Topo
pesquisar

Como orientar os seus filhos sobre drogas

Educação

Veja dicas de como abordar o tema "Drogas" com o seu filho!

educação inicia em casa, no seio da família, porém, em meio a esta onda de inversão de valores, onde o feio "parece" ser bonito e o errado "parece" ser o certo, atitudes sensatas estão sendo pouco a pouco passadas para trás...

Pais, tomem cuidado! Prestem bem atenção!

Oriente seus filhos sobre as drogas.

Estar presente nem sempre significa estar ao lado.

Na correria do dia a dia, os pais têm cada vez menos tempo para estarem ao lado dos seus filhos, mas isto não os impede de estarem presentes na vida deles.

Família - Comportamentos errôneos:

- Não criarem diálogos sobre o assunto, desejando desta forma, inibirem constrangimentos ou por acreditarem estar despertando o interesse e curiosidade ao uso das drogas, caso venham a discutir sobre este assunto com naturalidade.

- Transferirem aos professores a educação dos seus filhos, desconsiderando a realidade de que a educação deve iniciar em casa - no seio da família.

Dicas para melhor orientar os seus filhos:

- Converse sempre com os seus filhos sobre todos os assuntos. Isto lhes dará maior segurança e liberdade quando o assunto abordado for as drogas. - Em dias corridos, esforce-se para fazer ao menos uma refeição com seus filhos e não abra mão disto aos finais de semana e feriados. Hora da refeição costuma render conversas descontraídas e despretensiosas, o que lhe ajudará a conhecer melhor a sua cria e aproximar-se cada vez mais do seu mundo.

- Estejam atentos às amizades dos seus filhos. Para isto, procure conhecer as pessoas que mais se relacionam com os seus filhos. Traga-os para perto.

- Caso o seu filho se relacione com algum usuário de droga, mostre a ele quais os riscos ele irá correr considerando o risco x benefício desta amizade, baseando-se no velho ditado popular: "Diga com quem andas e lhe mostrarei quem és!" É melhor separar o joio do trigo. Ensine-o a respeitar a todos, mas manter a distância de alguns!.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Converse muito, mas antes de tudo, seja você mesmo o exemplo!

- Estejam atentos às mudanças no comportamento dos seus filhos: Irritação por motivos banais, agressividade, sonolência e baixo desempenho nos estudos, pode indicar uma fase ruim ou pode ser também um termômetro indicador do uso de drogas.

O que dizer sobre as drogas:

- Os nossos filhos às vezes fazem perguntas diretas sobre drogas. É preciso estar preparado às respostas.

- Numa conversa aberta, informe aos seus filhos os tipos de drogas mais comuns, suas reações e os seus malefícios, para isto pesquise antes sobre o assunto.

A família - como base na educação, deve, através de uma orientação segura,  criar a condição necessária para que o adolescente se torne imune aos assédios de maus amigos e traficantes.

- O trabalho de conscientização sobre as drogas deve ter início na pré-adolescência, pois é nesta fase que os traficantes (cruelmente) estão levando para o mundo das drogas crianças de 9 anos de idade, sem dó nem piedade. Então, temos que nos antecipar ao problema! Prevenção, já!

Como dizer:

- Para maiores esclarecimentos, adquira ferramentas que possam te auxiliar: filmes documentários e livros - use-os como materiais de apoio.

- Atualmente, o adolescente é bombardeado de informações  externas sobre drogas. Este é um assunto que normalmente instiga a curiosidade, portanto, é importante que a maior fonte de informações seja canalizada na família, garantindo assim, conceitos claros e sadios, levando-os à plena conscientização dos malefícios causados pelas drogas.

- Aprenda a respeitar o espaço dos seus filhos, mas faça-os conhecer os limites e as regras.

- Ame, ame muito os seus filhos e demonstre claramente o seu amor.

O amor ainda é o melhor remédio e a melhor orientação que os seus filhos podem ter.


Publicado por: Ana de Souza Soares

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola