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Contribuições da Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem

Novas percepções para reforçar o professor e a comunidade escolar a ter uma visão global e diferenciada da importância no desenvolvimento psicomotor da criança.

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RESUMO

As dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças em sala de aula vêm crescendo muito. Na realidade, muitas dessas dificuldades poderiam ser resolvidas e até evitadas precocemente se houvesse um olhar atento e qualificado no desenvolvimento psicomotor da criança. A Psicomotricidade existe para oportunizar às crianças condições de desenvolver capacidades básicas, aumentar seu potencial motor e utilizar o movimento para atingir aquisições, como as intelectuais, e assim ajudar a sanar estas dificuldades.

Este artigo visa mostrar a importância e a contribuição da psicomotricidade para o processo de aprendizagem, visto que a mesma leva a criança a ter noção de seu corpo, a concepção de espaço, a dominar seu tempo e lateralidade, a adquirir habitualmente a coordenação de seus gestos e movimentos, pré-requisitos para a aprendizagem da leitura, escrita e matemática. Assim, dificuldades no desenvolvimento psicomotor podem estar relacionadas às dificuldades também na aprendizagem.

Neste contexto, abordar novas percepções para reforçar o professor e a comunidade escolar a ter uma visão global e diferenciada da importância no desenvolvimento psicomotor da criança, fará com que compreendam que, algumas vezes, as falhas no processo de ensino aprendizagem, decorram de atrasos relacionados ao desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Diante disso, seria importante agir com objetivos que possam ser alcançados e trabalhar com atividades lúdicas que desenvolvam a estimulação psicomotora para desenvolver habilidades importantes que auxiliem a criança, proporcionando caminhos na superação das dificuldades que apresentar.

Palavras chaves: psicomotricidade, escola, aprendizagem, dificuldades de aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

A Psicomotricidade existe em tudo que é movimento, auxilia a desenvolver a motricidade e o desenvolvimento global nas crianças para que consigam dominar e constituir um corpo uniformemente desenvolvido. Manifesta múltiplos campos de atuação e hoje se encontra mediada pela interdisciplinaridade, considerando práticas fundamentadas nas concepções psicomotoras. Esta se torna importante, pois está ligada ao desenvolvimento do ser humano em todas as suas fases, e através do corpo em movimento se dirige ao ser em sua totalidade, em seus aspectos motores, emocionais, afetivos, intelectuais e expressivos, com o objetivo de atingir a ação educativa e assim desenvolver ações que ajudam o ser humano na aquisição do saber.

Portanto, questiona-se a defasagem no desenvolvimento motor e sua relação com as dificuldades de aprendizagem, assim como poder compreender como a Psicomotricidade pode beneficiar os alunos com tais dificuldades.

“A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio de sua relação com o mundo externo e interno, Está dividida em três campos distintos: reeducação psicomotora – que visa corrigir alterações no desenvolvimento psicomotor, tais como, equilíbrio, coordenação, dispraxia; terapia psicomotora – que se refere a todos os casos nos quais a dimensão afetiva ou reacional parece dominante na instalação inicial do transtorno; educação psicomotora – que visa desenvolver, na criança, a capacidade de criar, resolver e adaptar as tarefas realizadas, sem usar a imposição como método de educação”.

(Boato, 1996).

Deste modo, na comunidade educacional compete ao docente garantir o movimento, a se apropriar do saber de que a psicomotricidade no processo de aprendizagem é necessária e indissociável ao desenvolvimento, pois oportuniza aos alunos a desenvolverem capacidades básicas, utilizando o movimento e trabalhando toda a funcionalidade do indivíduo para atingir aquisições mais elaboradas, como as intelectuais e ajudando a sanar dificuldades.

Na escola, muitas vezes, o professor realiza seu trabalho de modo mecânico e automático, deixando de explorar o lúdico e os elementos que compõe a psicomotricidade, reduzindo os estímulos e o interesse dos alunos.

Propomos neste artigo apresentar a importância do trabalho psicomotor na prática do professor na sala de aula, trazendo concepções teóricas dentro da área em questão, e mostrar como o lúdico pode fazer parte do currículo de formação. Este tema busca chamar a atenção de todos os responsáveis pela aprendizagem de crianças e propor um novo olhar na prática pedagógica.

