Whatsapp

Benefícios da ginástica funcional para todos os tipos de trabalho

Educação Física

Confira os benefícios da ginástica funcional para todos os tipos de trabalho!

RESUMO

Hoje existe um crescimento, embora ainda lento, do pensamento no meio empresarial de que a melhoria da qualidade de vida dos funcionários está intimamente ligada à maior produtividade, de forma que investir no capital humano deve fazer parte de toda empresa na atualidade, pela perspectiva positiva esta é uma atualidade crescente em nossos meios profissionais.

Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de forma descritiva, com abordagem qualitativa, foram selecionados artigos e aportes científicos entre os anos de 2002 á 2008, os quais atenderam aos critérios estabelecidos pela temática, encontrados nas bases de dados da Biblioteca da Universidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Por isso o objetivo deste projeto é utilizar a ginástica laboral como ginástica funcional por ser mais dinâmico e estimulante aos funcionários das empresas em geral é proporcionar a prática da atividade física resgatando o lúdico como proposta de trabalho.

Por isso, a ginástica laboral como atividade física orientada, e praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho, tem como objetivo impar minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador, pois os impactos negativos do trabalho podem ocorrer em diversas esferas, tais como problemas físicos, psicológicos ou sociais. Mais diretamente, a prática de exercícios físicos gera benefícios físicos para o trabalhador. Os benefícios psicológicos ou sociais também são bastante citados em estudos diversos.

Porém, ainda ressalto que há ainda muitos estudos e trabalhos a serem percorridos e publicados, para que possamos cada vez mais conscientizar todos os profissionais de uma forma geral, sobre os benefícios da ginástica funcional para seus colaboradores.

INTRODUÇÃO

Investir na qualidade de vida voltada aos funcionários nas empresas se constitui hoje uma das principais ações para a prevenção de problemas oriundos do exercício laboral que, em condições inadequadas, podem ocasionar, pelo excessivo ritmo de trabalho, grandes males à saúde dos trabalhadores.

Existem bons exemplos de empresas e instituições que oferecem a seus colaboradores melhores condições para o trabalho, mas uma grande parte ainda persiste em conduzir seus planejamentos baseados no que os trabalhadores podem produzir, não investindo em melhorias para promover a qualidade de vida de seus funcionários.

 Os programas de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida, designadamente por meio da ginástica laboral nos locais de trabalho, estão se tornando indispensáveis e que devem integrar a cultura das empresas.

Existe um crescimento, embora ainda lento, do pensamento no meio empresarial de que a melhoria da qualidade de vida dos funcionários está intimamente ligada à maior produtividade, de forma que investir no capital humano deve fazer parte de toda empresa na atualidade.

A ginástica laboral proporciona benefícios tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Além de prevenir as Lesões por Esforços Repetitivos e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), ela tem apresentado resultados mais rápidos e diretos como a melhora do relacionamento interpessoal e o alívio das dores corporais.

Evidências têm demonstrado que a ginástica laboral, em média, após três meses a um ano de sua implantação em uma empresa, tem apresentado benefícios tais como: diminuição dos casos de LER/DORT, menores custos com assistência médica, alívio das dores corporais, diminuição das faltas, mudança de estilo de vida e, o que mais interessa para as empresas, o aumento da produtividade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O objetivo do nosso projeto é utilizar a ginástica laboral como ginástica funcional por ser mais dinâmico e estimulante aos funcionários da empresa.Proporcionar a prática da atividade física resgatando o lúdico como proposta de trabalho.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Proporcionar aos colaboradores um programa de exercícios orientados durante o expediente.

Transmitir conhecimento através dos exercícios físicos e sua relação com saúde.

JUSTIFICATIVA

De acordo com Barbosa (2002), os principais fatores que levam a DORT, são repetitividade, força excessiva, postura inadequada, compressão e vibração mecânica e predisposição ele cita outros fatores contributivos, que são: tensão excessiva no trabalho, frio e desprazer.

Para Carvalho (2003), a ginástica laboral é a atividade física orientada, e praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho, tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador, pois os impactos negativos do trabalho podem ocorrer em diversas esferas, tais como problemas físicos, psicológicos ou sociais. Mais diretamente, a prática de exercícios físicos gera benefícios físicos para o trabalhador. Os benefícios psicológicos ou sociais também são bastante citados em estudos diversos.

RESULTADOS ESPERADOS

Para Carvalho (2003) os benefícios dependem diretamente do tipo de trabalho realizado, pois a maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não, e se beneficiam das seguintes melhoras:

  • Aumenta a resistência dos ossos;
  • Retarda o processo de osteoporose;
  • Aumenta o tônus muscular;
  • Desenvolve a força e a resistência muscular;
  • Preserva a saúde da coluna;
  • Protege as articulações das degenerações comumente encontradas entre os sedentários;
  • Proporciona maior desempenho físico no trabalho e no lazer;
  • Proporciona maior tolerância a sobrecarga;
  • Propicia uma sensação permanente de bem-estar geral;
  • Diminui a fadiga mental;
  • Diminui o nível de ansiedade;
  • Melhor a humor;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Gera maior integração social;
  • Desperta no grupo a necessidade de aplicação de princípios como espírito de equipe, método, disciplina e respeito.

REFERENCIAS

SAMPAIO, A. A.; OLIVEIRA, J. R. G. A ginástica laboral na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida no trabalho. Marechal Cândido Rondon, v.7, n.13, p. 71-79, 2008.

POLETTO, SANDRA SALETI. A avaliação e implantação de programas de ginástica laboral, implicações metodológicas. Porto Alegre 2002, Pós Graduação, Universidade Federal do Rio grande do Sul,

Disponível na Internet via: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/2488/000370599.pdf?sequence=1

Arquivo capturado em 25 de março de 2013.

CARVALHO, S. H. F. de. Ginástica Laboral – ponto de vista. Jan. de 2003. Disponível em:

http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=815

Acesso em março, 2013.

BARBOSA, L. G. Fisioterapia Preventiva nos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.


Publicado por: André Paulo da Silva Mendes

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.