O Desafio do século Para a Escola Pública
Clique e saiba qual é o Desafio do século para a escola pública!O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Para as pessoas que vivenciaram a educação Brasileira até meados da década de 80, e acompanham as práticas educacionais nos dias atuais, nota uma mudança catastrófica principalmente quando nos referimos ao comportamento dentro das salas de aula. Se nos reportarmos aos anos 70 ou até mesmo 80, podemos identificar praticas em sala de aula que revelavam uma educação promissora; formando e lapidando verdadeiros cidadãos e excelentes profissionais sejam em qualquer que fosse a profissão escolhida. O respeito para com os próprios colegas e principalmente com os professores eram procedimentos considerados essenciais dentro da escola pública. Não existiam os aparatos nem as facilidades tecnológicas de hoje, mas o aprendizado e a capacidade de assimilação, dos conteúdos trabalhados em sala de aula era algo formidável.
O poder de concentração e principalmente a importância que se dava aos conteúdos expostos pelos professores, era algo tido como necessário para o seu futuro dentro da sociedade. Os Pais, mesmo os de pouco conhecimento ou de nível cultural mais baixo, incentivavam os seus filhos para que aproveitassem essa oportunidade; acumulando conhecimentos e aproveitando as oportunidades profissionais que melhor remuneravam na época. Esse conjunto de comportamentos e participação familiar perante a escola pública; na época tornava o trabalho dos docentes mais fácil e principalmente mais produtivo; com grandes resultados no produto final que era a formação do cidadão e de grandes profissionais.
Hoje infelizmente estamos nos deparando com uma verdadeira inversão de valores, onde o respeito o interesse e o apoio familiar em sua grande maioria; dentro da escola pública praticamente não tem valor algum. A falta de interesse dos alunos pelos conteúdos na escola pública é cada vez mais crescente, principalmente nas escolas situadas nas periferias das grandes cidades. Alunos desrespeitam professores, praticam constantemente o Bullying contra seus colegas, utilizam de forma desrespeitosa aparelho celular, além de fazerem apologia e utilizar drogas dentro da escola.
Apesar de todos esses problemas que atacam e denigrem a escola pública nos dias de hoje; em minha humilde opinião de educador em atividade, o maior desafio é ensinar algo aqueles que não dão a menor importância aos conteúdos trabalhados ou expostos pelo professor. O sistema educacional claro também tem sua culpa, ditando regras que beneficiam alunos que não cumprem com seus deveres como alunos, e pressionando os professores de forma arbitrária a aprovar alunos irresponsáveis, resultantes dessa gama de situações e falta de interesse dos órgãos públicos.
É preciso que atitudes sejam tomadas principalmente por parte das famílias, voltando a incentivar seus filhos com relação à importância da escola, e que hábitos que prejudicam a concentração e o interesse dos alunos; sejam excluídos mudando de forma racional os seus comportamentos dentro de nossa sociedade.
Publicado por: JORGE LUCENA
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.