Pode-se dizer que a maioria dos problemas acontece devido ao descaso com a estimulação psicomotora, principalmente na primeira infância, e que nos dias de hoje as atividades recreativas tradicionais não estão sendo trabalhadas devido à influência da tecnologia. Portanto é necessário mostrar a importância psicomotora na criança em seu processo de construção de conhecimentos.

2 DESENVOLVIMENTO

Fonseca (1988) diz que “a psicomotricidade atualmente é concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação entre indivíduo e meio, na qual a consciência se forma e se materializa”. Ainda Fonseca (1988) vê o movimento como realização intencional, como expressão da personalidade e que, portanto, deve ser observado não tanto por aquilo que se vê e se executa, mas também por aquilo que representa e origina.

A importância da psicomotricidade é apresentada para buscar maior compreensão da necessidade de se trabalhar o corpo e a mente, de modo que a criança domine seus movimentos e melhore sua expressão corporal. Percebe-se então que a psicomotricidade deve ser trabalhada desde os primórdios de nossa existência, Fonseca (1996, p. 142) coloca que:

(...) alfabetizar a linguagem do corpo e só então caminhar para as aprendizagens triviais que mais não são que investimentos perceptivo-motor ligados por coordenadas espaços-temporais e correlacionados por melodias rítmicas de integração e resposta.

Através da psicomotricidade a criança passa por experiências e desenvolve sua individualidade, sua linguagem e socialização. Sendo assim, não há como pensarmos em aprendizagem se esta não estiver ligada ao movimento. Portanto, o conhecimento da criança do seu próprio corpo dará a ela condições de se situar no espaço, controlar o tempo e desenvolver habilidades e coordenação de gestos e movimentos que auxiliarão no processo de apropriação da leitura e escrita.

De acordo com De Meur & Staes (1984) o intelecto se constrói a partir da atividade física, portanto as funções motoras (movimento) não podem ser separadas do desenvolvimento intelectual (memória, atenção, raciocínio) nem da afetividade (emoções e sentimentos). Para que a aprendizagem se processe adequadamente, é indispensável o domínio de habilidades da manifestação psicomotora. Sendo que a Psicomotricidade trabalha a criança em sua totalidade compreendendo seus aspectos motores, emocionais e intelectuais, ela pode contribuir para o processo de aprendizagem das mesmas.

É de grande importância analisar a psicomotricidade como parte integrante do processo de aprendizagem, uma vez que cresce a cada dia o índice de alunos com dificuldades de aprendizagem.

A educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na pré-escola. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares; leva a criança a tomar consciência de eu corpo, da lateralidade, a situação no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habilidades de coordenação de  seus gestos e movimentos (Oliveira, 1997:35).

Mora (2004) evidencia que durante o processo de ensino e aprendizagem, são utilizados alguns elementos básicos da psicomotricidade, dentre eles os mais utilizados: lateralidade, orientação espacial e temporal, esquema corporal e coordenação motora. Esses elementos auxiliam para um bom desenvolvimento da aprendizagem, sendo que, se a criança tiver um déficit em um deles, poderá ter significativas dificuldades na aquisição da linguagem verbal e escrita, além de direcionamento errado das grafias, trocas e omissão de letras, ordenação de sílabas e palavras, dificuldades no pensamento abstrato e lógico entre outros.

Os problemas de aprendizagem mantêm estreitas relações com os distúrbios psicomotores, a partir de sua formação, história, concepção filosófica e até mesmo linha metodológica em determinada época. O desenvolvimento e estímulo dos elementos básicos da psicomotricidade constituem-se como pré-requisitos da aprendizagem que poderá ajudar na resolução de problemas ligados às dificuldades de aprendizagem.

Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”. A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses. A educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio-motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.

A psicomotricidade dentro da intervenção pedagógica exerce grande influência na vida da criança estimulando-a a conhecer-se como um ser integral, favorecendo assim o seu desenvolvimento e sua aquisição de conhecimentos, possibilitando novos caminhos para a superação de dificuldades de aprendizagem e discutindo para isso a relação entre o psicomotor e os processos de aprendizagem, com possibilidades de avançar na superação destes problemas.

