Topo
pesquisar

Linguagem, representação social.

Educação

diversas linguagens existentes, como surgiram, gramática...

A maior invenção humana certamente foi à linguagem. É por meio dela que representamos para o mundo o que somos, pensamos e agimos. Para isso podemos utilizar as diversas linguagens existentes: imagética, corporal, verbal, etc.
Entretanto, a principal e mais complexa das linguagens é a verbal, seja oral ou escrita. Seus elementos representam e estabelecem entre si a mesma ordem apresentada socialmente.

As palavras surgem por necessidade humana e, por necessidade humana, dividem-se morfologicamente (estudo das classes). Relacionam-se do mesmo modo que o homem se relaciona com o outro, com o mundo, consigo. O estudo da análise sintática comprova-nos essa teoria.

Os termos essenciais sujeito e predicado representam o homem e suas ações, sendo que o sujeito mesmo ausente estabelece a concordância do predicado que o completa, as ações do homem perpetuam-se e determinam sua vivência, sua herança social, e mesmo sendo ele ausente suas ações continuam a falar por ele.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nossas ações nos integram socialmente, nos liga ao outro, direta ou indiretamente. Os termos integrantes possuem: os verbos, que representam nossas ações; os complementos verbais, objeto direto ou indireto, aqueles a quem afetamos, direta ou indiretamente; e os complementos nominais, os que se ligam a quem nós afetamos e os modifica, determinam como são ou mesmo quem são.

E, por fim, os termos acessórios, representantes de tudo que é fútil, perecível, de tudo que podemos deixar para trás quando temos um objetivo, mas representante dos detalhes que nos diferenciam. São eles os adjuntos adnominais e adverbiais.
Logo, refletindo sobre as relações dos elementos da linguagem verbal percebemos a forma pela qual ela representa e explicita as relações sociais. Ou será mero acaso que a linguagem modifica-se com a mesma rapidez que modificam-se as relações humanas?


Publicado por: LEIDES DAIANA FREITAS FONSECA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola