Whatsapp

A sociedade da informação

Educação

Breve análise sobre a sociedade da informação.

Sociedade da Informação é um termo que surgiu no século XX, no momento em que a tecnologia teve grandes avanços. Após o "boom" das telecomunicações e informática na década de 1970, a sociedade apresentou novas condições para o processamento de informação.

Na década de 1990, os debates se aprofundam e surge o termo "sociedade do conhecimento" como uma alternativa ao termo "sociedade da informação". De toda forma, os tomadores de decisões em todo o mundo notaram que a informação estava desempenhando um papel cada vez mais central na vida social, cultural e política.

Tendo como objetivo promover a inovação tecnológica, a sociedade da informação visa tornar os processos de comunicação mais ágeis e eficientes para auxiliar no desenvolvimento das organizações e instituições de ensino unindo pesquisa e informação.

A informação assume atualmente uma importância crescente, sendo um diferencial de sucesso, pois o turbilhão de acontecimentos externos obriga as organizações a enfrentar novas situações, onde a informação torna-se fundamental para a descoberta e introdução de novas tecnologias, bem como para explorar as oportunidades.

A sociedade da informação traz consigo certos benefícios culturais, sociais, econômicos e, acima de tudo, liberdade de expressão e comunicação.

Surgida no contexto da pós-modernidade, a sociedade da informação é essencialmente informática e comunicacional, constituída principalmente pelos avanços da microeletrônica, optoeletrônica e multimídia. Adquirir, armazenar, processar e disseminar informações são as metas básicas do novo sistema.

Os principais desafios à compreensão e à ação social e política apresentados pela chamada "sociedade da informação" dizem respeito a novas instabilidades e incertezas. Essas instabilidades criam, por um lado, insegurança ocupacional, econômica, financeira, política e social.

A internet democratizou a informação fazendo com que a sociedade se informe e participe das questões ambientais. A interação entre a sociedade e a tecnologia resulta em sites, como o da Avaaz, onde é possível observar a relação entre a sociedade e a tecnologia visando, assim, à proteção ambiental e a sustentabilidade.

É comum o conceito de sociedade do conhecimento ser confundido com o conceito de sociedade de informação, porém a diferença é grande, porque não podemos dizer que informação seja conhecimento. Uma informação deve ser analisada, compreendida e depois validada ou pelo menos aceita como hipótese.

O termo 'informação' é descrito como os dados estruturados, organizados e processados, apresentados dentro do contexto, o que o torna relevante e útil para a pessoa que o deseja. Dados significa fatos e números brutos relativos a pessoas, lugares ou qualquer outra coisa, que é expressa na forma de números, letras ou símbolos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conhecimento significa a familiaridade e consciência de uma pessoa, lugar, eventos, ideias, questões, maneiras de fazer as coisas ou qualquer outra coisa, que é reunida através da aprendizagem, percepção ou descoberta. É o estado de conhecer algo com conhecimento através da compreensão de conceitos, estudo e experiência.

Informação significa dados processados ​​sobre alguém ou alguma coisa, enquanto o conhecimento refere-se a informações úteis obtidas através da aprendizagem e da experiência.

A informação serve para divulgação/compartilhamento e assimilação de conhecimentos, emoções e intensões. A capacidade de processar informações e transmiti-la entre os seus semelhantes é o que distingue o homem dos outros seres habitantes da Terra.

É extremamente importante ao gestor ter as informações necessárias sobre o que necessita decidir, diminuindo dessa forma a possibilidade de erros, e consequentemente, deixando a organização bastante competitiva. A informação na quantidade adequada reduz as incertezas geradas durante o processo decisório.

A informação é responsável por diversas coisas na sociedade como religião, cultura, ciência, política, economia e muitos outros. A informação é uma das maiores formas de obtenção de conhecimento, através de dados e a tecnologia. Por conta dela, temos mais facilidade de aprendizado e tempo disponível.

É desejável promover a sociedade da informação porque o novo paradigma oferece a perspectiva de avanços significativos para a vida individual e coletiva, elevando o patamar dos conhecimentos gerados e utilizados na sociedade, oferecendo o estímulo para constante aprendizagem e mudança, facilitando a salvaguarda da diversidade e deslocando o eixo da atividade econômica em direção mais condizente com o respeito ao meio ambiente.

Referências bibliográficas

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GADOTTI, M. Informação, conhecimento e sociedade em rede: que potencialidades? In: Revista Educação, Sociedade e Culturas, n.º 23, 2005. p.43-57. Acesso em:. Acesso em: 14 mar 2021.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34,1999.

TAKAHASHI, T. (org.). Livro verde da Sociedade da Informação no Brasil. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia,2000. 


Publicado por: Benigno Núñez Novo

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.