A importância do trabalho interdisciplinar
A importância da interdisciplinaridade atualmente, como professores podem trabalhar em conjunto, como as matérias podem se integrar,...
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Nós professores , não podemos mais negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez mais nós professores temos que trabalhar em conjunto – professores de todas disciplinas sim do núcleo comum , por isso torna-se necessário o trabalho por projetos e integrando todas as disciplinas nesse projeto, por exemplo: elaborar um trabalho sobre a dengue , várias disciplinas poderiam integrar esse trabalho e contribuir para o desenvolvimento do mesmo , veja abaixo as contribuições de cada disciplina:
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Língua Portuguesa: produção textual sobre a doença, crítica, dissertação, confecção de relatórios, correção ortográfica;
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Matemática: levantamento de dados, pesquisas, incidência em percentual da doença, gráficos e tabelas demonstrando esses números;
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História: contexto histórico da doença – quando surgiu? Quem descobriu?
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Geografia: Elaboração de um mapa com legendas indicando os principais focos da doença nos estados;
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Artes: o desenho do mosquito, produção de peças teatrais;
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Inglês: tradução de textos, vocabulário;
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Ciências da Natureza / Biologia: Higiene, como detectar focos da doença, cuidados,formas de transmissão, nome cientifico da doença e do mosquito transmissor.
O Exemplo acima nos dá a clara visão da importância do trabalho interdisciplinar , temos que ter em mente que todas as disciplinas andam de mãos dadas – uma necessita da outra para o seu desenvolvimento – para resolvermos um problema matemático temos que saber ler e interpretar o problema para isso temos que saber interpretar textos, pontuar corretamente – é onde entra a Língua Portuguesa; em Biologia no conteúdo de genética no ensino médio temos que ter conhecimentos em porcentagens e probabilidades onde entra a disciplina de matemática; assim como em Geografia para elaborarmos mapas, gráficos e tabelas temos que ter conhecimentos matemáticos para trabalhar com escalas, sistemas de medidas, conhecimentos em porcentagens para saber interpretar tabelas e gráficos.
Dessa forma nós professores não podemos nossa disciplina como única, o processo ensino-aprendizagem não pode nem deve ser fragmentado como que cada disciplina fosse uma caixinha isolada , o processo é um todo e precisamos cada vez mais abrir nossa mente para esse fato, pois assim teremos alunos motivados em sala de aula.
Marcelo Beneti
Professor de Ensino Fundamental, Médio , Técnico nas disciplinas de Matemática , Geografia e Administração (profissionalizante).
Publicado por: Marcelo Beneti

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