Três recursos digitais que podem ajudar nas orientações acadêmicas
Breve resumo sobre recursos digitais que ajudam nas orientações acadêmicas.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Se você é professor do ensino técnico ou superior, provavelmente, já desejou que seu dia tivesse mais horas por não conseguir realizar todas as suas tarefas diárias.
O portfólio de atividades docente é extenso, sendo a orientação de trabalhos acadêmicos uma delas.
Nessa linha, arrisco-me a dizer que você, professor e orientador, sente ou sentiu necessidade de usar o tempo investido nas suas orientações de forma mais eficiente.
Mas o que é eficiência? Segundo o autor Maximiano, a eficiência pode ser compreendida como a utilização do mínimo de recursos possível para o alcance dos objetivos pretendidos. Por exemplo, a orientação de um trabalho acadêmico será mais eficiente quando o professor não desperdiça tempo tentando encontrar as informações da última reunião com os orientandos ou, ainda, quando substitui uma reunião presencial por uma comunicação virtual, nos casos em que aquela não é imprescindível.
Certa vez, quando trabalhava numa instituição de ensino superior, cujo chefe era professor e orientador, vi, por diversas vezes, alunos esperando, por horas, para falar com ele. Essa situação devia ser penosa para o professor e para alunos.
Surge, então, a indagação: Seria possível reduzir eventos como esses?
A gestão do tempo tem sido um assunto bastante debatido por empresas, governos e até mesmo por escolas, especialmente após a pandemia da Covid-19.
Por falar em pandemia, é sabido por todos que os professores foram obrigados a usar ferramentas tecnológicas, a fim de darem conta das aulas remotas.
O que você pensa sobre aproveitar esse aprendizado para melhorar a eficiência do tempo despendido nas suas orientações acadêmicas?
Três recursos tecnológicos podem ser usados com esse fim: reuniões virtuais, compartilhamento de arquivos e plataformas de ensino.
1. Reuniões virtuais
Não é porque o ensino voltou a ser presencial que você precisa deixar de realizar reuniões virtuais, não é mesmo? O que acha de agendar encontros presenciais somente quando necessários? Assim, ganhará um tempo considerável evitando deslocamentos e ainda contribuirá com o meio ambiente.
2. Compartilhamento de arquivos
Por meio do serviço de compartilhamento de arquivos em nuvem, você e seus orientandos poderão alterar o mesmo arquivo em tempo real. Isso fará com que tenha acesso ao andamento dos trabalhos e ao histórico de revisões, além de poderem trocar comentários em qualquer lugar que disponha do serviço de internet, desde que possua um dispositivo conectado a ela, como um smartphone.
O uso desse recurso pode, além disso, estimular o aluno a cumprir as tarefas demandadas em reunião, vez que você terá a possibilidade de acompanhar diariamente a escrita do texto dele.
3. Plataformas de ensino
As plataformas de ensino podem ser muito agregadoras no controle das orientações acadêmicas, pois funcionam como uma sala de aula virtual para orientação, reunindo em um único espaço todas as informações e materiais necessários.
Geralmente, possibilitam o acesso fácil a materiais de formatos diversos, como links, arquivos de texto, vídeos, imagens etc.
Nessas plataformas, o aluno poderá acessar orientações metodológicas, artigos importantes, atividades abertas para envio de versões do trabalho acadêmico, publicação de avisos do professor, agenda de reuniões, orientações gerais sobre a orientação, dentre outros.
Considerações finais
Vale ressaltar que há versões gratuitas para todos os recursos mencionados neste artigo - Google Meet, Zoom, Google Sala de Aula, Edmodo, GoogleDrive - e que, como esperado, funcionam por meio de navegadores ou aplicativos que poderão ser instalados no seu smartphone ou tablet.
Apesar dos desafios diários enfrentados pelos professores orientadores, é possível usar o tempo de forma mais conveniente.
As reuniões virtuais, o compartilhamento de arquivos e as plataformas de ensino são alguns dos recursos tecnológicos que poderão auxiliar na rotina de orientação acadêmica.
Por último, é importante lembrar que usar recursos tecnológicos não garante a eficiência no uso do tempo de orientação, sendo recomendável planejar adequadamente as atividades, assim como ocorre em qualquer atividade de ensino.
Referências
MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos de Administração. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
Publicado por: Idelmárcia Dantas de Oliveira
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.