Topo
pesquisar

O sucesso da vida com inteligência emocional

Atualidades

O entendimento da importância da prática constante do equilíbrio das emoções é trabalhoso e desafiador . No entanto, o resultado da prática, é ter uma vida mais feliz, saudável, emocionalmente mais calma e conseqüentemente de boas conquistas.

Quando falo de inteligência emocional o ponto de atenção é que para aprender a manter o equilíbrio razão x emoção precisa praticar constantemente, ou seja, uma prática eterna.  Saber identificar a emoção que faz com que você perca o controle é o início para começar a praticar a inteligência emocional.  Ao tomarmos consciência de que somos movidos por emoções e que essas são responsáveis pelas nossas atitudes e pensamentos, fica mais fácil querer buscar o equilíbrio.

Pense que você teve um dia exaustivo, que seu limite de paciência chegou ao topo, sua irritação é bem alta e a vontade de mandar todos para o espaço é bem atrativa. Muitas pessoas perdem a noção de sua própria irritabilidade, das atitudes negativas e muitas vezes grosseira que está tendo com as pessoas.  Esse tipo de comportamento é bem comum na grande maioria das pessoas ao redor do mundo e isso faz com que muitos fracassos aconteçam na vida pessoal e profissional.  Uma pessoa que se comporta de maneira negativa diante de qualquer situação que a desagrade é campeã em despertar a antipatia entre as pessoas. 

Conheço algumas pessoas assim, são excelentes profissionais e também como pessoas, no entanto, são impacientes, se irritam facilmente e perdem o bom senso quando se estressam. Acabam por passar uma imagem nem um pouco positiva e as pessoas tem a tendência a se afastar. Em contraponto existem as pessoas inseguras, extremamente ansiosas e aquelas que guardam seus sentimentos e se sufocam com eles.

Essas pessoas também são muito comuns e sofrem bastante internamente. Passam uma imagem de fraqueza e às vezes podem ser deixadas de lado. Afinal dificilmente alguém gosta de ficar perto de pessoas inseguras. Esses são alguns exemplos de falta de inteligência emocional, que podem ser aprendidas e mudarem positivamente o comportamento de quem estiver aberto a mudanças de padrão de mental.

O entendimento da importância da prática constante do equilíbrio das emoções é trabalhoso e desafiador. No entanto, o resultado da prática, é ter uma vida mais feliz, saudável, emocionalmente mais calma e conseqüentemente de boas conquistas.

Muitos profissionais perdem oportunidades de ascensão na carreira ou até mesmo muitos perdem seus empregos por terem alguns desses tipos de comportamento.

No trabalho que desenvolvo, uso como base o aprendizado da inteligência emocional. Muitos de meus clientes após entender, perceber, aprender e praticar o controle de suas emoções tiveram resultados em sua vida pessoal e profissional que mudaram de maneira significativa suas relações com as pessoas, com a vida e nas tomadas de decisões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um bom exercício para praticar a inteligência emocional é identificar seus sentimentos, entender qual deles desperta em você o impulso de agir sem pensar nas conseqüências que pode provocar. Vamos lá, se você quer começar a praticar , vou ensinar um exercício que se praticado constantemente você irá colher ótimos resultados.

Aprendi esse exercício em um curso que fiz com Timothy Gallwey, considerado o pai do coaching, ele ensina como podemos jogar nosso próprio jogo interno conhecendo nossas emoções, sentimentos e medos, desta maneira conseguimos dominá-los. Eu fiz algumas adaptações no exercício que deram muito certo.

O primeiro passo é você pensar rapidamente em uma situação que te leve ao  estresse, algo que te desagrade muito. No segundo passo, você pensa em como quer agir quando essa situação surgir, neste passo, eleve seu pensamento com emoções positivas onde suas atitudes  sejam construtivas. Fique neste pensamento por um tempinho, sinta as emoções. No início, seus sentimentos sempre voltam para o negativo em como você agiu anteriormente, o exercício é pensar em atitude construtiva e positiva,  onde esteja se sentindo bem com a sua nova atitude. No terceiro passo, estabeleça uma aliança com seu novo estado de sentimentos, pense nos resultados que teve em agir de maneira equilibrada onde sua nova atitude impactou de maneira positiva.

Esse exercício tem duração máxima de 2 minutos, faça em um lugar onde possa se concentrar sem interferências externas. Quando der os 2 minutos, finalize o exercício, essa parte é  extremamente importante. Faça 3 vezes ao dia em horários alternados,manhã , tarde e noite, todos os dias da semana. Você estará ensinado o seu cérebro um novo padrão mental, onde você começa a  ter mais controle se suas emoções, ou seja, ter inteligência emocional.

O segredo é a prática, quanto mais você fizer mais resultados terá. No início é bem desafiador, insista que você irá conseguir e ficará bem feliz com os resultados, tanto na vida pessoal quanto profissional.  Você alcançará uma vida mais saudável, com maior qualidade de vida!

Pessoas com alto QI garantem bons empregos, pessoas com inteligência emocional garantem sucesso.

Depende somente de uma pessoa escolher o que deseja da vida! Você!

Sonhe, Pense e Realize!
Sucesso...

 

Daniela Mello Ferreira


Publicado por: Daniela Mello Ferreira

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola