A importância da leitura e da escrita na educação básica
Como os educadores podem despertar o interesse pela leitura utilizando variados recursos e aplicando metodologias inovadoras.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Graduação em LETRAS da Universidade Luterana Brasileira –ULBRA /POLO BELEM /PA
“Pesquisar é questionar, é relacionar teoria e pratica num movimento de busca da competência e da inovação”.
Maria Fani Sheibel
sumario
Introdução................................................................5
1 Hipótese ...............................................................6
3. Objetivos .................................................................7
3.1. Objetivos gerais...................................................7
3.2. Objetivos específicos.............................................7
4.1. Justificativa ............................................................8
5.1. Metodologias .........................................................9
6. Recursos...............................................................10
6.1. Recursos financeiros...........................................10
6.2. Recursos institucionais.......................................10
7.1. Referências Bibliográficas..................................11
7.2. Referências bibliográficas...................................11
introdução
1.1. A importância da leitura e escrita na educação de forma lúdica e investigante é o assunto de nossa pesquisa, visando as dificuldades dos educadores em despertar o interesse pela leitura é que propomos formas de melhoria na educação utilizando os mais variados recursos e aplicando metodologias inovadoras como Mídia de Chocolate produzido por Inês Silvia Sampaio, Andréia Pinheiro Cavalcante e Alessandra Alcântara , entre outros.
hipotese
2.1. Partindo da realidade sócio cultural dos educandos em relação ao processo ensino e aprendizagem, verificamos que é necessário repensarmos na educação do futuro como formação do conhecimento e não apenas como informação. Partindo dessa realidade, consideramos imprescindível elaborar este projeto, com a intenção de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pela leitura.
objetivos
objetivo geral
_Formar sujeitos incansáveis do conhecimento num processo de formação das futuras gerações.
objetivos específicos
_ Despertar o prazer pela leitura através de diversas fontes bibliográficas.
_ Contribuir para a reflexão crítica no processo de socialização, através da interação família e escola.
_ Potencializar o processo de leitura com relação a educação e multimídias.
_ Transformar a simples informação em interesse pelo conhecimento, formando cidadãos preparados para a ciência tecnológica.
justificativa
4.1. À medida que a humanidade evolui, os desafios tornam-se cada vez mais difíceis, e como não poderia deixar de ser, essa evolução depende muito do desenvolvimento da educação, portanto devemos buscar cada vez mais ferramentas capazes de nos colocar na vanguarda das soluções, é por esse motivo que propomos as mais variadas formas de explorações textuais na relação ensino e aprendizagem como instrumento de apoio a tecnologia do futuro.
metodologia
Este projeto poderá ser realizado em qualquer área do conhecimento de forma sistematizada e contínua, ao longo do ano letivo, pois entendemos que desenvolver o gosto pela leitura, é um processo lento e deve ser trabalhado interativamente com as demais disciplinas curriculares como também a colaboração familiar e da direção da escola, centrado em um apoio cultural e político vinculado com diversos ambientes interativos e científicos, como os de universidades e prefeitura local para que possa ampliar as formas e recursos econômicos contribuindo assim, para a transformação da informação em grandes descobertas e conhecimentos e estimulando infinitamente seres pensantes.
6.recursos
6.1- Financeiros: Todos os recursos utilizados para elaboração do projeto foram de natureza pessoal.
6.2. Institucionais: Pesquisas através da internet _ Bibliotecas virtuais.
7.bibliografia
7.1. Livros de acesso a bibliotecas virtuais:
ARAÚJO, João Batista, OLIVEIRA.Tecnologia Educacional:teorias da educação.
GARCIA,Walter E.,Educadores Brasileiros do século XX.2005
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES.Comunicação e educação.USP-2000
SANTOS, Edmeia, ALVES,Elynn,Praticas pedagogicas e tecnologias digitais.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, Educação em questão. 1987
THUMS, Jorge,Acesso a realidade 3° edição –– editora ULBRA
SCHEIBEL, Maria Fan, VAISZ, Mariice Langaro. Artigo científico -Percorrendo caminhos para sua elaboração
SAMPAIO,Ines Silva, CAVALCANTE, Andreia,ALCANTARA Alessandra, Midia de chocolate – Estudos sobre a relação infância,adolescência e comunicação .
7.2. Acesso sites internet:
http://www.monografia.net/abnt/index.htm#INTRODUÇÃO
http://www.focca.com.br/cac/textocac/Estudo_Caso.htm
Publicado por: Luciane da Silva de Oliveira
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.