Aprendendo com a Terra
As atividades ligadas ao solo constitui uma forma de aprendizado saudável e criativo, assim como o contato com as coisas da natureza.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
As atividades ligadas ao solo tais como, remexer a terra, arrancar mato, podar e regar constitui uma forma de aprendizado saudável e criativo, assim como o contato com as coisas da natureza, neste artigo abordarei diferentes possibilidades de trabalhar o uso da Horta Pedagogicamente.
Para termos um bom desempenho trabalhando em uma Horta Pedagógica, parte da iniciativa do professor, desenvolver nos alunos o comprometimento sobre o ambiente que nos cerca, responsabilidade e atitude de cada um, gerando processos ricos e contextualizados, sendo assim uma horta pode ser um precioso instrumento educativo.
No primeiro momento irá aparecer várias dúvidas por abordar um novo trabalho, sendo que na prática os conteúdos vistos na maioria das vezes em livros didáticos. É nesse espaço de tempo que surge a oportunidade de coletar as curiosidades dos alunos, montar um questionario e utilizar como ferramenta de pesquisa. Dessa forma provem uma ligação entre a Sala de Informática e a Horta Pedagógica.
Quando o professor organiza os alunos em grupo de trabalho na horta, tendo atividades diferenciadas para cada um, como por exemplo: uma equipe prepara os canteiros para receber as sementes, outros às rega ou retiram as ervas daninhas.
Os alunos aprendem na prática temas como nutrientes do solo, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento das plantas a vidas dos insetos e medidas de áreas.
Para Gadotti uma horta é um microcosmo de todo o mundo natural, nele encontramos formas de vida, recursos de vida e processos de vida. Ela nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, criatividade, adaptação da transformação e da renovação.
“O professor que
desperta entusiasmo em seus alunos
conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados,
por mais corretos que sejam,
pode obter”
John Dewey
O apoio da equipe gestora nos possibilita desenvolver nosso trabalho pedagógico de forma autonoma e segura porque parte do esforço do professor realizar um trabalho diferenciado, rasgando o veu que se oculta a ideia de que aula para ser boa tem que ser em sala.
Diante do que foi mencionado quando se tem o compromisso e responsabilidade de fazer algo acontecer juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.
Referências Bibliográficas
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um Sonho Ensinar e Aprender com Sentido, Feevale, Novo Humburgo RS, 2003
Náuria Miknov é Pedagoga e Pós-graduada em Linguística, atualmente leciona na EE Artur Ramos na Cidade de Jaciara MT.
O trabalho Aprendendo com a Terra de Náuria Miknov do Nascimentos foi licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em http://migre.me/aVjTJ.
Publicado por: Náuria Miknov do Nascimento
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.