O Ciclo de Planejamento de Um Processo Estratégico
Breve resumo sobre o ciclo de planejamento de um processo estratégico.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Quais São as Formas de Tornar Mais Eficaz o Processo de Desenvolvimento de Uma Estratégia? O Que é Um Estratégia de Marketing? Qual é o Papel do Marketing na Estratégia?
Frequentemente, um exercício de planejamento anual nas empresas pode ser compreendido como um “desenvolvimento estratégico” quando o resultado não é uma estratégia, mas sim um “orçamento operacional” e de recursos, o qual especifique objetivos financeiros, planos de contratação e autorizações de investimento. Uma pesquisa da consultoria McKinsey ([1]) sugere algumas formas de tornar o processo de desenvolvimento da estratégia mais eficaz e, especialmente, um processo estratégico deve:
- Começar pelas questões. CEO’s dizem que o planejamento deve antecipar grandes desafios e apontar ou detectar tendências importantes. A escolha estratégica será bem servida se identificar questões estratégicas fundamentais associadas. Um CEO indaga líderes de negócios na sua empresa a imaginarem como colocar um conjunto específico de tendências afetaria seus negócios. Outro cria uma lista de três a seis prioridades para cada negócio para formar uma base para discussão.
- Reunir as pessoas certas. Não basta ter uma equipe de pessoas envolvidas, mas também pessoas que irão implementar a estratégia, os tomadores de decisão. Além disso, de forma a promover sinergias e estratégias que abranjam produtos ou estruturas organizacionais no país, é importante ter relevantes equipes de negócios representadas.
- Adaptar os ciclos de planejamento aos negócios. Não é realista dizer que todos os negócios precisam ter um exercício de planejamento a cada ano. Alguns podem precisar disso a cada dois ou três anos. Além disso, tendências, eventos ou questões devem engatilhar uma revisão estratégica mesmo que isso não esteja no ciclo anual.
- Implementar um sistema de desempenho estratégico. Muitos negócios falham ao acompanhar o desenvolvimento da estratégia. Como resultado, isso torna-se um exercício bastante vazio. As principais iniciativas estratégicas devem ter metas de progresso mensuráveis assim como os objetivos finais esperados. O que será uma barreira ao sucesso? O que precisa acontecer para a estratégia se manter no caminho?
O Papel do Marketing na Estratégia
O marketing tem visto seu papel estratégico crescer ao longo dos anos. A questão para cada organização é se o CMO (chief marketing officer) e sua equipe tem assento na mesa da estratégia ou são relegados a ser implementadores táticos de tarefas como administrar o programa de propaganda. A visão de que o marketing é tático está mudando; agora é mais e mais frequentemente aceito como parte da administração estratégica da organização. Dada a definição de uma estratégia de negócio e a estrutura da administração estratégica de mercado, os papéis que o marketing pode e deve desempenhar tornam-se ainda mais claros.
Um papel do marketing é ser o orientador primário da análise estratégica. O grupo de marketing está na melhor posição para compreender os clientes, concorrentes, o mercado e os sub-mercados e as forças ambientais e tendências. Por meio da gestão de pesquisas de marketing e de dados do mercado, ele controla grande parte da informação necessária na análise externa. O marketing deveria também assumir a frente na análise interna, no que diz respeito a ativos selecionados (tais como o portfólio de marcas e o canal de distribuição) e as competências (tais como a introdução de um novo produto e a administração de patrocínios).
Um segundo papel do marketing é direcionar a estratégia de crescimento da empresa. As opções de crescimento estão baseadas ou são dependentes dos insights de clientes ou do mercado, e o marketing, portanto, deveria ser um elemento-chave. Na verdade, um estudo conduzido por Booz Allen e Hamilton identificou que um pequeno, mas crescente número de empresas (9%) descreve o CMO como um campeão do crescimento envolvido com todos os alavancadores estratégicos relacionados ao crescimento ([2]).
Um terceiro papel é o de lidar com as disfunções do produto e de mercados geográficos. Embora todos os grupos funcionais precisem lidar com esse problema, o marketing frequentemente está na linha de frente. A marca corporativa e as marcas principais normalmente abrangem mercados, e um fracasso ao exercer um controle central resultará em ineficiências e inconsistências que podem ser prejudiciais a uma ou mais estratégias de negócios. Programas de marketing para expansão dos negócios tais como patrocínios ou canais de distribuição precisam ser ativamente gerenciados para aproveitar oportunidades e evitar desperdício e ineficiência.
Um quarto papel do marketing é participar do desenvolvimento de estratégias de negócios. Esse papel é melhor compreendido por meio do detalhamento da relação entre marketing e estratégias de negócios.
Marketing Versus Estratégias de Negócios
Uma estratégia de marketing é um subconjunto de estratégias de negócios e envolve os mesmos quatro componentes, embora o escopo seja restrito ao marketing. Isso inclui a alocação do orçamento de marketing em produtos e mercados, a proposição de valor ao cliente por segmento, ativos e competências de marketing e estratégias de áreas funcionais do marketing. A decisão de alocação do orçamento de marketing deve seguir o exemplo das prioridades estratégicas, mas também deve considerar a efetividade dos programas de marketing.
Se existem duas unidades de negócio com importância estratégica equivalente e uma tem programas de marketing muito mais eficientes do que a outra, a alocação do orçamento de marketing deve ser afetada. Isso implica que há um processo para projetar a efetividade de programas de marketing que é comum entre os departamentos, um desafio para a maioria das empresas.
Existem contextos em que a estratégia de marketing se adapta à estratégia de negócio e outros contextos em que influencia ou até mesmo direciona a estratégia de negócio. A decisão de investimento em produto-mercado pode ser influenciada por julgamentos que o marketing pode oferecer sobre a saúde e a vitalidade de um competidor de produtos e mercados. Além disso, a pesquisa com clientes baseada em estratégias de segmentação que tanto identificam quanto priorizam os segmentos de clientes será relevante à decisão de investimento do negócio.
A proposição de valor, na maioria dos casos, será direcionada por uma estratégia de marketing porque será informada pelos insights dos clientes e da equipe de marketing e seus parceiros que estão próximos dos clientes. A equipe de marketing deve se encarregar de desenvolver a proposição de valor e adaptá-la às várias combinações de produtos e mercado, assim como os contextos de mercado em mutação, ao contrário de ser uma unidade organizacional que simplesmente implementa a proposição de valor ditada pela estratégia de negócios.
O marketing deve ser a voz do cliente na discussão da estratégia, certificando-se que a proposição de valor é baseada em substância e que é significativa para o cliente. Uma vez que os ativos e competências do marketing são sempre importantes subconjuntos que fundamentam uma estratégia de negócios, o marketing terá um papel em sua identificação, criação e priorização. A estratégia de marketing envolverá ativos de marketing como a marca ou a distribuição, e competências como a expertise em patrocínios ou a capacidade de introdução de novos produtos.
Em contraste, uma estratégia de negócios irá incluir ativos como plantas, tecnologia e parceiros de terceirização e competências como a capacidade da P&D, expertise em fabricação e logística. Por fim, a habilidade da equipe de marketing para desenvolver e implementar estratégias funcionais eficazes serão cruciais para o sucesso de uma estratégia de negócios. Estratégias de marketing empregarão estratégias funcionais de marketing como publicidade da marca, propaganda, tecnologias sociais, mídia, cal centers, treinamento de pessoal de contato com o cliente, etc. Uma estratégia de negócios, é claro, envolverá uma ampla gama de estratégias funcionais referentes à fabricação, locais das fábricas, contratação de executivos fora do marketing, planos de compensação amplos da empresa, etc.
Dessa forma, o marketing é um parceiro – normalmente um parceiro chave – no desenvolvimento e implementação de uma estratégia de negócios. A concepção de um negócio e de uma estratégia de marketing como tendo quatro dimensões ajuda a esclarecer a natureza dessa relação. As empresas que são capazes de atingir o sucesso ao longo do tempo são aquelas que entendem que o marketing deve ser uma voz forte na estratégia de negócios.
Referências
([1]) Renee Dye and Olivier Sibony, “How to Improve Strategic Planning”, McKinsey Quarterly, Number 3, 2007, pp. 41–49.
([2]) Constantine von Hoffman, “Armed with Intelligence”, BrandWeek, May 29, 2006, pp. 17–20.
JULIO CESAR S. SANTOS
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing Estratégico
Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS
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