Whatsapp

Conceito em educação fisica

Educação Física

O que quer dizer educação física?

Falar em Educação Física nos faz lembrar de esportes e atividades físicas, porem todo esporte é um conjunto de atividades físicas, mas nem toda atividade física é ou faz parte de um esporte.A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida. Ela é considerada como um meio educativo privilegiado, pois abrange o ser na sua totalidade, objetivando o equilíbrio, a saúde do corpo, a aptidão física para a ação e o desenvolvimento dos valores morais. Não se pode falar de um corpo fragmentado, mas de uma totalidade capaz de conectar pensamentos e movimentos através de ligações de sensibilidade. Nesta relação corpo e emoção o que importa não é o gesto pelo gesto, mas o significado deste diante do mundo. Esta disciplina permite ao educando exercer todas as suas potencialidades, desenvolve as funções mentais, a coordenação motora, a criatividade, a livre expressão e a sociabilidade, também auxilia no desenvolvimento global do indivíduo, isto é, no aspecto cognitivo, psicomotor e afetivo.

A educação Física é uma das áreas de conhecimento ligada ao estudo das atividades físicas, visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento correto dos movimentos corporais e motores. Trabalha também no sentido terapêutico, na manutenção e reabilitação da saúde e ate mesmo para prevenir e evitar certos tipos de doenças.

Também é fundamental na formação básica do ser humano, atividade essencial para uma boa qualidade de vida.

O próprio Manifesto Mundial da Educação Física mostra os benefícios tanto sociais como educacionais que a Educação Física oferece. Mas uma duvida assombra minha mente... Já que a Educação Física é tão importante assim, porque essa ainda se encontra na UTI?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há uma certa dificuldade em explicar o que realmente é a Educação Física. Afinal, quando falamos em Educação Física pensamos logo em corpos sarados, suados e dispostos somente em malhar. É preciso acabar com esse paradigma, mas essa imagem sobre a Educação Física trazemos da própria escola, do ensino fundamental, onde a própria disciplina não se encaixa no quadro das demais, sendo aplicada em dias e horários diferentes como se não tivesse tanta importância como as outras disciplinas, parecendo ser ate mesmo opcional, sem aulas teóricas, afinal nem todo mundo gosta de jogar bola e correr em volta da quadra.

Nessa sociedade consumista em que vivemos, cuidar do corpo se tornou cultural, e para isso precisamos de profissionais realmente qualificados para desempenhar seu papel com responsabilidade, compromisso e informação para uma Educação Física de Qualidade, já que se tratando de Educação seja essa, escolar, alimentar, ambiental ou qualquer tipo de aprendizado já é cultura e cultura é o direito de todo cidadão. Segundo João Paulo S. Medina “... a educação seria um processo pelo qual os seres humanos buscam sistemática ou assistematicamente o desenvolvimento de todas as suas potencialidade, sempre no sentido de uma auto-realização, em conformidade com a própria realização da sociedade...”,já nas palavras de Saviane a própria Educação seria “...o processo de promoção do ser humano que, no caso, significa tornar o homem cada vez mais capaz de conhecer os elementos de sua situação para intervir nela, transformado-a no sentido de uma ampliação da comunicação e colaboração entre os homens...”


Publicado por: junior soarez

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.