Professores de Matemática e a OBMEP
Saiba por que o papel do professor de matemática é importante para o desempenho dos alunos na OBMEP!O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A Olimpíada de Matemática é para todos os que gostam de pensar, especialmente para crianças, jovens e educadores, elas estimulam e divulgam o conhecimento e o interesse pela matemática e pelas ciências, desperta nos alunos o interesse pelos desafios matemáticos e pelas resoluções de situações problemas, desenvolvem o raciocínio e melhoram a qualidade do ensino, e uma das ações mais importantes que a Olimpíada de Matemática nas escolas se utiliza é resgatar o que às vezes parece perdido nos bancos escolares de nossas escolas públicas: o prazer de raciocinar e de entender.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), foi criada em 2005, devido à baixa participação das escolas publicas na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A OBMEP é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A OBMEP é realizada anualmente em duas fases distribuídas em três níveis.
Os estudantes participantes que alcançam o maior número de pontos na segunda fase concorrem a prêmios, juntamente com os professores, escolas e Secretaria de Educação. Os prêmios vão de medalhas, menções honrosas podendo chegar ate um Programa de Iniciação Cientifica Jr. (PIC).
O sucesso dos estudantes em Olimpíadas depende da motivação que a OBMEP pode provocar por meio de sua premiação, e isso pode ser gerado por intermédio dos professores. Portanto o papel que o professor desempenha é muito importante para a aprendizagem e sua metodologia de ensino adotada é essencial para o desempenho dos alunos.
A Olimpíada pode contribuir para a relação escolar do aluno, pois o aluno cria um vinculo com a escola fazendo com que ele possibilite um melhor desempenho escolar na disciplina de Matemática e em outras disciplinas. A Olimpíada tem como objetivo desenvolver a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade, onde os alunos colocam em pratica o conteúdo aprendido através de situações problemas. Ao propor algum desafio o professor pode ficar surpreso ao deparar com a resposta inimaginável realizada pelo aluno. O aluno desenvolve a habilidade de elaborar um raciocínio lógico diante de situações problemas que surgem no dia a dia.
Diante disto, Dante (1988) Afirma que “um dos objetivos do ensino da Matemática é fazer o aluno pensar produtivamente e para isso nada melhor que apresentar-lhe situações problemas que o envolvam, desafiem e motivem a querer resolvê-las”.
Torna-se hoje um grande desafio aos professores saber diferenciar em sua prática educacional, o professor tem que deixar de ser o detentor do conhecimento e passar a ser o articulador do saber, desenvolvendo junto a seus alunos. Este é o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem, assim o aluno participa das atividades, desenvolvendo seu raciocínio lógico e o desafio se torna um ato de felicidade tanto para o professor como para o aluno.
Dante (1988) Garante que “se durante a vida escolar forem dadas oportunidades ao aluno de se envolver com diferentes situações problemas, quando adulto agirá com inteligência e naturalidade ao ter que enfrentar seus problemas da vida diária, sejam eles de ordem econômica, política e social”.
O professor como um intermediário no processo de ensino e aprendizagem, precisa facilitar o diálogo entre os alunos, provocando reflexões-críticas entre eles. Por entender que o estudo sobre a Olimpíada de Matemática possa ser relevante para o meio acadêmico e por acreditar que a OBMEP represente um meio favorável para promover um ambiente de redescoberta dos saberes matemático tanto para o aluno, como para o professor.
Jane Kelli Perim Pereira, professora licenciada em Matemática pela Universidade do estado de Mato Grosso.
DANTE, Luiz Roberto. Criatividade e resolução de problemas na prática educativa matemática. Rio Claro: Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Tese de Livre Docência, 1988.
Publicado por: Jane Kelli Perim Pereira
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