Whatsapp

AS ESCOLAS DO PENSAMENTO ECONÔMICO

Breve análise sobre as escolas do pensamento econômico.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Como se Caracterizou o Mercantilismo? O Que Tratava a Teoria da Fisiocracia? Quem Foram os Principais Defensores do Liberalismo? Qual a Importância de John M. Keynes Para a Macroeconomia? Qual o Foco da Análise de David Ricardo?

Sabe-se que algumas das principais funções da Economia é descrever, analisar, explicar e correlacionar o comportamento da produção, do desemprego, dos preços e outros fenômenos semelhantes. E, para que tudo isso tenha significado, é necessário que essas descrições sejam mais do que narrativas separadas, devendo estabelecer um padrão sistemático a fim de constituir a verdadeira análise. Para isso, é preciso recorrer a alguns episódios que ocorreram no passado que servem de parâmetros explicativos para as ocorrências dos dias atuais e, diante disso, é importante conhecermos a origem do pensamento econômico.

O Mercantilismo

Conforme Rossetti (2000), em períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética e dos costumes individuais. A atividade econômica orientava-se de acordo com alguns princípios gerais de ética, justiça e igualdade. Os conceitos de troca, em Aristóteles, e preços justos, em São Tomás de Aquino, a condenação dos juros ou da usura, encontravam sua justificativa em termos morais, não existindo um estudo sistemático das relações econômicas. A partir do século XVI, assistimos o surgimento da primeira escola econômica – o Mercantilismo – o qual se constituiu um momento de forte evidência da intervenção do Estado na Economia. As premissas básicas dessa escola do pensamento econômico são:

  • O governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos.
  • Os estímulos das guerras justificavam a forte e constante presença do Estado em assuntos econômicos.

Naquela época, havia a crença de que a riqueza das nações estava na quantidade de ouro e prata que possuíam e que poderiam acumular. Por essa razão, o principal objetivo dos portugueses e dos espanhóis no continente americano era o de descobrir fontes de ouro e prata. Mas, como aconteceu na América, nem sempre era possível achar o metal precioso para abastecimento dos cofres dos Estados europeus. E a saída era acumular ouro e prata através do comércio, que recebeu uma série de características para atender essa necessidade. Essa era uma outra alternativa viável na época.

  • A Fisiocracia (do grego "Governo da Natureza”): Trata-se de uma teoria econômica desenvolvida por um grupo de economistas franceses do século XVIII que acreditavam que a riqueza das nações era derivada unicamente do valor de "terras agrícolas" ou do "desenvolvimento da terra", e que produtos agrícolas deveriam ter preços elevados.
  • Teoria Agrícola do Excedente: Os fisiocratas formularam seus estudos no momento em que a economia era quase que essencialmente agrária. Pode ter sido esse o fator motivador que considerava apenas o trabalho agrícola como sendo valioso e produtivo. O excesso de produção permitiria o desenvolvimento do comércio, a existência de artesãos e a organização governamental.
  • Lucro: O lucro advindo da indústria e do comércio não poderiam ser geradores de riquezas. As mercadorias e outros bens que circulavam nesses dois setores representavam uma transformação daquilo que era gerado pelo uso da terra, fonte de toda e qualquer riqueza. Segundo a Fisiocracia, os proprietários da terra deveriam ser considerados os verdadeiros geradores de toda a riqueza nacional.

O Liberalismo

Trata-se da teoria de maior destaque entre as que tentaram justificar a organização da sociedade industrial capitalista e, seus principais pensadores foram Adam Smith e David Ricardo. Sua principal ideia era a liberdade desassociada completamente do controle e a regulação em excesso advinda do governo na Economia a fim de assegurar as condições da produção de mercadorias. A questão é: até que ponto a não participação do Estado permite uma condição de sustentabilidade econômica? Os próprios pensadores do liberalismo divergiam entre si e acredita-se haver muito mais questões envolvidas do que simplesmente o equilíbrio econômico. As principais ideias de Adam Smith eram a teoria do “deixai fluir livremente” (laissez-faire), uma política econômica liberal que estimulava a competição e condenava o controle e a regulação excessiva do governo na economia. Segundo Fontes (2010), uma de suas ideias liberais mais divulgadas refere-se à mão invisível, metáfora criada por ele. O sistema de mercado age como uma mão invisível, pois nele as ações individuais e egoístas dos agentes econômicos resultam nos melhores resultados do ponto de vista da sociedade como um todo. Significa que, mesmo quando o indivíduo busca apenas o seu próprio interesse, os resultados acabam gerando benefícios para a coletividade.

