Leitura se incentiva desde cedo
Incentivo a leitura, internet, crianças, como incentivar, o que não fazer, computador.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Podemos até constatar que o terceiro milênio seja mesmo a era da imagem atrelada à informática – e que isso muda definitivamente o comportamento e as expectativas das novas gerações. No entanto, se queremos que os adultos do futuro sejam pessoas criativas, sensíveis e desembaraçadas, temos que oferecer bons livros às crianças. É possível até que inventem maneiras mais dinâmicas de se ler, ou criem livros com material mais resistente à ação do tempo, mas o que importa é fazer deles passaportes certos para um vôo que pode repercutir a vida inteira.
Antes do computador, da internet e mesmo da televisão e do videocassete terem ocupado grande parte do interesse de adultos e crianças, os livros representavam as melhores referências de descobrimento do mundo. Cabe aí nesta concepção de mundo, tanto o real em que estamos inseridos, quanto o imaginário, onde buscamos muitos dos modelos de vida a seguir. Nos livros estão impressos os pensamentos e sentimentos mais universais da humanidade, traduzidos em comédias, tragédias, romances, poemas.
Somos autores e personagens numa mistura tão homogênea que é difícil distinguir quem é quem. Claro que alguns abençoados terminam sendo os escolhidos para colocar no papel tudo aquilo que muitos somente pensaram ou desejaram. Quando acabamos de ler uma obra é como se tivéssemos vivido, de certo modo, tudo o que ela se propôs a abordar. Afinal, a aprendizagem pessoal e coletiva se dá, em grande parte, através da transmissão de conhecimentos.
Algumas crianças, sabe-se lá por qual motivo, têm uma forte tendência a gostar de ler, ainda que sejam criadas em ambientes pouco favoráveis a este hábito. Estas buscarão por si próprias os livros, desenvolvendo cada vez mais o contato com eles. No entanto, elas não são, infelizmente, a maioria. Daí a necessidade do incentivo dos adultos, seja na família, na escola, nas associações de bairro, nos ambientes de trabalho, na igreja.
É claro que este tipo de incentivo é sempre mais autêntico quando parte de pessoas que também gostam de ler. Neste caso a criança recebe bem mais do que livros; recebe uma injeção de ânimo (aquela mesma que costumamos dar quando indicamos, cheios de entusiasmo, um bom filme a alguém). De qualquer forma, mesmo não fazendo parte desse rol de aficionados por leitura, os adultos podem incentivá-la levando as crianças a bibliotecas e livrarias como um programa tão comum quanto levá-las ao parque, ao cinema ou à sorveteria. Também é possível variar na escolha dos presentes que se dá aos filhos, sobrinhos e afilhados. Por que não presenteá-los, vez em quando, com um livro, em vez de somente brinquedos e roupas?
Se acreditamos que a leitura deva ser incentivada desde muito cedo, devemos perceber que jornais e revistas são formatos interessantes para ajudar neste processo. Um bom leitor se torna facilmente um bom articulador de idéias, além de desenvolver mais facilidade para escrever e se expressar.
Publicado por: Roberto D´arte
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