Topo
pesquisar

Projeto Político-Pedagógico: Uma construção coletiva

Educação

Confira aqui uma reflexão acerca da construção coletiva do projeto político-pedagógico.

Resumo

O presente pôster resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir dos estudos abordados na Pós-graduação em Gestão de Trabalhos Pedagógicos: Supervisão, Coordenação e Orientação Escolar pela UNIASSELVI /Instituto Passo 1. Tem a intenção de refletir acerca da construção coletiva do projeto político-pedagógico, entendido como a própria organização do trabalho pedagógico como um todo, considerando qual o perfil de aluno aquela escola se compromete a formar, buscando a melhoria da qualidade do ensino dentro de uma gestão democrática.  Os dados receberam abordagem qualitativa e quanto aos resultados, entendemos o projeto pedagógico como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, dinâmico e flexível, que se aperfeiçoa e concretiza na caminhada, define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. Conclui-se que neste processo de construção coletiva, sua elaboração deverá refletir a realidade escolar, direcionando todas as ações e buscando uma educação de qualidade, transformadora e para todos.

Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico. Aluno. Educação. Participação.   

1 INTRODUÇÃO

O Projeto Político Pedagógico, também conhecido como Projeto Educativo é um documento elaborado coletivamente pela unidade escolar que deverá contemplar a parceria de toda a comunidade em seu entorno (direção, famílias, professores, equipe escolar e alunos), com o objetivo de diagnosticar as necessidades da instituição escolar e direcionar suas ações na intenção de melhorar, analisar e compreender o significado e o processo de construção coletiva do projeto pedagógico.

Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico:

É um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da instituição (p.143).

Para tanto, realizamos uma análise qualitativa dos dados e entendemos que necessitamos de um marco teórico que fundamente a construção do projeto político-pedagógico. Nesse sentido, tem a intenção de refletir acerca da construção coletiva do projeto político-pedagógico, entendido como a própria organização do trabalho pedagógico.

2  PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

O projeto busca uma direção, é uma ação intencional e coletiva. Político no sentido de compromisso com a formação do cidadão. “A dimensão política, se cumpre na medida em que ela se realiza especificamente enquanto prática pedagógica” (Saviani 1983, p. 93). Na dimensão pedagógica, reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola que é formação de cidadão participativo, responsável, crítico e criativo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo Libâneo (2001, p.125), o projeto pedagógico “deve ser compreendido como instrumento e processo de organização da escola”.

É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação.

Para a construção do projeto pedagógico é fundamental a participação de toda a comunidade escolar, sua elaboração deverá refletir a realidade da escola, direcionando todas as ações e buscando compreender o significado e o processo do projeto pedagógico. Desta forma, o projeto vai além de agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas, o projeto não é algo construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste estudo, foram traçadas reflexões acerca da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Os resultados indicam que é um processo de planejamento participativo, dinâmico e flexível, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, visando uma educação de qualidade, transformadora e para todos. Sugere-se que o projeto deva ser vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola dentro de uma gestão democrática.

REFERÊNCIAS

LIBÂNEO, J.C. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa,2001.

SAVIANI, Demerval. “Para além da curvatura da vara”. In: revista Ande no 3. São Paulo, 1983.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de ensino-aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1995.

Luzia Magali de Lima - Pós–Graduanda em Gestão de Trabalhos Pedagógicos: Supervisão, Coordenação e Orientação Escolar pela UNIASSELVI /Instituto Passo1. Bauru/SP.


Publicado por: Luzia Magali de Lima

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola