Whatsapp

Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas - Informações das modalidades, conceitos, exemplos e objetivos das atividades descritas

Educação Física

Análise sobre exemplos e objetivos das modalidades de ginásticas, atividades rítmicas e expressivas.

Introdução

A modalidade de ginástica é uma área na atualidade, com estudos acadêmicos crescentes e de melhor qualidade. No entanto, ainda pouco presente nos planejamentos e nas "quadras" da Educação Física escolar e, com mais presença nas academias e clubes. Assim, ao considerar o universo da Ginástica, trazemos aqui breve resumo dos conceitos e tipos de ginástica existentes, distinguindo suas características, fundamentos e objetivos, identificando seus contextos de prática.

1) Tipos de modalidades / conteúdos: Esportes e Performance

Conceito / definição

É a modalidade de ginástica que visa o alto rendimento, ao pódio e a alta performance do praticante. Reúne todas as modalidades competitivas.

Exemplo de atividade ou atuação

Artística, rítmica desportiva, acrobática, aeróbica, roda ginástica, trampolim acrobático, tumbling, mini-trampolim.

Objetivos esperados com a prática desta atividade

É organizada por uma federação e está voltada para a performance como um esporte, pautada em desempenho, resultados e pódio.

2) Tipos de modalidades / conteúdos: Ginástica de Academia

Conceito / definição

Consiste em um conjunto organizado de movimentos ginásticos, com propósito de moldar o corpo e dar aos praticantes hábitos mais saudáveis.

Exemplo de atividade ou atuação

Step, aeroboxe, body pump, musculação e circuitos funcionais.

Objetivos esperados com a prática desta atividade

Tem por objetivo atingir os resultados satisfatórios através da repetição e progressão constantes.

3) Tipos de modalidades / conteúdos: Ginástica laboral

Conceito/definição

Coletânea de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente.

Exemplo de atividade ou atuação

Além dos exercícios físicos, consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações.

Objetivos esperados com a prática desta atividade

Objetiva a promoção de saúde dos funcionários, evitando lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

4) Tipos de modalidades / conteúdos: Ginásticas de Condicionamento Físico / Fitness

Conceito/definição

Aqui estão incluídas todas as modalidades que têm por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física do indivíduo normal e/ ou do atleta.

Exemplo de atividade ou atuação

Práticas sistematizadas de exercícios e variações de atividades de ginástica localizada, aeróbicas, musculação, step dentre outras.

Objetivos esperados com a prática desta atividade

Os exercícios priorizam séries para cada segmento muscular ou pelos segmentos articulares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5) Tipos de modalidades / conteúdos: Lazer e Recreação

Conceito / definição

É representante desse grupo a ginástica geral, cuja principal característica é a não competitividade. 

Exemplo de atividade ou atuação

Engloba qualquer modalidade gímnica com objetivo demonstrativo de lazer e recreação.

Objetivos esperados com a prática desta atividade

A função principal é a interação social entre os participantes. O objetivo prioritário não é a competição e sim a participação (a demonstração).

6) Tipos de modalidades / conteúdos: Reabilitação

Conceito/definição

Responsáveis pela utilização do exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças.

Exemplo de atividade ou atuação

Reeducação postural global; cinesioterapia; isostrechting; mobilização passiva, activa ou activa assistida; exercícios de reforço ou coordenação pós-operatório ou traumático; reeducação motora e manipulação.

Objetivos esperados com a prática desta atividade

Tem por propósito reabilitar e tratar o indivíduo afetado em suas funcionalidades. Realiza a recuperação das funções perdidas devido a um evento traumático ou uma patologia ortopédica.

Referências:

COSTA, A. C. P.; TORRE, M. C. de M. D.; ALVARENGA, M. dos S. Atitudes em relação ao exercício e insatisfação com a imagem corporal de frequentadores de academia. Rev. bras. educ. fís. esporte, São Paulo , v. 29, n. 3, p. 453-464, set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 07 mai. 2021.

ISAYAMA, H. F. Atuação do Profissional de Educação Física no âmbito do Lazer: a Perspectiva da Animação Cultural, Motriz. Revista de Educação Física. UNESP- Edição V. 15, N. 2 (2009) Review articles. Disponível em: . Acesso em: 07 mai. 2021.

ISHIBASHI, E. T.; SILVA, A. D. Ginástica Caderno de Referência de Conteúdo. Batatais: Claretiano, 2013.

ROCHA, K. F. Motivos de adesão à prática de ginástica de academia. Motri., Santa Maria da Feira, v. 4, n. 3, p. 11-16, set. 2008. Disponível em: . Acesso em: 07 mai. 2021.

SILVA, D. de A. Atuação do profissional de educação física na saúde pública: oportunidades e desafios. 2017. Disponível em: . Acesso em: 07 mai. 2021.

VIEIRA, T. P.; STUCCHI, S. Relações preliminares entre a gestão esportiva e o profissional de educação fisica. Revista da Faculdade de Educação Física da Unicamp, Campinas, v. 5, n. 2, p.113-128.


Publicado por: Elionai Dias Soares

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.