Como lidar com as diversidades linguísticas dentro da escola
Clique e confira como lidar com as diversidades linguísticas dentro da escola.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
APRESENTAÇÃO
O projeto demostra a importância de compreender e aceitar as diferenças lingüística dentro de sala de aula, como um ponto de partida para uma nova era de ensino-aprendizagem que vise a inclusão real dessa cultura, e não mais concepções arraigadas de preconceitos sobre ela.
Lidar com a grande variedade lingüística é uma das maiores dificuldades do ser humano. Ao se descobrir as diversidades, em muitas ocasiões, manifestam-se a tensão, a intolerância e, principalmente, o preconceito que define diferenças como uma porta negativa sem fundamentos para com as diferenças manifestadas nas várias dimensões da vida humana. A falta de valorização das diversidades lingüísticas contribui para a confirmação do preconceito lingüístico.
Participarão diretamente desse projeto todos os alunos da escola e os professores, o corpo administrativo escolar e os pais e a comunidade, serão feitas reuniões tratando das variedades lingüísticas presentes na nossa sociedade, propondo ações para serem trabalhas e conscientizadas.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O estudo aqui desenvolvido a luz de pesquisas bibliografias é fundamentado em opiniões e ponto de vista de teóricos como: Marcos Bagno, Willian Labov, Michael Stubbs, estes tem se dedicado à discussão e ao estudo do preconceito em relação as diversidades lingüísticas.
JUSTIFICATIVA
Existe hoje, dentro da escola um grande preconceito lingüístico por parte de alunos e professores para com aqueles que utilizam outras variedades lingüísticas que não a padrão. Esse preconceito leva à discriminação, gerando problemas de interação entre os alunos e entre alunos e professores, fazendo com que a sala de aula venha a tornar-se local de exclusão social. Pensando nesse problema este projeto será realizado na tentativa de resgatar os valores das diferentes culturas, sobretudo, no que se refere à linguagem oral e escrita, pois dessa forma o preconceito lingüístico será superado, e a valorização cultural, assim como o respeito as diferenças será uma prática no ambiente escolar.
OBJETIVOS
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Objetivos geral: Proporcionar ao educando a oportunidade de conhecer culturas e tradições diferentes, propiciando a estes a oportunidade de conhecer as variedades da língua materna, valorizando cada uma delas e combatendo o preconceito que existe contra as formas populares em oposição às formas utilizadas por grupos socialmente prestigiados.
Objetivos Específicos
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Desenvolver o respeito mútuo, a solidariedade, o espírito crítico, o diálogo e compreensão entre as diferentes culturas;
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Compreender que a língua é constituída por variações lingüísticas, e que estas devem ser respeitadas de acordo com as situações de produção;
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Superar a discriminação relacionada as diferentes formas de falar do povo brasileiro por meio de atividades de interação prazerosa.
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Discutir os reflexos do preconceito lingüístico na sociedade brasileira;
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Informar os educando a respeito da existência do preconceito lingüístico dentro e fora da sala de aula;
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Despertar no educando a consciência crítica a respeito da necessidade de combater o preconceito lingüístico.
METODOLOGIA
A metodologia aplicada durante o processo de construção do projeto será diversificada, buscando a conscientização do tema abordado, a criatividade e a motivação, garantindo um maior envolvimento de professores e alunos nas ações propostas, como a apresentação de temáticas e suas discussão com os alunos fazendo levantamento de conhecimentos prévio que eles tem sobre o assunto, pesquisas sobre o tema, exibição de slides, filmes etc.
RECURSOS
HUMANOS: Professores e alunos
DIDÁTICOS: Lousa, giz e apagador, papel, cartolina, fita adesiva, pincel e tesoura, livros, revistas, jornais e vídeo, TV e aparelho de som etc.
RESULTADOS ESPERADOS
Pelos objetivos propostos nesse projeto esperamos em seu resultado final oportunizar aos envolvidos um olhar mais atento e cauteloso sobre as diversidades da nossa comunidade e que adquiram de forma proveitosos nossos ensinamentos, valorizando e respeitando a sua comunidade, sua cultura, e que isso seja uma condição para que a escola possa fazer parte do contexto sócio-cultural dos seus alunos, procurando, assim, desenvolver habilidades que irão ao encontro da pluralidade cultural do país, promovendo a interação entre educador-alunos-aluno-aluno, a escola, amenizando e (se possível eliminando) o preconceito lingüístico existente na escola observada.
REFERÊNCIAS
BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. 51. Ed. São Paulo: Loyola, 2009
LABOV, William. Modelos Sociolinguisticos, Madrid: Ediciones Catedral. 1983. Traducíon de José Minguel Herraras.
Publicado por: Maria Ozanila dos Santos
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