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A contribuição das atividades lúdicas por meio da educação física para o desenvolvimento motor, de crianças de 5 a 6 anos de idade e seus reflexos na fase adulta

Confira sobre a contribuição das atividades lúdicas por meio da educação física para o desenvolvimento motor de crianças.

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A análise da criança inserida na sociedade brasileira atual demonstra que, de uma perspectiva mais geral, o que se percebe é a impossibilidade da vivência do lúdico na infância. Na sociedade moderna e em particular nas grandes cidades, ainda que por razões bem diferentes, as crianças não têm tempo e espaço para a vivência da infância e isso independe de sexo, ou das classes sociais, especialistas em educação física acreditam que as crianças atuais estão desenvolvendo poucas às habilidades motoras. Para eles, a tecnologia, o aumento da violência e o pouco entendimento dos pais acerca do assunto são as principais causas. Nos adultos já e possível notar que alguns deles têm algum tipo de limitação motora em alguma atividade, ou demoram mais a se adequar as mesmas.Nesse sentido o papel da Educação Física na infância é extremamente importante no processo educacional infantil, pois favorece através das atividades lúdicas, meios para a criança explorar seu corpo, além de desenvolver uma gama de habilidades motoras que iram perdurar em toda sua vida. O presente estudo tem como objetivo verificar as contribuições das atividades lúdicas por meio da educação física para o desenvolvimento motor, de crianças de 5 a 6 anos de idade e Seus reflexos na fase adulta. Este estudo tem uma abordagem qualitativa e o método utilizado foi o observacional. Fizeram parte da pesquisa Alguns convidados adultos e pais de alguns alunos da Escola Estadual Professor Benício Leão, situada na zona sul de Manaus. Foram realizadas com as crianças 16 seções de atividades motoras com aspectos lúdicos. Essas atividades aconteceram nos finais de semana com 40 minutos de duração para que pudéssemos verificar se teriam as mesmas dificuldades de uma criança. As seções foram filmadas para posterior análise. Para análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo onde foi possível identificarmos os Aspectos motores. No aspecto motor notamos a interação de diversas funções motoras (perceptiva motora, neuromotor, psicomotora), processo adaptativo, evolutivo, recreativo que interagem com diversas funções motoras.

Palavras-chave: Brincadeira, criança, adultos, lúdico

The analysis of the child placed in the current Brazilian society demonstrates that, in a more general perspective , what we see is the impossibility of experiencing the playful childhood . In modern society, particularly in big cities , albeit for very different reasons , children do not have time and space to experience their childhood and it is independent of sex, or social class , physical education experts believe that children today are the few developing motor skills . For them, technology , increased violence and little understanding of the parents on the subject are the main causes . In adults now and can see that some of them have some kind of motor impairment in some activity , or take longer to fit the mesmas.Nesse sense the role of physical education in childhood is extremely important in the educational process for children, since it favors through the activities ludic means for a child to explore his body , and develop a range of motor skills that iRAM endure throughout his life . This study aims to determine the contributions of recreational activities through physical education for the motor development of children 5-6 years old and his reflections in adulthood . This study has a qualitative approach and the method used was observational . Some were part of the survey asked adults and parents of some students from State School Teacher Benicio Lion, situated in the south of Manaus . Were conducted with children 16 sections of motor activities with entertaining aspects . These activities took place on the weekend of 40 minutes long so we could check that would have the same difficulties as a child . The sections were videotaped for later analysis . For data analysis we used the content analysis which was possible to identify the aspects engines . In the motor aspect noted the interaction of various motor functions ( perceptual motor , neuromotor , psychomotor ) , adaptive process , evolutionary recreational interacting with various motor functions.

Keywords : Play , children , adults , playful

INTRODUÇÃO

Analisando o contexto social e educacional, percebe-se que o lúdico assumiu características próprias e o seu papel dentro das escolas, principalmente nas series iniciais, é visto como um agente de mudanças que irá proporcionar a criança outra forma de aprender, um aprender brincando (FREIRE, 1997).

