Educação Brasileira
Situação da educação no Brasil.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Pensemos um pouco sobre a escola como conhecemos desde crianças e que já existe há séculos no Brasil. Como ela se configura? As crianças são separadas em grupos, geralmente da mesma idade, chamados de "turmas". Os mestres ensinam a essas turmas conteúdos que seguem um "programa" pré-definido para cada nível de turma, de acordo com o que é esperado que aqueles sujeitos em formação possam aprender. Para pais e filhos, tal configuração é "natural", simplesmente porque "sempre foi assim". Mas será que por ser dessa forma há tanto tempo necessariamente é um modelo eficiente para a educação no Brasil?
Um conhecedor de alternativas como a Escola da Ponte, em Portugal, Rubem Alves diz que "os saberes dos cardápio 'programa' não são respostas às perguntas que as crianças fazem". As crianças querem e precisam descobrir as ações básicas da vida, cada uma ao ritmo de sua observação, de acordo com o seu temperamento, seu próprio método. Elas procuram, pesquisam e questionam as gerações mais experientes sobre suas receitas.
É nesse sentido que a Escola da Ponte busca trabalhar com seus alunos. A escola não possui turmas fixas, formam-se pequenos grupos com um interesse comum e sob a orientação de uma professora, estabelecem um plano de trabalho por cerca de 15 dias. Utilizam muito a internet e centros de informação e documentação. No final dos 15 dias, o grupo se une para avaliar o que foi aprendido e se for satisfatório, dissolve-se este e formam-se outros grupos para pesquisar outros assuntos. Nesses grupos, há crianças de diversas idades, nos quais as mais experientes ensinam o que sabem às mais novas.
A escola possui muitas particularidades, além do método de trabalho em pesquisa. No entanto, em um primeiro momento, cabe refletir sobre a perplexidade que nos causa uma instituição de ensino que não ministra cursos regulares, como estamos acostumados. Como, de fato, aprendemos? O aprendizado acontece diante de um desejo de conhecimento, o que às vezes chamamos de curiosidade. Como nas palavras de Rubem Alves "Quanto à ciência que se aprende a partir da vida, ela não é esquecida nunca. A vida é o único programa que merece ser seguido."
Publicado por: Cíntia Albuquerque Bittencourt
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.