A criança necessita de estímulos a todo o momento, para levar adiante o seu desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. Ela se desenvolverá de acordo com os estímulos que receber e a cada aprendizagem, a criança se aprimora para uma abordagem mais elaborada e dinâmica.

3 CONCLUSÃO

A criança, em seus primeiros anos de vida, adquire conhecimentos através da busca por novas experiências. Este artigo faz refletir sobre a importância da Psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem e procura contribuir com seus benefícios para minimizar as dificuldades de aprendizagem, pois é através do seu corpo que a criança percebe o mundo a sua volta e que seu desenvolvimento é estabelecido por meio das trocas que ela realiza com o meio. A educação psicomotora é um instrumento auxiliador neste processo, pois desenvolve os aspectos motor, psicossocial e afetivo.

Atualmente os problemas de aprendizagem constituem uma grande preocupação dentro das instituições escolares, portanto se faz necessário que todos que estão envolvidos neste processo sejam leitores e pesquisadores para poder entender melhor os fatores que estão influenciando a maioria das dificuldades e como podem ser trabalhados de forma a minimizá-los no dia a dia escolar.

Para tanto, a escola também precisa recorrer a um trabalho interdisciplinar com auxílio de profissionais que trabalhando juntos possam estruturar ações, estratégias e intervenções que venham contribuir como solução para diminuir os problemas de aprendizagem, pois o aluno é sujeito de transformação e de aquisição de aprendizagens.

A psicomotricidade no desenvolvimento da criança contribui para melhorar a coordenação motora, tarefas de praxia global e fina, que por sua vez ajudará na aprendizagem da leitura, escrita, concentração e raciocínio lógico. Para isso, precisa ser estimulado em seu psicomotor, respeitando-se a individualidade de cada um como ser único, e permitindo a autonomia de forma que respeite as diferenças individuais e possibilite a esta criança alcançar a autonomia. E para que isso ocorra é importante que ela vivencie experiências diversas no processo do seu desenvolvimento, onde o educador precisa criar condições para que desenvolvam suas capacidades num todo.

Concluímos que na psicomotricidade existe uma relação entre motricidade e afetividade, e que não devemos considerar apenas que são exercícios estimuladores e isolados, mas sim ter em mente uma ação capaz de proporcionar estímulos para o desenvolvimento saudável da vida intelectual e emocional da criança.

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COSTA, Auredite Cardoso. Psicopedagogia e Psicomotricidade: pontos de intersecção nas dificuldades de aprendizagem. Petrópolis. Editora Vozes, 3º ed., 2003.

FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre.  Artmed, 2008.

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade. São Paulo. Ed. Martins Fontes, 2º ed., 1988.

GIANCATERINO, Roberto. A influência da Psicomotricidade na Educação. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-influencia-psicomotricidade-na-alfabetizacao.htm Acesso em 19 de junho de 2018.

GROSS, Helena. Psicomotricidade: identificando novos paradigmas e sua colaboração no processo de desenvolvimento infantil. Disponível em:https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/psicomotricidade-identificando-novos-paradigmas-sua-colaboracao.htm. Acesso em 19 de junho de 2018.

MARINHO, Herminia R.B; JUNIOR, Moacir A. de M.; FILHO, Nei A. Salles; FINCK, Silvia C.M. Pedagogia do movimento: Universo Lúdico e psicomotricidade. Curitiba. Intersaberes, 2012. 1º edição.

SAMONEK, Sonale L.; SIKORSKI, Caroline; GUIMARÃES, Débora P.; LAZIER-LEÃO, Tatyannne R.; JUNIOR, Cleber M. L.; DA SILVA, Dileize V. A importância da psicomotricidade na superação das dificuldades de aprendizagem. Disponível em: https://www.psicopedagogia.com.br/index.php/3354-a-importancia-da-psicomotricidade-na-superacao-das-dificuldades-de-aprendizagem. Acesso em 19 de junho de 2018.

Por Cinara L. Z. Gozzi,

Eliane M. Chemello e

Vanessa C. Maurina


Publicado por: Cinara Zucco Gozzi

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