INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Importância da condução tecnológica junto ao processo ensino aprendizagem.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Introdução:
O uso das tecnologias é de grande valor junto ao contexto educacional, agregando dentro do processo ensino aprendizagem, haja vistas, que em pleno século XXI, já não é mais novidade para quase ninguém, ainda que lamentavelmente, muitos ainda não podem ter acessos, devido condições sociais e faltas de certas políticas públicas que abrigue a esses.
Objetivos:
Sem dúvidas, o objetivo é propor a importância da condução tecnológica junto ao processo ensino aprendizagem, com ações voltadas na aplicabilidade de métodos digitais que agreguem na construção do processo educacional de todos os sujeitos aluno. Veja a necessidade das tecnologias neste momento pandêmico.
Método:
Recortes de trabalho produzido durante o mestrado em Ciências da Educação, com apoio em pesquisas bibliográficas sobre a mesma temática, inteirando assim, fontes adjetivas e subjetivas concernente as questões tecnologicas aplicadas no processo educacional como um todo.
Resultados:
O uso de tecnologias e softwares, manifestará a utilidade do moderno, junto aos valores de conceitos e aplicabilidades de mais informação, tecnologia, e sucessivamente, mais qualidade e desenvoltura dinâmica dentro do processo educacional. Fato este que impulsinará ainda mais no quesito desenvolvimento sociocultural e cognitivo dos usuários desse sistema tecnologico no processo ensino aprendizagem.
Tereza Jordão registra que: O número de crianças que tem acesso ao computador e à internet vem crescendo, e a faixa etária também vem se ampliando. Antes, mais acessada pelos jovens, a internet, hoje, vem sendo utilizada de forma crescente por crianças de 6 a 11 anos. Estas crianças já nasceram ligadas às tecnologias digitais: com menos de 2 anos já têm acesso a fotos tiradas em câmeras digitais ou ao celular dos pais; aos 4 anos, já manipulam o mouse, olhando diretamente para a tela do computador; gostam de jogos, de movimento e cores; depois desta idade, já identificam os ícones e sabem o que clicar na tela, antes mesmo de aprender a ler e a escrever (JORDÃO, 2009, p. 10).
Assim sendo, nossas crianças contemporâneas, já nascem com um pé na tecnologia, e mesmo os que não nascem, é suma importância a aplicabilidade das mesmas, dentro do meio educacional, para fins de melhoramento e até, dinâmicas a mais para com os sujeitos alunos.
Tecnologia é mais uma possibilidade de ação educacional. Nesta era em que os estudantes criam páginas na web, animações, gráficos, vídeos, é visível a força da Arte e Tecnologia convertendo-se em um novo meio de linguagem. As novas tecnologias digitais enriquecem o desenvolvimento da capacidade de pensar, criar e participar de uma sociedade atual complexa que está em construção. (CARVALHO E NUNES, 2010, p. 01).
O software educacional é sem sombra de dúvidas, um programa super capaz de criar condições favoráveis de apoio aos processos diários das escolas como um todo, facilitando e simplificando no sentido da tomada de decisão. Com total capacidade de agregar em todos os setores da instituição educacional, liberando de burocracias e permitindo que foquem em questões estratégicas, estudo de metodologia de ensino e pedagógica como um todo e por todos!
Pensar na qualidade em software educacional é pensar, paralelamente, as questões de tecnologia, em Engenharia de Software, em Educação, em Psicologia, em Ciência Cognitiva. Para a elaboração de um software educacional de qualidade, entre outros profissionais, deve-se contar com uma equipe multidisciplinar envolvendo profissionais de informática, comunicação, professores de conteúdo, de didática e alunos. Cada um destes profissionais, em suas respectivas áreas, inclusive o aluno, possui seus próprios critérios de qualidade, o que exige, sobretudo, respeito mútuo entre uma e outra categoria. (CAMPOS, 2001, p 01).
Conclusão:
O uso das tecnologias e nesse caso, os famosos softwares, é sem dúvida, apoio e sustentação agregadora dentro do processo ensino aprendizagem. Conclui se ainda, mais políticas públicas em especial para com as instituições públicas de ensino desse país, para fins de redimir e ao mesmo tempo, dar mais condições estrutural tanto para professores, quanto para sujeitos alunos. Uma prova notada dessa falta de políticas públicas para esses fins, é o momento de pandemia em que vivemos, e em muitos casos, a falta de estrutura tecnológica é o grande problema para chegar até os alunos, conteúdos nos mais de cinco mil municípios brasileiros. Mas a luta nos acompanha por todos os educandos. “Porque é um ato de coragem, nunca de medo, o amor é compromisso com os homens. Onde quer que estejam estes, oprimidos, o ato de amor está em comprometer-se com sua causa. A causa de sua libertação. Mas este compromisso, porque é amoroso, é dialógico. [...] Se não amo o mundo, se não amo a vida, se não amo os homens, não me é possível o diálogo”. (FREIRE, 2011, p. 111).
Referências:
CAMPOS, Gilda Helena de. A qualidade em Software Educacional. Artigo UFRJ. Disponível em: < https://bit.ly/3ik3TQm>. Acesso em: 14 de março de 2021, p 01.
CARVALHO, Simone Woytecken. NUNES, Ana Luiza Ruschel. Arte e tecnologia na formação continuada de professores de artes visuais: uma proposta educacional inovadora. Faculdade de Artes de Paraná. 2010, p 01. Disponível em: . Acessado em: 14 de março de 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50ª. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011, p. 111.
JORDÃO. Tereza Cristina. A formação do professor para a educação em um mundo digital. IN: BRASIL, Ministério da Educação. Saldo para o futuro. Tecnologias digitais na educação. Ano XIX. Boletim 19. Nov.- dez, 2009, p. 10.
NERY, Delidio Pereira: Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Leonardo da Vinci - Graduado em História e Geografia pela Universidade Católica Claretiano - Graduado em Pedagogia pela Universidade Unigran - Graduado em Recursos Humanos pela Universidade Pitágoras - Graduando em História pela Universidade Federal de Goiás - Pós-graduado em História e Cultura do Brasil - Educação Especial e Inclusiva - Gestão de Pessoas e Liderança - Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica - Educação e Sociedade - Psicopedagogia.
Publicado por: Delidio Pereira Nery
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