Ainda de acordo com Fontes (2010), a competição é o principal mecanismo do sistema de mercado, impondo naturalmente certa disciplina aos diversos agentes econômicos. Por exemplo, se um vendedor quiser comercializar um produto por um preço acima do que o mercado deseja comprar, ele não encontrará comprador. Ou, se um trabalhador exigir um salário acima do praticado pelo mercado, ele continuará desempregado. Smith (economista e filósofo escocês) foi o que mais contribuiu para a moderna percepção da economia de livre mercado. Segundo seu livro mais importante, uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações, publicado em 1776, a riqueza das nações e dos indivíduos em geral era fruto de interesses próprios (self-interest), sendo que o bem que todos os indivíduos proporcionam não são auto percebidos.

  • Karl Marx: Segundo Fontes (2010), Marx é considerado o pai do comunismo, uma doutrina que propõe o fim das classes sociais e do Estado, com a abolição total da propriedade privada e igual distribuição dos bens produzidos pela sociedade. Fez-se importante naquele momento a expressão “mais-valia”, um dos pilares do Marxismo referente à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o valor pago ao trabalhador, sendo considerada a base da exploração do sistema capitalista. O que distingue Smith de Marx é principalmente o fato de o primeiro ter visualizado a acumulação e o crescimento econômico como aspectos inerentes e positivos do capitalismo, enquanto o segundo via a acumulação e o crescimento como processos que ocorreriam à custa da marginalização das pequenas firmas e dos trabalhadores, reduzindo eventualmente a estrutura social a uma grande massa de proletariados e a um pequeno número de poderosos capitalistas.
  • John M. Keynes: Keynes foi um economista britânico cujos ideais serviram de influência para a macroeconomia moderna, tanto na teoria quanto na prática. Na década de 1930, Keynes iniciou uma revolução no pensamento econômico; ele era contrário às ideias da economia neoclássica, as quais defendiam que os mercados livres ofereceriam automaticamente empregos aos trabalhadores desde que eles fossem flexíveis na sua procura salarial. Após o término da 2ª Guerra Mundial, suas ideias econômicas foram adotadas pelas principais potências econômicas do Ocidente e, durante os anos de 1950 e 1960, o sucesso dos princípios de Keynes foi tão evidente que a maioria dos governos capitalistas adotou suas recomendações. Conforme citado por Antônio Delfim Netto, "É incrível o que Keynes pensou. Ele foi muito mais do que um economista. O que ele escreveu é muito mais relevante para a economia do que tudo que fizeram depois”.
  • Jean B. Say: O economista francês Jean Baptiste Say (1768-1834) continuou os estudos de Adam Smith e foi o formulador da chamada Lei de Say, a qual pode ser assim resumida: (a) A oferta de um produto sempre gera demanda por outros produtos; (b) A oferta cria sua própria demanda. Como curiosidade histórica, o que acontece com a Lei de Say é que ele jamais escreveu que "a oferta cria a sua própria procura", mas ficou conhecido por isso. Em outras palavras, ele ficou famoso pelo que não fez. É um grave erro de interpretação do que ele escreveu.
  • David Ricardo: Ricardo (1772-1823) pode ser considerado como outro expoente do período clássico, desenvolveu alguns modelos econômicos com grande potencial analítico. Ele analisou o comércio entre as nações e tais estudos constituíram um importante item da teoria do comércio internacional, chamada de Teoria das Vantagens Comparativas.
  • Thomas Malthus: Esse economista inglês (1766-1834) elaborou uma teoria afirmando que a população iria crescer tanto que seria impossível produzir alimentos suficientes para alimentar o grande número de pessoas no planeta. Para ele, o mundo deveria sim ter doenças, guerras, epidemias, ele também propôs uma política de controle de natalidade para que houvesse um equilíbrio entre produção de alimentos e população. Entre suas obras, a principal foi “Ensaio Sobre o Princípio da População”. Para Malthus, a produção de alimentos crescia de forma aritmética enquanto o crescimento populacional crescia de forma alarmante.

REFERÊNCIAS

FONTES, R. Economia: um enfoque básico e simplificado. São Paulo: Atlas, 2010.

FARINA, E. M. ; AZEVEDO, P. F. ; SAES, M. S. Competitividade: Mercado, Estado e Organizações. São Paulo: Editora Singular, 2000.     

MENDES, J. T. G. Economia: fundamentos e aplicações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

MOCHÓN, F. Princípios de economia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

ROSSETTI, J. P. Introdução à Economia. 20. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

JULIO CESAR S. SANTOS

Professor, Jornalista e Escritor. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing Estratégico


Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.