualizar o ensino à realidade do aluno para que faça sentido e ele construa e reconstrua os conhecimentos, e na atualidade os aparelhos eletrônicos fazem parte do cotidiano dele. Portanto, nos momentos pedagógicos o professor deve separar momentos e monitora atividades em que seus alunos possam inserir esses aparelhos e aprender conteúdos.
Nos momentos em que os aparelhos eletrônicos não possam ser utilizados, o professor deve explicar os reais motivos da proibição, a fim de que os alunos respeitem os limites pré-estabelecidos e usem de forma equilibrada, na escola, tais aparelhos.
REFERÊNCIA
GIL, Juca. Lei proíbe o uso de celular na sala de aula. Disponível em
Publicado por: Jacqueline Bagistério Bueno
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.