Topo
pesquisar

O Que Provam as Provas?

Educação

A grande discussão a respeito das provas se dá no sentido de se saber o que elas provam.

As provas são ainda hoje um método extremamente comum nas diferentes instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas, do fundamental ao superior. Normalmente as notas obtidas tendem a qualificar os alunos como "melhores" ou "piores". Seriam os alunos: ótimos, bons, regulares ou ruins ou então alunos A, B, C ou D.

Mas a grande discussão a respeito das provas se dá no sentido de se saber o que elas provam.

Provam inteligência, memória (devido a capacidade de decorar), provam um real aprendizado ou em alguns casos provam que certos alunos são eficazes em não serem pegos colando?

Dias de provas são tensos, alguns alunos têm dificuldades em lidar com a pressão, o que não significa que não sejam inteligentes, outros de fato não têm afinidade com certas matérias, mas têm inúmeras outras potencialidades e que talvez fossem melhor pecebidas com uma metodologia de avaliação que não fosse tão fria quanto uma folha de papel com tantas perguntas.

A escola não deve ser um ambiente estimulante? com regras sim, onde haja disciplina sim, mas não deve ser também um lugar onde se incentiva o desenvolvimento? Onde se alimenta a esperança?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Professores vamos valorizar nossos alunos, reconhecer que são portadores de conhecimento e auxiliá-los a demonstrar. Se sentindo valorizads talvez sejam menos desatentos e até menos violentos em alguns casos.

Alunos, seus professores são profissionais que estudaram e estudam muito para darem a vocês aulas de qualididade, vejam-os como parceiros para a sua história ser bem sucedida.

É preciso mudança de mentalidade! E isso por parte de todos os envolvidos no processo escolar.

A administração precisa estar aberta a novas possibilidades de avaliação, o professor precisa estar disposto a avaliar seus alunos de diferentes formas e ao longo do processo, e por sua vez os alunos precisam entender que sua estada na escola é algo valioso e que é preciso dar demonstrações de aprendizado e que não basta estudar pra prova.

Quem sabe assim, todos juntos, possamos dar uma prova de que a tão sonhada reforma educacional é possível e a partir de cada um de nós.

Licenciatura em História
Pós Graduação em História e Cultura Afrodescendente


Publicado por: Alessandra de Souza Rangel

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola