Topo
pesquisar

Religião e História

Educação

Relação entre religião e história.

- Porque estudar a história dos Hebreus?

- Qual sua importância, para os povos modernos do Ocidente?

- O que tem haver Hebreus e Religião?

Estas perguntas surgem quando em uma sala de aula estamos a estudar temas que parecem muito distântes de nossa realidade.

A história dos Hebreus podemos observar sua importântica quando nos voltamos para o tema religião. Os povos hebreus deixaram um legado religioso para as sociedades do Ocidente.

No ocidente a crença predominante é o cristianismo, religião fundada por antigos judeus, povos de origem hebraica, onde seus cultos giram em torno da pessoas do Senhor Jesus, que afirmam ser o salvador da humanidade pecadora, levando-os a restaurar um relacionamento a muito rompido com Deus o criador do mundo e tudo que nele há, por conta do pecado cometido por Adão o primeiro homem criado.

A história dos hebreus começa em seu patriarca Abraão, que antes fora conhecido como Abrão. Devido uma aliança feio com seu Deus, que acreditava ser o único deus, quando cumprido o propósito deste em sua vida seu nome foi mudado, acrescentando uma letra a mais que é o "A" que elevou seu nome para pai da fé.

Abraão sai de Ur na mesopotâmia por volta de 2.000 a.C.e foi residir em canaã, obedecendo uma ordem divina, para formar sua família e dar continuidade a vontade de Deus.

O governo de Israel durante sua história foi dividido de três maneiras:

- Governo dos Patriarcas

- Governo dos Juizes

-Governo dos Reis

O governo dos Patriarcas inicia-se com Abraão o primeiro patriarca deste povo. O patriarca era uma espécie de lider político com poder militar religioso. Abraão instituiu o monoteismo, que é a crença em um único deus, que chamou Jeová, este teve uma filho cujo o nome foi Isaque e tornou-se o patriarca que se casou com Rebeca e tiveram dois filhos Esaú e Jacó que eram gemêos. A história de Isaque esta arolada ao fato que ocorreu onde dois irmãos após uma disputa de primogenitura, Jacó torna-se herdeiro das bençãos e passa a ser o novo patriarca após a morte de seu pai Isaque.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O último patriarca Jacó teve uma história marcada por intrigas, enganos, tristeza e alegria, após todos estes eventos enfrenta o maior desafio de sua vida fica diante de seu maior medo enfrentar tudo aquilo que foi durante a sua vida, o engano, após passar por tudo isto sai como uma vencedor, e passa a se chamar Israel , pois como principe luto com Deus.

Jacó torna-se o patriarca de Israel e foi por meio dele que nasceram seus doze filhos que formaram as tribos de Israel.Logos após a morte do patriarca Israel, seus filhos representados em tribos ficaram 400 anos como escravos no Egito. Libertos por um estadista chamado Moisés, chegaram a Cannaã e foram governados e julgados pelos Juizes que se tornaram lideres militares julgaram Israel por 300 anos e foram estes, Josué, Jatfé, Sansão e o útimo juiz foi Samuel, que instituiu a monarquia em Israel.

O primeiro rei em Israel foi Saul, governou por anos e morreu assassinado por um servo a seu pedido, Davi foi ungido rei este foi o segundo a governar em Israel e foi o maior de sua História foi grande como rei e como guerreiro governou por 40anos, de pois foi Salomão filho de Davi, que ficou conhecido como o homem mais sábio da história de Israel.

Após ser dividido Israel tornou-se reino do norte e do sul, após este acontecido foi conquistada por vários impérios, Babilonico, Persa, Macedonico, Romano.

Foi no império romano que nasceu Jesus que foi chamado de messias, salvador do mundo, que veio para restaurar o relacionamento de Deus como o homem. Sua relação com o Ocidente se deu por que Roma invadiu Israel, e toda a Judéia, absorvendo a cultura religiosa dos judeus, que se espalhou por toda a Europa e chegou ao mundo moderno.


Publicado por: hamilton elias barbosa

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola