Whatsapp

USINAS ELÉTRICAS

Educação

Análise sobre o fenômeno da Eletricidade e a corrente elétrica.

A eletricidade é um fenômeno natural feito de corrente elétrica, para compreendemos em quê consiste a corrente elétrica devemos primeiro lembra que toda matéria conhecida é feita dos mesmo componentes básicos em outras palavras átomos, os núcleos dos átomos  são feitos de prótons que tem cargas positivas e nêutrons que não tem cargas elétricas isso quer dizer que o núcleo tem cargas positivas, orbitando o núcleo estão partículas com pouca massa que tem cargas negativas (são os elétrons). Portando podemos afirmar que para a eletricidade que chega em nossa tv, radio ou vídeo game, ela tem que ter um ponto inicial que são usinas elétricas. 
O que é uma usina elétricas?
Antes de chagar nas casas ou industrias a eletricidade precisa sofrer um grande processo que começar nas usinas elétricas, as usinas elétricas obtém energias de que precisam de uma grande variedades de fontes, as usinas termonuclear usam energia pelo feição nuclear para fazer também eletricidade, as usinas hidrelétrica usam das águas da represas para gerar energia dos reservatório de água, as usinas eólicas usam energias do vendo para movimenta os geradores de energia. Todas as usinas tem algo em comum, precisam de uma força natural para girar uma turbina ligada a um gerador e a turbina gira o gerador de energia elétrica.
Como funciona uma usina nuclear?
Dominamos a força das fontes radioativas:  A energia nuclear consiste em extrais energia em átomos e como vocês podem imaginar isso não será uma tarefa fácil. O sol é a maior fonte de energia do nosso planeta sua força vem dos átomos, a ciências nos deu a chave para controla essa energia e sua matéria prima chamada urânio é um mineral abundante em nosso país, alguns átomos em urânio são capasses de gerar muito energia mais para virar combustível  de usina nuclear primeiro temos que aumentar sua concentração e nos fazemos isso parando os átomos mais pesados  dos mais leves juntando tudo em uma pequena poderosa pastilha capas de produzir a mesma capacidade que a mesma quantidade de eletricidade que 22 caminhões tanque cheios de óleos diesel. Nas usinas nuclear as pastilhas vão para o coração da usina, dentro de uma estrutura metálica chamada de Reator no clear, a produção de eletricidade começar quando um nêutron se choca e quebra o núcleo de um átomo essa reação produz muito calor e libera mais nêutrons que vão atingir outros átomos numa grande reação em cadeia gerando calor, esse calor esquenta a água que passa pelo reator, e o reator funciona como uma grande panela de pressão. Essa água super quente aquece uma outra água transformando em vapor que move as turbinas que por sua vez faz girar o gerador de energia. 
Assim que uma usina nuclear funciona.
Como funciona uma usina hidrelétrica?
Dominamos a energia das correntes das águas: A energia produzida em uma hidrelétrica são limpas e segura que já existem, a emissão de poluentes é muito baixa isso por que a matéria prima utilizada é água combustível praticamente inesgotável, depois de um estudo cuidadoso para não prejudicar o meio ambiente a água do rio é represada por barragens elas controla os níveis da represa se chover muito as comportas se abrem e dão vazão ao excesso de água, a água represada entra com grande pressão em um tudo menor e segue em direção as turbinas fazendo com que as turbinas girem, as turbinas são compostas por par que são presas pelo um eixo que faz girar o geradores de energia. Você deve está se perguntando, o que acontece com aquela água que passa nas turbinas? Nada! 100% dela é devolvida ao rio com a mesma qualidade de antes e pode ser usada para consumo humano, processo industriais e até para abastecer outra usina hidrelétrica.
Assim que uma usina hidrelétrica funciona.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona usina eólica?

Dominamos a energia dos ventos: Nos primórdios da civilização o homem aprendeu a obter a energia com a força dos ventos o termo eólico deriva da mitologia grega, eolo era o senhor dos ventos, o vento é gerado pela diferença de pressão, o ar mais quente sobe e o ar mais da região de mais pressão se desloca para ocupar o espaço deixado pelo ar quente que subiu, esta energia é capturada pelo aéreo gerador. Sendo assim força do vendo faz girar as hélices que gira as turbina que gira o gerador de energia que produz a energia elétrica. Um aéreo gerador  produz 1,65 Mwh de energia, o suficiente para alimentar ate 9.000 pessoas com consumo moderado.
 Assim que uma usina eólica funciona.
Como a corrente elétrica chega até minha casa?
Dominamos a eletricidade: a corrente elétrica iniciar em uma usina local que onde a energia elétrica é gerada, a maior parte do consumo no Brasil é gerada por hidrelétrica essa energia precisa ser elevada para não haver perda durante o trajeto da usina até o ponto de consumo, para isso a energia elétrica sai da usina e passa pelo subestação elevadora antes de seguir pelas linhas de transmissão, estas linhas são interligas formando um SIN (Sistema Interligados Nacional). Após ser transportada pelas linhas de transmissão a energia ainda estará extra alta tensão, chega a subestação de transmissão onde sua tenção é abaixada para o nível adequado ao sistema da concessionária local da região 13.800V, a energia continua sendo transportada a subestação de distribuição sendo assim a energia é distribuída via aérea ou subterrânea 13,8 kV para grandes indústria, shopping e grande instalações e para os clientes residenciais a energia passa por mais uma redução de tensão que ocorre nos transformadores nos postes aéreo ou em subterrânea ele rebaixam a tensão para 220v ou 110v antes de chegar as residências e para que tudo isso seja possível atua neste caminho uma rede de instituições e agentes dentre eles a ANEEL, NOS e é claro as empresas de geração, transmissão, distribuição e serviços de energia elétrica.

Assim que uma energia elétrica chega em sua casa.
ASS: Anderson da Silva leite

Referências
http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas_par2_cap3.pdf


Publicado por: Anderson da Silva

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.