Segundo Gallahu; Ozmun (2003), brincar serve como importante facilitador do crescimento cognitivo e afetivo, bem como importante meio para desenvolver tanto habilidades motoras refinadas quanto habilidades motoras rudimentares.

 “O brincar é capaz de apresentar, de maneira resumida, como ferramenta competente, vias para o desenvolvimento dos aspectos da formação do humano, como a cognição, afetividade, amadurecimento psicológico e motricidade” (CATUNDA, 2005, p.18)

Através do jogo a criança libera e canaliza suas energias, tem o poder de transformar uma realidade difícil, propicia condições de liberação da fantasia, é uma grande fonte de prazer (FERREIRA, 2004).

Especialistas em educação física acreditam que as crianças atuais estão desenvolvendo poucas às habilidades motoras. Para eles, a tecnologia, o aumento da violência e o pouco entendimento dos pais acerca do assunto são as principais causas (RIGOLIN, 2013).

De acordo com Freire (2002) o jogo faz a manutenção do que foi aprendido, considerando que seu conteúdo não é inédito; ou seja, quando alguém joga, joga com as coisas que já foram incorporadas, quer sejam habilidades motoras, quer sejam sensações ou idéias, fazendo repetir, de forma circular, as coisas já conhecidas num outro plano, mesmo que isso remeta para outros conhecimentos.  Essa repetição sistemática garante a integridade dos conhecimentos adquiridos. Caso não houvesse essarepetição, os conhecimentos poderiam deteriorar-se. Por isso que aquilo que se adquire é repetido várias vezes pela criança, pois no início da vida, cada parcela de tempo é muito significativa para a vida toda.

Nesse sentido o papel da Educação Física é extremamente importante no processo educacional infantil, pois favorece através das atividades lúdicas meios para a criança explorar seu corpo, interagir com outros corpos desenvolvendo o raciocínio lógico, cognitivo e motor, além disso, é notável que as crianças que brincam vivem de maneira mais prazerosa. Por meio da brincadeira a criança expressa, assimila e constrói sua realidade.

Para Rigolin (2013), Uma coisa que nos precisamos entender e que o desenvolvimento motor e desenvolvimento neural do SNC, são duas coisa que caminham em paralelo. Então você tem que passar pelas fases da vida recebendo os estímulos corretos, que são motor, sensorial e cognitivo.

O Sistema Nervoso Central, Este completamente maturado aos 10 anos de idade e é no momento da maturação das células nervosas que você deverá trabalhar o acervo motor na criança.

As consequências da falta desse desenvolvimento motor para a criança e posteriormente para o adulto, Se não é trabalhado, você não consegue ter mais a mesma efetividade, ainda que você pegue essa faixa etária e comece a trabalhar insistentemente. Como consequência, vamos imaginar um adulto de 20 anos que decide começar a correr, pedalar ou surfar, por exemplo.

Se ele tiver uma vivencia motora muito boa na infância ele terá muito mais facilidade para aprender esses esportes do que as crianças que não tiveram estimulam motor na época correta, por que como essa não tem coordenação motora, faltos a eles muitos motivos que deveriam ser estimulados ainda na infância, ou seja, a pessoa que não aprendeu os movimentos gerais - correr, saltar, girar e escalar – quanto era criança, na hora em que ela tem que aprender isso na idade adulta ela terá dificuldades.

Cunha (1998), por sua vez, coloca que “brincando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita e confere suas habilidades” (p. 9). Acrescenta ainda que brincar é um dom natural que contribuirá no futuro para o equilíbrio do adulto, pois o ato de brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.

Para sedentários, como consequências, podem desenvolver problemas de encurtamento muscular, de coordenação motora, pessoas que não tiveram nenhum tipo de desenvolvimento motor na infância podem ter problemas de dores na coluna, nos ombros, nos punhos e na hora em quer for fazer um movimento mais brusco ou algum tipo de movimento que ele nunca fez como ele não adquiriu coordenação suficiente, ele terá muitos problemas para conseguir os movimentos. Atrapalha a vida inteira, não importa se a pessoa vai querer optar por fazer esporte quando adulto ou se vai manter a vida dele como sedentária, nos dois casos ver desenvolver problemas, (RIGOLIN, 2013).

