OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
Ensino superior no Brasil, missão do Ensino Superior, desafio, qualidade e institucional, baseado na ideia de uma “Universidade de Ensino Pesquisa e Extensão”.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo discutir o Relatório “Education at a Glance” de 2017, da OCDE que suscita a oportunidade para uma reflexão sobre o Ensino Superior no Brasil. O primeiro deles é entender a missão do Ensino Superior. O segundo desafio é o da qualidade. Na maioria dos países desenvolvidos, cerca de 30% dos concluintes do Ensino Médio ingressam em algum curso superior, e isso tem aumentado nas últimas décadas. O terceiro desafio é institucional. O marco legal do Ensino Superior no Brasil é baseado na ideia de uma “Universidade de Ensino, Pesquisa e Extensão”, modelo inicialmente implementado na Alemanha no Século XIX. Nem todas as instituições de Ensino Superior realizam essas três atividades, o que cria um extraordinário custo para que se cumpra o modelo – ou se burle a legislação. O sistema de gestão das universidades públicas não oferece estímulos para que sejam eficientes. A gestão das instituições privadas é sujeita a um emaranhado regulatório de altíssimo custo e que em nada contribui para aumentar a competição, reduzir custos ou melhorar a qualidade. Temos enormes barreira de entrada para professores estrangeiros, reduzindo a pressão sobre os nossos. E oferecemos pouquíssimos atrativos para bons alunos de graduação de outros países.
Palavras-chave: Educação Superior; Desafios; Missão; Qualidade.
ABSTRACT
The purpose of this article is to discuss the OECD's "Education at a Glance" Report of 2017, which offers the opportunity for a reflection on Higher Education in Brazil. The first one is to understand the mission of Higher Education. The second challenge is quality. In most developed countries, about 30 percent of high school graduates enter some college, and this has increased in the last few decades. The third challenge is institutional. The legal framework of Higher Education in Brazil is based on the idea of a "University of Education, Research and Extension", a model initially implemented in Germany in the 19th century. Not all higher education institutions carry out these three activities, which creates an extraordinary cost for the model to be fulfilled - or to circumvent legislation. The management system of public universities does not offer incentives to be efficient. The management of private institutions is subject to a regulatory tangle of very high cost and does nothing to increase competition, reduce costs or improve quality. We have huge barrier of entry for foreign teachers, reducing the pressure on ours. And we offer very few attractions for good undergraduates from other countries.
Keywords: College education, Challenges, Mission, Quality.
RESUMEN
El presente artículo tiene por objetivo discutir el Informe "Education at a Glance" de 2017, de la OCDE que suscita la oportunidad para una reflexión sobre la Enseñanza Superior en Brasil. El primero de ellos es entender la misión de la Enseñanza Superior. El segundo desafío es el de la calidad. En la mayoría de los países desarrollados, cerca del 30% de los concluyentes de la Enseñanza Media ingresan en algún curso superior, y eso ha aumentado en las últimas décadas. El tercer desafío es institucional. El marco legal de la Enseñanza Superior en Brasil se basa en la idea de una "Universidad de Enseñanza, Investigación y Extensión", modelo inicialmente implementado en Alemania en el siglo XIX. No todas las instituciones de enseñanza superior realizan estas tres actividades, lo que crea un extraordinario costo para que se cumpla el modelo - o se burle la legislación. El sistema de gestión de las universidades públicas no ofrece estímulos para que sean eficientes. La gestión de las instituciones privadas está sujeta a un enmarañado regulatorio de altísimo costo y que en nada contribuye a aumentar la competencia, reducir costos o mejorar la calidad. Tenemos enormes barreras de entrada para profesores extranjeros, reduciendo la presión sobre los nuestros. Y ofrecemos poquísimos atractivos para buenos alumnos de graduación de otros países.
Publicado por: Benigno Núñez Novo
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.