Linguagem, representação social.
diversas linguagens existentes, como surgiram, gramática...O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A maior invenção humana certamente foi à linguagem. É por meio dela que representamos para o mundo o que somos, pensamos e agimos. Para isso podemos utilizar as diversas linguagens existentes: imagética, corporal, verbal, etc.
Entretanto, a principal e mais complexa das linguagens é a verbal, seja oral ou escrita. Seus elementos representam e estabelecem entre si a mesma ordem apresentada socialmente.
As palavras surgem por necessidade humana e, por necessidade humana, dividem-se morfologicamente (estudo das classes). Relacionam-se do mesmo modo que o homem se relaciona com o outro, com o mundo, consigo. O estudo da análise sintática comprova-nos essa teoria.
Os termos essenciais sujeito e predicado representam o homem e suas ações, sendo que o sujeito mesmo ausente estabelece a concordância do predicado que o completa, as ações do homem perpetuam-se e determinam sua vivência, sua herança social, e mesmo sendo ele ausente suas ações continuam a falar por ele.
Nossas ações nos integram socialmente, nos liga ao outro, direta ou indiretamente. Os termos integrantes possuem: os verbos, que representam nossas ações; os complementos verbais, objeto direto ou indireto, aqueles a quem afetamos, direta ou indiretamente; e os complementos nominais, os que se ligam a quem nós afetamos e os modifica, determinam como são ou mesmo quem são.
E, por fim, os termos acessórios, representantes de tudo que é fútil, perecível, de tudo que podemos deixar para trás quando temos um objetivo, mas representante dos detalhes que nos diferenciam. São eles os adjuntos adnominais e adverbiais.
Logo, refletindo sobre as relações dos elementos da linguagem verbal percebemos a forma pela qual ela representa e explicita as relações sociais. Ou será mero acaso que a linguagem modifica-se com a mesma rapidez que modificam-se as relações humanas?
Publicado por: LEIDES DAIANA FREITAS FONSECA
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.