METODOLOGIA

Este estudo tem uma abordagem qualitativa, cujo objetivo é compreender os fenômenos sociais através de interpretações. Segundo Neves (1996, p. 2), a pesquisa qualitativa “[...] compreende um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visam a descrever e a decodificar os componentes de um sistema complexo de significados”, o pesquisador é um interpretador da realidade.

Caracteriza-se como pesquisa ação que, de acordo com Severino (2007, p. 120), “visa intervir na situação, com vistas a modificá-la. Ao mesmo tempo em que se realiza um diagnóstico e a análise de uma determinada situação, propõe ao conjunto de sujeitos envolvidos mudanças que levem a um aprimoramento das práticas analisadas”.

O método utilizado foi o observacional onde, segundo GIL (1994), é um dos mais utilizados na pesquisa social, realizando a observação sistemática que descreve como os fenômenos acontecem.

Sujeitos da pesquisa

Fizeram parte da pesquisa Alguns convidados adultos e pais de alguns alunos da Escola Estadual Professor Benício Leão, situada na zona sul de Manaus. Essa escola atende alunos do ensino fundamental (matutino e vespertino) e médio (noturno). A pesquisa foi realizada Com um total de 25 participantes.

Coleta de dados

A coleta de dados aconteceu da seguinte forma: primeiro foi marcado uma reunião na escola para explicar aos sujeitos da pesquisa os objetivos e procedimentos, e solicitar que assinem o termo de consentimento e livre esclarecimento para aqueles que participaram da mesma.

Depois foram agendados os dias de intervenção na escola junto aos demais integradores da pesquisa. Foram realizadas 16 seções de atividades motoras com aspectos lúdicos, porém primeiramente foi feito um questionário de perguntas relacionadas suas experiências anteriores com relação á algumas atividades lúdicas nainfância dos voluntários, se os mesmo tiveram aulas de Educação Física durante sua vida escolar e se eles continuam tendo algum tipo de atividade física nesta sua fase adulta. Essas perguntas são necessárias para analise dos dados coletados na pesquisa. As aplicações foram feitas nos finais de semana para melhor se encaixar nos horários com dos mesmos. As seções foram filmadas para posterior análise.

A técnica utilizada foi à observação que, segundo Marconi; Lakatos (2010, p. 173) “é uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar”.

Foram observados os níveis de aprendizado de habilidades motoras rudimentares básicas (correr, pular, rolar, engatinhar, rastejar), a aprendizagem perceptivo-motora e a aprendizagem cooperativa.

 De acordo com Gallahue; Donnelly (2008) existem três níveis de aprendizagem de habilidades motoras: o nível inicial (os movimentos do aprendiz são geralmente desordenados e desajeitados); o nível intermediário (o aprendiz compreende a habilidade no geral e é capaz de executá-la de uma maneira próxima a habilidade final); e nível avançado (o aprendiz tem uma completa compreensão da habilidade e despensa demonstração para executá-la).

A aprendizagem perceptivo-motora inclui a consciência corporal – conhecimento das partes do corpo, do que elas podem fazer, e como fazê-las se mover; estruturação espacial-localização e utilização de espaço; consciência de direção – lateralidade e direcionalidade; e orientação temporal – sincronia, ritmo e seqüência (GALLAHUE; DONNELLY, 2008).

A Para análise dos dados foi utilizado à técnica de análise de conteúdo que segundo Severino (2007, p. 121) “é uma metodologia de tratamento e análise de informações constantes de um documento, sob forma de discursos pronunciados em diferentes linguagens: escritos, orais, imagens, gestos. Trata-se de se compreender criticamente o sentido manifesto ou oculto das comunicações”.

