Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas - Informações das modalidades, conceitos, exemplos e objetivos das atividades descritas
Análise sobre exemplos e objetivos das modalidades de ginásticas, atividades rítmicas e expressivas.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Introdução
A modalidade de ginástica é uma área na atualidade, com estudos acadêmicos crescentes e de melhor qualidade. No entanto, ainda pouco presente nos planejamentos e nas "quadras" da Educação Física escolar e, com mais presença nas academias e clubes. Assim, ao considerar o universo da Ginástica, trazemos aqui breve resumo dos conceitos e tipos de ginástica existentes, distinguindo suas características, fundamentos e objetivos, identificando seus contextos de prática.
1) Tipos de modalidades / conteúdos: Esportes e Performance
Conceito / definição
É a modalidade de ginástica que visa o alto rendimento, ao pódio e a alta performance do praticante. Reúne todas as modalidades competitivas.
Exemplo de atividade ou atuação
Artística, rítmica desportiva, acrobática, aeróbica, roda ginástica, trampolim acrobático, tumbling, mini-trampolim.
Objetivos esperados com a prática desta atividade
É organizada por uma federação e está voltada para a performance como um esporte, pautada em desempenho, resultados e pódio.
2) Tipos de modalidades / conteúdos: Ginástica de Academia
Conceito / definição
Consiste em um conjunto organizado de movimentos ginásticos, com propósito de moldar o corpo e dar aos praticantes hábitos mais saudáveis.
Exemplo de atividade ou atuação
Step, aeroboxe, body pump, musculação e circuitos funcionais.
Objetivos esperados com a prática desta atividade
Tem por objetivo atingir os resultados satisfatórios através da repetição e progressão constantes.
3) Tipos de modalidades / conteúdos: Ginástica laboral
Conceito/definição
Coletânea de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente.
Exemplo de atividade ou atuação
Além dos exercícios físicos, consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações.
Objetivos esperados com a prática desta atividade
Objetiva a promoção de saúde dos funcionários, evitando lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.
4) Tipos de modalidades / conteúdos: Ginásticas de Condicionamento Físico / Fitness
Conceito/definição
Aqui estão incluídas todas as modalidades que têm por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física do indivíduo normal e/ ou do atleta.
Exemplo de atividade ou atuação
Práticas sistematizadas de exercícios e variações de atividades de ginástica localizada, aeróbicas, musculação, step dentre outras.
Objetivos esperados com a prática desta atividade
Os exercícios priorizam séries para cada segmento muscular ou pelos segmentos articulares.
5) Tipos de modalidades / conteúdos: Lazer e Recreação
Conceito / definição
É representante desse grupo a ginástica geral, cuja principal característica é a não competitividade.
Exemplo de atividade ou atuação
Engloba qualquer modalidade gímnica com objetivo demonstrativo de lazer e recreação.
Objetivos esperados com a prática desta atividade
A função principal é a interação social entre os participantes. O objetivo prioritário não é a competição e sim a participação (a demonstração).
6) Tipos de modalidades / conteúdos: Reabilitação
Conceito/definição
Responsáveis pela utilização do exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças.
Exemplo de atividade ou atuação
Reeducação postural global; cinesioterapia; isostrechting; mobilização passiva, activa ou activa assistida; exercícios de reforço ou coordenação pós-operatório ou traumático; reeducação motora e manipulação.
Objetivos esperados com a prática desta atividade
Tem por propósito reabilitar e tratar o indivíduo afetado em suas funcionalidades. Realiza a recuperação das funções perdidas devido a um evento traumático ou uma patologia ortopédica.
Referências:
COSTA, A. C. P.; TORRE, M. C. de M. D.; ALVARENGA, M. dos S. Atitudes em relação ao exercício e insatisfação com a imagem corporal de frequentadores de academia. Rev. bras. educ. fís. esporte, São Paulo , v. 29, n. 3, p. 453-464, set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 07 mai. 2021.
ISAYAMA, H. F. Atuação do Profissional de Educação Física no âmbito do Lazer: a Perspectiva da Animação Cultural, Motriz. Revista de Educação Física. UNESP- Edição V. 15, N. 2 (2009) Review articles. Disponível em: . Acesso em: 07 mai. 2021.
ISHIBASHI, E. T.; SILVA, A. D. Ginástica Caderno de Referência de Conteúdo. Batatais: Claretiano, 2013.
ROCHA, K. F. Motivos de adesão à prática de ginástica de academia. Motri., Santa Maria da Feira, v. 4, n. 3, p. 11-16, set. 2008. Disponível em: . Acesso em: 07 mai. 2021.
SILVA, D. de A. Atuação do profissional de educação física na saúde pública: oportunidades e desafios. 2017. Disponível em: . Acesso em: 07 mai. 2021.
VIEIRA, T. P.; STUCCHI, S. Relações preliminares entre a gestão esportiva e o profissional de educação fisica. Revista da Faculdade de Educação Física da Unicamp, Campinas, v. 5, n. 2, p.113-128.
Publicado por: Elionai Dias Soares
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.