A importância do trabalho interdisciplinar
A importância da interdisciplinaridade atualmente, como professores podem trabalhar em conjunto, como as matérias podem se integrar,...O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Nós professores , não podemos mais negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez mais nós professores temos que trabalhar em conjunto – professores de todas disciplinas sim do núcleo comum , por isso torna-se necessário o trabalho por projetos e integrando todas as disciplinas nesse projeto, por exemplo: elaborar um trabalho sobre a dengue , várias disciplinas poderiam integrar esse trabalho e contribuir para o desenvolvimento do mesmo , veja abaixo as contribuições de cada disciplina:
-
Língua Portuguesa: produção textual sobre a doença, crítica, dissertação, confecção de relatórios, correção ortográfica;
-
Matemática: levantamento de dados, pesquisas, incidência em percentual da doença, gráficos e tabelas demonstrando esses números;
-
História: contexto histórico da doença – quando surgiu? Quem descobriu?
-
Geografia: Elaboração de um mapa com legendas indicando os principais focos da doença nos estados;
-
Artes: o desenho do mosquito, produção de peças teatrais;
-
Inglês: tradução de textos, vocabulário;
-
Ciências da Natureza / Biologia: Higiene, como detectar focos da doença, cuidados,formas de transmissão, nome cientifico da doença e do mosquito transmissor.
O Exemplo acima nos dá a clara visão da importância do trabalho interdisciplinar , temos que ter em mente que todas as disciplinas andam de mãos dadas – uma necessita da outra para o seu desenvolvimento – para resolvermos um problema matemático temos que saber ler e interpretar o problema para isso temos que saber interpretar textos, pontuar corretamente – é onde entra a Língua Portuguesa; em Biologia no conteúdo de genética no ensino médio temos que ter conhecimentos em porcentagens e probabilidades onde entra a disciplina de matemática; assim como em Geografia para elaborarmos mapas, gráficos e tabelas temos que ter conhecimentos matemáticos para trabalhar com escalas, sistemas de medidas, conhecimentos em porcentagens para saber interpretar tabelas e gráficos.
Dessa forma nós professores não podemos nossa disciplina como única, o processo ensino-aprendizagem não pode nem deve ser fragmentado como que cada disciplina fosse uma caixinha isolada , o processo é um todo e precisamos cada vez mais abrir nossa mente para esse fato, pois assim teremos alunos motivados em sala de aula.
Marcelo Beneti
Professor de Ensino Fundamental, Médio , Técnico nas disciplinas de Matemática , Geografia e Administração (profissionalizante).
Publicado por: Marcelo Beneti
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.