As atividades lúdicas aplicadas foram atividades simples, mas com uma observação mais bem apurada, pôde nos dar ferramentas para uma boa analise motora, nas atividades tais como: manja pega, cola descola com algumas variações do tradicional, estafetas, com uma abordagem psicomotora.

Para posterior analise, com base nos questionamentos feitos para os adultos, foi levado em consideração dois pontos chaves, os que não fizeram atividades físicas na infância e na vida escolar e os que não fizeram atividades, esses dois pontos são os principais fatores para que se chegue aos resultados positivos em relação às contribuições das atividades lúdicas por meio da educação física para o desenvolvimento motor, de crianças de 5 a 6 anos de idade e seus reflexos na fase adulta.

RESULTADOSE DISCUÇÃO

Respostas dos questionários

Foram feitas 5 perguntas chaves para os candidatos da pesquisa:  1-Se eles tiveram Educação Física na Infância; 2- se as aulas eram de aspectos lúdicos ou se apenas jogos desportivos; 3- se era trabalhado atividades motoras nas aulas de Educação Física; 4- se o professor dava atenção devida durante as aulas; 5- se continuam praticando atividades nesta fase adulta.

15 adultos responderam que tiveram Educação Física na Infância e que suas aulas eram apenas de aspectos desportivos, 15 disseram que não havia atividades Motoras nas aulas, 15 disseram o professor não dava atenção devida, 5 apenas continuam praticando atividades físicas na fase em que se encontram (Fase Adulta), 10 responderam não em todas as questões.

O questionário nos serve como uma boa ferramenta na pesquisa, pois com ela foi possível saber quem praticou atividades físicas na escola durante a sua infância e os que não fizeram.

Análises das gravações

Analisando os dados retirados das gravações das aulas. Encontramos o aspecto que queremos abordar, o aspecto motor.

O aspecto Motor, e a interação de diversas funções motoras (perceptiva motora, neuromotor, Psicomotora e etc.), processo adaptativo, evolutivo, recreativo que interagem com diversas funções motoras.

Dentro desses indicadores abordamos algumas classificações, para especificar melhor as analises.

Aspectos motores

Dificuldade na orientação espacial:

A orientação e a estrutura do mundo exterior a partir do eu em relação com outros objetivos da pessoa em posição estatística ou em movimento, e a consciência da relação do corpo com o meio.

Na análise dos vídeos, percebemos que no decorrer das atividades em que os pesquisados precisavam correr ou deslocar-se lateralmente com mais rapidez em um espaço pré-determinado pelo professor, alguns apresentaram dificuldades de ocuparem certos espaços. Resultando em um repertório motor muito aquém do esperado, fruto de uma aparente falta de estímulo do aspecto motor.

Entre os adultos, alguns se mostraram com dificuldade em deslocar-se, pois tinham dificuldade em sua locomoção também devido a falta de estímulos motores.

Alguns que não praticavam nenhum tipo de atividade física tiveram dificuldade quanto a equilíbrio.

Quando precisavam desloca-se lateralmente e ocupar um espaço, havia certo desequilíbrio/dois adultos ao se deslocarem lateralmente tropeçaram/ 1 adulto caiu, mas sem se machucar/ outros ficaram meio desorientados sem saber onde deveriam ir ou que espaço ocupar/ os demais mesmo com dificuldades conseguiram realizar as atividades/notou-se que 2 adultos tropeçaram nas próprias pernas/outro adulto com sobrepeso ter dificuldade para se deslocar/ alguns adultos, tiveram dificuldade para correr e parar rapidamente.

Crianças na faixa etária de 05 a 06 anos podem ter dificuldades de noção de espaço temporal, pois algumas ainda estão melhorando e praticando esse tipo de habilidade.

“A criança, em sua primeira infância, é muito centrada. Constrói sua realidade trabalhosamente, adquirindo noções espaciais, temporais do próprio corpo, diferenciando-se assim, dos objetos ao seu redor” (FREIRE, 1989).

