As funções do tutor on-line
As funções do tutor on-line, “Tutoria em Educação a Distância”, “O papel do professor em contextos de ensino on-line: problemas e virtualidades”, Tecnologias de Informação e Comunicação, o papel da mediação do tutor.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
As autoras Jaeger e Accorssi, em seu artigo “Tutoria em Educação a Distância”, apresentam a tutoria como um recurso humano que deve ser repensado. Inicialmente o tutor assume um papel de apoio docente, também propositor de um espaço interativo, esclarecedor de dúvidas e gerenciador das atividades promovidas; posteriormente, surge num espaço comprometido com suas potencialidades, o conhecimento se dá em um espaço global, provocando uma visão holística acerca da reciprocidade com outras áreas de conhecimento e por fim, é considerado como o propulsor da EAD consistente, de qualidade, “capaz de disseminar os pressupostos da educação a distância”. Portanto, assume responsabilidades ao que se refere a construções coletivas, interatividade, seleção dos materiais, preparação das aulas diante da sua realidade, tendo caráter emergente.
Segundo as mesmas, “é necessário que a pessoa apresente algumas características importantes, tais como: dinamismo, visão crítica e global, responsabilidade, capacidade para lidar com situações novas e inesperadas e saber trabalhar em equipe”.
No artigo de Lina Morgado, “O papel do professor em contextos de ensino on-line: problemas e virtualidades”, as TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) “vêm colocar novas questões e exigir um reposicionamento de perspectivas, tanto no campo do ensino superior como no do ensino a distância, criando mesmo novas necessidades na educação e na formação dos indivíduos para o século XXI”.
Lina Morgado apresenta aspectos críticos sobre o ensino on-line, os quais foram baseados nos estudos feitos em Palloff & Pratt, Fullmer-Umari e Salmon: a dimensão do grupo em relação com os objetivos do curso, gerando dificuldade no gerenciamento do professor; o tempo quer pedagógico ao que se refere seu aproveitamento; a comunicação num ambiente assíncrono, requerendo um espaço planejado e a efetivação de uma comunidade de aprendizagem comprometida com uma abordagem construtivista.
Os pontos levantados acima fundamentam a construção de um cenário interativo e colaborativo ao que se refere à aprendizagem, caracterizando o professor como emergente nesse processo de consolidação do ensino on-line.
A autora menciona fatores de grande importância para construção de um contexto de aprendizagem na EAD, tais como: visibilidade, feedback, materiais e permanência, logo gerenciado pelo professor.
O primeiro artigo descreve o tutor com uma postura emergente na defesa das concepções atuais sobre a EAD, um novo fazer educacional e no segundo, o professor diante de impasses em contextos de ensino on-line, apontando a tecnologia como meio as suas potencialidade e virtualidades.
Portanto, o papel da mediação do tutor é resignificar sua prática independentemente do modelo de ensino on-line. Diante do questionamento que autora coloca “Se o verdadeiro potencial do ensino online se fundamenta na interação que possibilita e na aprendizagem colaborativa, então, que tipo de mudanças se perspectivam ao professor em contexto virtual?” como ressignificar suas competências já conhecidas e com significados descritos?
Referências bibliográficas
[1] JAEGER, Fernanda Piires. e ACCORSSI, Aline. Tutoria em Educação a Distância. Disponível em: <http://www2.abed.org.br>. Acesso em: 03 mar. 2007.
[2] MORGADO, Lina. O papel do professor em contextos de ensino on-line: problemas e virtualidades. In: Discursos. Série, 3. Universidade Aberta, 2001. p. 125-138. Disponível em: <http://www.univab.pt/~lmorgado/Documentos/tutoria.pdf>.
Acesso em: 19 fev. 2007.
Publicado por: RODINEY MARCELO BRAGA DOS SANTOS
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.