“A estruturação espaço-temporal emerge da motricidade, da relação com os objetos localizados no espaço e da posição relativa que ocupa o corpo, podendo-se distinguir a estruturação espacial e a estruturação temporal” (FONSECA, 1992).

“Uma estruturação espacial estável permite a criação de relações com o envolvimento, partindo do corpo, locomoção e percepção até chegar à representação do espaço, envolvendo as relações de cima-baixo, frente-atrás, esquerda-direita” (FONSECA, 1992).

A estruturação temporal implica simultaneidade, sequencialização e sincronização, sendo a sua unidade de extensão o ritmo. Este envolve a consciencialização da igualdade dos intervalos de tempo, bem como a recepção, memorização e reprodução motora de ritmos

Dificuldade de equilíbrio:

Situação em que Os sujeitos da pesquisanão obtiveram total domínio do corpo em relação ao meio em que esteve inserido, ou para realizar alguma atividade.

Em crianças o desempenho ainda ebaixo em atividades onde o foco é o equilíbrio tanto dinâmico quanto estatico, fruto de um despreparo sensorial, motor, cognitivo. A não aprendizagem de todas essas valências acaba se tornando empecilhos para o alcance de estágios maiores.

Os adultos não foram bem, pois sabemos que se não houver uma boa adaptação e um bom estimulo nos mesmos, ainda mais os que não tiveram uma vivenciam prática em certos movimentos ou atividades, terão dificuldades em realizar algumas tarefas.

Entre as atividades notava-se que a maioria dos adultos teve problemas durante as atividades que envolvia equilíbrio tanto dinâmico quanto estático.

Em certas atividades que envolvia percepção rápida em baixar e levantar com os comandos do professor era bem notável na hora de levantar, alguns não conseguiam levantar e caíram, outros nem baixavam com medo de cair/alguns adultos não conseguiam se abaixar por sentir dores nos joelhos ou coluna.

Segundo Mouly (1979) a aprendizagem refere-se a mudanças de comportamento resultante de experiências. Se a intenção da aprendizagem é tornar o individuo mais capaz de lhe dar com situações semelhantes em seu ambiente, e preciso proporcionar situações que o familiarize com o meio.

“As regulações posturais e de equilibração estão constantemente implicadas na

coordenação dinâmica geral” (VAYER, 1985). Em crianças nessa faixa etária de 05 a 06 anos ainda possui a habilidade motora fundamental correr no estágio de elementar a maduro, equilíbrio dinâmico elementar, todavia, apresentamnoção de espaço-temporal limitada e dificuldade em realizar mudança de direção. No decorrer da atividade elas podem ter muita disposição e atenção em vista que, algumas delas já podem ter vivenciado esse tipo de atividade, facilitando o desenvolvimento das atividades sugeridas pelo professor.

Os adultos também a presentam algumas limitação bem como as crianças dessa faixa etária, apesar de serem adultos não que dizer que alguns movimentos não estejam maduros, mas assimilaram bem as atividades.

O equilíbrio é a capacidade de não oscilar mais para um lado que para o outro e

Esse processo está ligado a fatores psicológicos, visão, sentido sinestésico e tato.

CONCLUSÃO

Por meio dos dados, podemos perceber muitos dos benefícios que as atividades lúdicas podem proporciona as crianças: Desenvolvimento motor.

Assim inferimos que a prática Lúdica pelas crianças traz consigo boas contribuições para o seu desenvolvimento, favorecendo a melhora do comportamento, além das participações nas aulas de Educação Física na vida adulta.

Vale ressaltar que a importância das atividades lúdica, está no prazer e no interesse do aluno pela Educação Física. Sendo fundamental a ação efetiva de um professor de Educação Física que atue de forma a beneficiar o rendimento e desenvolvimento dessas crianças.

Nessa perspectiva, a atividade lúdica enquanto conteúdo da educação física, precisa compreender o aluno e seu desenvolvimento de forma ampla e total, proporcionando aspectos que privilegiem a comunicação, a expressão, a sensibilidade, a criação e principalmente a ludicidade.

Os adultos desta pesquisa, muitos não tiveram estímulos motores na infância, os mesmos relatam que isso tem um fator importante nesta fase adulta, pois os mesmo têm muitas limitações com atividades simples do seu cotidiano, bem como atividades funcionais, os adultos tiveram um desempenho muito baixo nas atividades devido a esta falta de estímulos motor, em brincadeiras tradicionais eles tiveram grandes dificuldades, pois alguns nunca haviam praticado tais atividades.

A estratégia que mais da certo são os jogos cooperativos. é importante frisar que a atividade lúdica despertam um prazer nos alunos, motivando-os a permanecer na atividade, por mais que alguns desistam das atividades, sempre ha outros alunos que os influenciavam a voltar a participar e ir ate o final da mesma, com os adultos, podemos notar o mesmo, pois com os dias de hoje sempre na correria e muito trabalho acabam sem eliminar o estresse do dia a dia, e durante as atividades extravasaram bem e fizeram bom as atividades, dentro de suas capacidades e limitações.

 Nesse sentido sugerimos uma nova pesquisa a respeito da contribuição das atividades lúdicas, utilizando brincadeiras das quais não se tem regras rígidas, bem como uma pesquisa mais aprofundada com adultos, pois sabemos que sem essa gama de habilidades motoras se torna prejudicial e pode perdurar por toda sua veda e que pode ser irreversíveis.

Podemos dizer que o lúdico e um grande laboratório que merece a atenção dos educadores, pois, e através dele que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas, praticadas com emoção, e sinceridade. Através das atividades e que ocorre a descoberta de si mesmo e do outro.

As consequências da falta desse desenvolvimento motor para a criança podem influenciar posteriormente na fase adulta. Pode desenvolver problema de encurtamento muscular, de coordenação motora, que inclusive, podem afetar as atividades do dia a dia.

Alguém que não teve nenhum tipo de desenvolvimento motor na infância pode ter problema de dores na coluna, no ombro, no joelho e na hora que for fazer um movimento mias brusco ou algum tipo de movimento que ele nunca fez. Tal fato pode ser notado pelos adultos da pesquisa onde muitos não conseguiram executar algumas atividades, por não ter tido esses estímulos na infância ou por algum outro motivo tiveram estes estímulos, mas não o executavam bem devido algum bloqueio, tais como medo de se ferir por alguma situação vivida, porém todos participaram muito bem das atividades.

REFERÊNCIAS

CATUNDA, Ricardo. Brincar, Criar e Vivenciar na escola. Rio de Janeiro: Sprint,2005, p. 30

FERREIRA, A. B. Novo dicionário da língua portuguesa. 3 ed. São Paulo: Positivo, 2004. Edição eletrônica autorizada à POSITIVO INFORMÁTICA LTDA.

FREIRE, J. B. O Jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados. 2002

FREIRE, J. B. Educação do corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione,1997.

GALLAHUE, D. DONNELLY, C. Educação Física desenvolvimentista para todas as crianças. 4ed. São Paulo: Phorte, 2008.

GALAHUE, D.L.; OZMUN, D. J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, criancas, adolescentes e adultos. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2005.

GALAHUE, D.L.; OZMUN, D. J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2003.

GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 4 ed. Atlas:São Paulo, 1994.

MARCELLINO, N.C. Pedagogia da Animação,2 ed. Campinas: Papirus, 1997

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NEVES, L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração. São Paulo. v 1. n 3, p. 1- 5, 1996.

FONSECA, V. S. da. Estrutura de decisão: um estudo de caso em uma organização catarinense. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Canela, RS, Brasil, 16, (1992, setembro).

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

FANTE,C. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para paz. Campinas: Vênus, 2005

RIGOLIN, R. Luiz. Desempenho esportivo: Treinamento com crianças e adolescentes. Aceso em: 05/04/2013.

VAYER, Pierre. O diálogo corporal: a ação educativa para crianças de dois a cinco anos.São Paulo: Mande, 1991.


Publicado por: Thiago Rafael Barros

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.